Doando hoje, você ajudará o dobro de animais. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Greenpeace recomenda redução de carne e derivados em 50% até 2050

março 13, 2018 Atualizado: março 6, 2020
O Greenpeace, uma das maiores organizações de proteção ambiental do mundo, posicionou-se a favor da redução de produtos de origem animal pelo bem do planeta.

Em resposta aos crescentes impactos da pecuária na saúde pública, meio ambiente e clima, a organização ambientalista publicou um relatório (Menos É Mais — Reduzindo Carne e Laticínios Para Uma Vida e Planeta Mais Saudáveis) recomendando a redução de 50% no consumo de carne e derivados até 2050. Caso esta mudança de comportamento não ocorra, o relatório prevê que a agricultura será responsável por 52% das emissões globais de gases de efeito estufa nas próximas décadas, dos quais 70% provêm de carne e laticínios.

Embora o foco do Greenpeace seja a questão ambiental, o relatório reconhece o impacto negativo da criação de animais para consumo também em outras áreas. O relatório aborda questões de saúde relacionadas aos hábitos alimentares que a indústria da carne causou nas últimas décadas. O consumo elevado de carne vermelha, por exemplo, foi associado ao câncer, doenças cardíacas, obesidade e diabetes, enquanto milhões de vidas poderiam ser salvas a cada ano se as pessoas tivessem acesso a uma dieta rica em alimentos à base de plantas.

“O que decidimos comer, como indivíduos e como uma sociedade global, é uma das ferramentas mais poderosas que temos na luta contra as mudanças climáticas e a destruição ambiental”, acrescentou McDiarmid, diretor executivo da Greenpeace International.

Fontes:

Greenpeace calls for decrease in meat and dairy production and consumption for a healthier planet: https://www.greenpeace.org/international/press-release/15111/greenpeace-calls-for-decrease-in-meat-and-dairy-production-and-consumption-for-a-healthier-planet/

Less is More: Reducing meat and dairy for a healthier life and planet, Greenpeace International. www.greenpeace.org/livestock_vision

World Health Organization, http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2017/running-out-antibiotics/en/

Less is More: Reducing meat and dairy for a healthier life and planet, Greenpeace International. www.greenpeace.org/livestock_vision


Últimas notícias
dezembro 12, 2024

No último domingo, dia 8, a Avenida Paulista se transformou em palco para o poderoso protesto do Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA), organizado pela Animal Equality. O ato reuniu cerca de 150 pessoas, que se uniram para dar visibilidade à realidade cruel enfrentada pelos animais explorados pela indústria.
dezembro 12, 2024

Na última semana, a Animal Equality participou do Vegfest/AVA Summit, um dos maiores eventos dedicados ao veganismo e à proteção animal. A organização esteve presente com painéis, rodas de conversa e um estande interativo, promovendo diálogos enriquecedores e engajando o público em ações pela proteção dos animais. No estande da…
dezembro 3, 2024

Recentemente, a polêmica envolvendo a decisão do Carrefour França de suspender a compra de carne produzida em países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) trouxe à tona um debate essencial sobre os padrões de criação animal. A decisão inicial, motivada pela preocupação com normas de qualidade e padrões ambientais,…