Notícias

- Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality -

Investigação: peixes são mortos ainda conscientes em matadouro de salmão escocês

February 18, 2021

A Animal Equality divulgou imagens secretas de uma instalação de abate operada pela The Scottish Salmon Company, fornecedora dos principais supermercados do Reino Unido, bem como de vários varejistas internacionais, incluindo alguns dos Estados Unidos. As imagens exclusivas, filmadas por um investigador secreto, é a primeira desse tipo a ser lançada no Reino Unido e mostra a natureza brutal em que o salmão de viveiro é morto.

OS DETALHES

A investigação publicada exclusivamente pelo The Times revelou vários abusos extremamente graves do bem-estar animal. 

As imagens revelaram:

  • Atordoamento ineficaz, matando os animais quando eles ainda estavam totalmente conscientes.
  • Salmões sendo espancados repetidamente, até sete vezes seguidas.
  • Brânquias sendo rasgadas com os dedos dos trabalhadores, ao invés de usarem uma lâmina.
  • Peixes morrendo lentamente por asfixia. Quando se retira um peixe da água, ele tem dificuldade para respirar. Esse tipo de morte se compara a crueldade de se matar um cachorro ou porquinho por afogamento.

O QUE OS ESPECIALISTAS ESTÃO DIZENDO 

“Essa filmagem é alarmante. Um número significativo de salmões está claramente consciente quando suas brânquias são cortadas, o que pode resultar em dor extrema por até sete minutos. ”

Mark Borthwick, chefe de pesquisa do Aquatic Life Institute

ANTECEDENTES 

Mais de 77 milhões de peixes são criados e abatidos no Reino Unido a cada ano – ou seja, mais de dois animais são mortos por segundo. A Scottish Salmon Company abastece as principais cadeias de supermercados Waitrose and Co-op, bem como varejistas sofisticados,  hotéis e restaurantes premium em todo o Reino Unido. Também exporta seus produtos para mais de 20 países ao redor do mundo, incluindo acordos comerciais significativos em vigor com os mercados japonês e americano.

O QUE ESTAMOS DIZENDO

 “A filmagem brutal divulgada por nossa equipe mostra a verdade comovente sobre a pesca comercial – uma indústria cujas práticas trazem um enorme sofrimento a bilhões de peixes todos os anos. Empresas como a Scottish Salmon Company não são as únicas em sua crueldade, e esta investigação mostra que temos muito trabalho a fazer para estabelecer até mesmo proteções básicas para animais aquáticos de produção. É o mínimo que esses animais sensíveis merecem.”

Sharon Núñez, presidente da Animal Equality.

O QUE ESTAMOS FAZENDO

 A Animal Equality no Reino Unido coordenou uma carta aberta dirigida aos ministros do país, que foi assinada por 70 especialistas em animais aquáticos, acadêmicos de bem-estar e organizações de proteção animal. Preocupados com as conclusões da investigação, os signatários estão pedindo proteções específicas e significativas a serem implementadas para peixes e outros animais aquáticos no momento da morte, bem como requisitos de treinamento legal e inspeções frequentes no local.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR 

Todos os dias, os animais aquáticos de produção sofrem em fazendas e matadouros como os usados ​​pela The Scottish Salmon Company. Infelizmente, ao contrário de porcos, vacas e galinhas, os peixes não têm nem mesmo proteções básicas na indústria de produção de alimentos. Por exemplo, nos EUA, eles nem mesmo são cobertos pelo Humane Slaughter Act, assim como no Brasil também não são cobertos pela Instrução Normativa n3, de 17 de Janeiro de 2000, que é um regulamento técnico de métodos de insensibilização para o abate humanitário de animais de açougue. Isso precisa mudar e estamos trabalhando para que isso aconteça. 

Enquanto isso, se você se sensibilizou com as imagens, pode agir imediatamente, mantendo os peixes fora do seu prato. Fazer isso não é apenas um ato de compaixão, mas também permite que a indústria pesqueira saiba que esse tipo de crueldade e abuso não será tolerado. Salve uma vida e poupe bilhões do sofrimento.

As investigações são a nossa ferramenta mais poderosa para expor os horrores da pecuária e fazer a diferença na vida de milhões de animais, e não seria possível alcançar resultados tão expressivos sem a ajuda dos nossos generosos doadores. 

Faça uma doação mensal ou pontual e nos ajude a salvar vidas!



Últimas notícias

February 24, 2021

As organizações Animal Welfare Foundation, Animal Equality e Enpa denunciam graves violações das leis de bem-estar animal no transporte de animais vivos por navio Um navio que saía da Espanha carregado de animais vivos foi recusado na Líbia devido a uma doença zoonótica e agora milhares de animais estão na…
February 23, 2021

Hoje foi lançada uma campanha global que vai mudar a vida de inúmeros animais em 75 países diferentes. Estamos pedindo ao Hard Rock, uma das maiores empresas do mundo, um compromisso público para eliminar 100% das gaiolas de toda a sua cadeia de fornecimento de ovos globalmente.
February 16, 2021

A Alemanha está prestes a se tornar o país mais recente a proibir o abate em massa de pintinhos machos na indústria de ovos. O governo alemão anunciou um novo decreto que pretende acabar com essa prática cruel até 2022. OS DETALHES Todos os anos, bilhões de pintinhos machos –…