VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Urgente: milhares de animais estão à deriva no Mar Mediterrâneo desde dezembro

fevereiro 24, 2021 Updated: dezembro 29, 2021

As organizações Animal Welfare Foundation, Animal Equality e Enpa denunciam graves violações das leis de bem-estar animal no transporte de animais vivos por navio

Um navio que saía da Espanha carregado de animais vivos foi recusado na Líbia devido a uma doença zoonótica e agora milhares de animais estão na costa italiana sem destino, viajando em péssimas condições por mais de dois meses. Um segundo navio, que também deixou a Espanha, foi recusado na Líbia pelos mesmos motivos e agora está na costa de Chipre após semanas navegando sem rumo.

Ambos os navios – partindo de portos espanhóis – provavelmente viajam com animais a bordo: são os navios Elbeik, que transportam 1.776 cabeças de gado, e Karim Allah, que transporta 895 cabeças de gado. Ambos são aprovados pela União Europeia com um certificado para o transporte de animais vivos na UE.

OS DETALHES 

Viajando em dois navios, os animais deixaram a Espanha em dezembro com destino a matadouros na Líbia. No entanto, as autoridades portuárias da Líbia recusaram os animais depois que suas inspeções aparentemente descobriram que o animal sofria de febre catarral ovina. Os animais, incapazes de encontrar outro país disposto a aceitá-los, ficaram essencialmente presos no mar, sem comida ou água desde então. Infelizmente, muitas vacas e bezerros morreram devido a essas circunstâncias, enquanto o resto que ainda está vivo continua a sofrer.

CENTENAS DE ANIMAIS EUTANASIADOS

Após reclamações feitas pelas organizações de proteção animal, bem como um pedido da Comissão Europeia, a Espanha finalmente concordou em deixar um dos navios (o Karim Allah) atracar a fim de sacrificar os animais que permanecem vivos. Fontes consultadas pela Animal Welfare Foundation relatam que há pelo menos 100 animais mortos a bordo do Karim Allah que podem estar sendo jogados ao mar. O outro navio, o Elbeik, continua navegando perto de Chipre e afirma estar parcialmente carregado.

O HORRÍVEL TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS

Nossas investigações têm revelado rotineiramente a imensa dor e sofrimento que os animais sofrem durante as viagens de transporte vivo, especialmente quando ocorrem por mar. Normalmente sem acesso a comida ou água, os animais são transportados por longas distâncias de caminhão e barco, com muitos morrendo ao longo do caminho. Animais que morrem no mar geralmente acabam sendo jogados na água, e alguns até caem vivos. Esses animais provavelmente foram deixados para se afogar. Animais como as vacas angustiadas no Elbeik e Karim Allah não são únicos e seus traumas estão fadados a se repetir, dada a falta de regulamentos sobre sua exportação.

O QUE ESTAMOS DIZENDO 

“É imperativo que o Governo espanhol investigue quem é o responsável por esta tragédia e quem será responsabilizado. Meu coração fica partido por todos aqueles animais que já morreram e por aqueles que permanecem presos nesses navios. Para garantir que os animais não sofram mais desnecessariamente nessas viagens não regulamentadas, a exportação de animais vivos deve ser proibida imediatamente ”, disse Sharon Núñez, presidente da Animal Equality.

O QUE ACONTECE AGORA 

Embora o destino desses pobres animais já tenha sido selado, ainda podemos evitar que futuros animais sofram de crueldade semelhante. A Animal Equality está trabalhando incansavelmente na Europa para encorajar o governo do continente a acabar com a prática abusiva de criar animais destinados ao transporte internacional e internacional. Felizmente, algum progresso está sendo feito, com o governo do Reino Unido se movendo em direção a uma proibição de exportação ao vivo. Ainda há muito mais a ser feito e, como acabamos de ver, com esses pobres bezerros e vacas, os animais estão continuamente em perigo por causa desses carregamentos. 

Você pode fazer a diferença. Por favor, use sua voz para denunciar os horrores do transporte ao vivo e compartilhe essas histórias e as nossas investigações sempre que puder. E, por favor, deixe todos os animais fora do seu prato.

A Animal Equality é uma organização internacional que se dedica a defender animais explorados para consumo por meio de campanhas, advocacy, relações corporativas e investigações. 

Se você simpatiza com a nossa causa, você pode colaborar das seguintes formas:

Inscreva-se no Protetores de Animais, nosso programa de voluntariado on-line, e comece a ajudar os animais agora mesmo, sem precisar sair de casa; 

Faça uma doação mensal ou pontual;

Acompanhe o nosso conteúdo nas redes sociais e compartilhe as nossas publicações.

Ajude-nos a lutar por um mundo mais compassivo!


Últimas notícias
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…
março 25, 2024

Em colaboração com a Animal Equality, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL) apresentou na semana passada dois projetos de lei para proteger os direitos dos animais na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil. O projeto de lei (PL) 783/2024 tem como objetivo proibir a matança de pintinhos machos. O…