CARTA DE MARCO,
INVESTIGADOR DA ANIMAL EQUALITY

Estou habituado ao risco e ao desconhecido e à mudança repentina de planos, que colocam em perigo minha saúde e segurança: esta é a natureza do meu trabalho.

Como você pode imaginar, tudo que faço em situações “normais” não é exatamente um passeio no parque. Mas, nos últimos meses, tem sido muito complexo e arriscado continuar o trabalho de investigador.

Mesmo assim, não houve um único segundo em que pensei em parar meu trabalho e parar de contar o que vejo.

Para minha sorte, estou rodeado por uma equipe de verdadeiros profissionais do ofício e, graças ao elevado grau de organização e especialização de cada um de nós, conseguimos concluir projetos importantes nos meses mais sombrios deste 2020.

A investigação que realizamos na China em maio é um exemplo entre muitos, e em breve poderemos conversar com você sobre outras investigações importantes também.

O que nos motiva a fazer o que fazemos é o desejo de redenção por todos os animais que encontramos ao longo de nosso caminho, dos quais a indústria da carne não tem piedade.

Por isso mostramos a verdade sem filtros, às vezes até de uma forma muito grosseira, porque até as pessoas ‘comuns’ têm o direito de saber a verdade… mesmo que a verdade muitas vezes doa.

Escolhi fazer parte da Animal Equality porque ela coloca no centro da sua missão os animais criados para alimentação, aqueles que ninguém habitualmente considera e que ninguém se lembra porque são ‘apenas comida’, ‘máquinas de dinheiro’ e nada mais.

Aqueles que morrem em maior número nas mãos do homem e que, apesar disso, estão menos protegidos pela lei.

Um verdadeiro massacre que ocorre a cada segundo que passa, em silêncio.

Mas, além de silencioso, o massacre dos animais criados e mortos para consumo é algo que ninguém vê, porque se passa a portas fechadas de fazendas e matadouros.

Atravesso a soleira dessas portas e mostro as imagens e sons daquele mundo escondido, para que todos possam saber a verdade.

Infelizmente, não é suficiente coletar evidências de crueldade e abuso de animais para mudar sua condição, mesmo que em meu mundo ideal eu deseje.

E é aqui que entra o resto da equipe da Animal Equality.

Graças à equipe de comunicação, as imagens que coletamos dentro de fazendas e matadouros estão espalhadas por todo o mundo, para incentivar as pessoas a fazerem escolhas mais compassivas.

Por meio do departamento de responsabilidade corporativa, grandes empresas do setor de alimentos estão sendo pressionadas a adotar padrões mais elevados de bem-estar animal.

Por fim, com o constante trabalho de pressão jurídica e política, procuramos mudar as leis de proteção aos animais e garantir que quem comete crimes não fique impune.

Mas ainda há um elemento fundamental que permite que esse mecanismo apresente resultados…

A indústria da carne é muito forte, bem organizada e, acima de tudo, tem um enorme capital à sua disposição para poder convencer, por meio da publicidade, milhões de consumidores da bondade de seu trabalho.

Enquanto isso, somos apenas um pequeno grupo de pessoas, unidas por um sonho comum: mudar o mundo e construir uma sociedade cada vez mais justa para todos, incluindo os animais.

Vou ser honesto com você…

Jamais teremos a disponibilidade econômica de grandes indústrias e jamais poderemos lutar em igualdade de condições com elas.

Mas temos algo mais: compaixão!

Sei que ver animais sofrer, chorar e gritar de dor é um espetáculo macabro que ninguém gostaria de ver. Sei que essas imagens o deixam profundamente triste e que você gostaria de fazer algo para acabar com todo esse mal, com um estalar de dedos.

Infelizmente, isto não é possível.

Se queremos alcançar resultados concretos e sobretudo duradouros para os animais, devemos estudar cuidadosamente os nossos adversários e perseverar no que fazemos, sem nunca desanimar.

A história nos ensina que a força de vontade e o desejo de mudar o mundo de um pequeno grupo de pessoas podem ser mais fortes do que o maior de todos os inimigos.

Se você está lendo esta carta é porque em seu coração gostaria de fazer algo por todos os animais que são explorados e abusados ​​pela indústria alimentícia, tanto nos mercados úmidos quanto nas fazendas e matadouros de nosso país.

Neste ponto, você tem dois caminhos à sua frente:

Você pode ignorar tudo o que leu até agora, na esperança de que alguém em seu lugar, mais cedo ou mais tarde, faça algo pelos mais indefesos dos indefesos.

Ou você pode fazer parte do pequeno grupo de pessoas que querem mudar o mundo, junto conosco.

Seja qual for a decisão que você escolher, agradeço de qualquer forma por ter lido esta carta até agora, porque não é nada óbvio que, em um momento de incerteza como o que estamos passando, você tenha dedicado dez minutos de seu tempo aos animais. Eu realmente agradeço muito!

Mas agora me dirijo às pessoas que optaram por estar ao nosso lado, pois nosso trabalho só continua graças aos pequenos e grandes doadores que acreditam em nós.

Somos uma organização independente e, para nos mantermos consistentes com nós mesmos e com a nossa missão, apenas aceitamos fundos de pessoas físicas como você.

Para nós é muito importante não só conquistar a confiança das pessoas, mas mantê-la ao longo do tempo através dos fatos: as vitórias e resultados que temos conseguido ao longo dos anos para milhões de animais são o nosso melhor ‘cartão de visita’.

Até 31 de dezembro, você tem a oportunidade de fazer uma doação para a Animal Equality e vê-la ser dobrada por um doador generoso que nos deu sua total confiança mais uma vez.

Sei que pedir para fazer uma doação, em um momento tão difícil, envolve um sacrifício.

Muitos foram separados de seus entes queridos, alguns perderam a segurança econômica e até mesmo nossas pequenas liberdades foram restringidas.

Precisamente por isso, qualquer apoio que recebamos agora e até 31 de dezembro não só valerá o dobro do ponto de vista puramente matemático, mas valerá o dobro sobretudo no nosso coração.

Saber que existem pessoas tão generosas e altruístas que não esquecem dos mais fracos, principalmente neste momento histórico, enche o meu coração de alegria. Sua compaixão é meu motor, porque me dá coragem sempre que estou prestes a perder a esperança em um mundo melhor.

Com você ao nosso lado, os animais podem contar com um aliado muito precioso para o futuro.

Será uma importante demonstração de carinho para nós e nos permitirá travar essa longa batalha até que todos os animais sejam protegidos e respeitados.

Obrigado,

Marco