Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Urgente: milhares de animais estão à deriva no Mar Mediterrâneo desde dezembro

February 24, 2021

As organizações Animal Welfare Foundation, Animal Equality e Enpa denunciam graves violações das leis de bem-estar animal no transporte de animais vivos por navio

Um navio que saía da Espanha carregado de animais vivos foi recusado na Líbia devido a uma doença zoonótica e agora milhares de animais estão na costa italiana sem destino, viajando em péssimas condições por mais de dois meses. Um segundo navio, que também deixou a Espanha, foi recusado na Líbia pelos mesmos motivos e agora está na costa de Chipre após semanas navegando sem rumo.

Ambos os navios – partindo de portos espanhóis – provavelmente viajam com animais a bordo: são os navios Elbeik, que transportam 1.776 cabeças de gado, e Karim Allah, que transporta 895 cabeças de gado. Ambos são aprovados pela União Europeia com um certificado para o transporte de animais vivos na UE.

OS DETALHES 

Viajando em dois navios, os animais deixaram a Espanha em dezembro com destino a matadouros na Líbia. No entanto, as autoridades portuárias da Líbia recusaram os animais depois que suas inspeções aparentemente descobriram que o animal sofria de febre catarral ovina. Os animais, incapazes de encontrar outro país disposto a aceitá-los, ficaram essencialmente presos no mar, sem comida ou água desde então. Infelizmente, muitas vacas e bezerros morreram devido a essas circunstâncias, enquanto o resto que ainda está vivo continua a sofrer.

CENTENAS DE ANIMAIS EUTANASIADOS

Após reclamações feitas pelas organizações de proteção animal, bem como um pedido da Comissão Europeia, a Espanha finalmente concordou em deixar um dos navios (o Karim Allah) atracar a fim de sacrificar os animais que permanecem vivos. Fontes consultadas pela Animal Welfare Foundation relatam que há pelo menos 100 animais mortos a bordo do Karim Allah que podem estar sendo jogados ao mar. O outro navio, o Elbeik, continua navegando perto de Chipre e afirma estar parcialmente carregado.

O HORRÍVEL TRANSPORTE DE ANIMAIS VIVOS

Nossas investigações têm revelado rotineiramente a imensa dor e sofrimento que os animais sofrem durante as viagens de transporte vivo, especialmente quando ocorrem por mar. Normalmente sem acesso a comida ou água, os animais são transportados por longas distâncias de caminhão e barco, com muitos morrendo ao longo do caminho. Animais que morrem no mar geralmente acabam sendo jogados na água, e alguns até caem vivos. Esses animais provavelmente foram deixados para se afogar. Animais como as vacas angustiadas no Elbeik e Karim Allah não são únicos e seus traumas estão fadados a se repetir, dada a falta de regulamentos sobre sua exportação.

O QUE ESTAMOS DIZENDO 

“É imperativo que o Governo espanhol investigue quem é o responsável por esta tragédia e quem será responsabilizado. Meu coração fica partido por todos aqueles animais que já morreram e por aqueles que permanecem presos nesses navios. Para garantir que os animais não sofram mais desnecessariamente nessas viagens não regulamentadas, a exportação de animais vivos deve ser proibida imediatamente ”, disse Sharon Núñez, presidente da Animal Equality.

O QUE ACONTECE AGORA 

Embora o destino desses pobres animais já tenha sido selado, ainda podemos evitar que futuros animais sofram de crueldade semelhante. A Animal Equality está trabalhando incansavelmente na Europa para encorajar o governo do continente a acabar com a prática abusiva de criar animais destinados ao transporte internacional e internacional. Felizmente, algum progresso está sendo feito, com o governo do Reino Unido se movendo em direção a uma proibição de exportação ao vivo. Ainda há muito mais a ser feito e, como acabamos de ver, com esses pobres bezerros e vacas, os animais estão continuamente em perigo por causa desses carregamentos. 

Você pode fazer a diferença. Por favor, use sua voz para denunciar os horrores do transporte ao vivo e compartilhe essas histórias e as nossas investigações sempre que puder. E, por favor, deixe todos os animais fora do seu prato.

A Animal Equality é uma organização internacional que se dedica a defender animais explorados para consumo por meio de campanhas, advocacy, relações corporativas e investigações. 

Se você simpatiza com a nossa causa, você pode colaborar das seguintes formas:

Inscreva-se no Protetores de Animais, nosso programa de voluntariado on-line, e comece a ajudar os animais agora mesmo, sem precisar sair de casa; 

Faça uma doação mensal ou pontual;

Acompanhe o nosso conteúdo nas redes sociais e compartilhe as nossas publicações.

Ajude-nos a lutar por um mundo mais compassivo!



Últimas notícias

March 2, 2021

Após 4 anos de negociação, os supermercados GBarbosa, Perini, Bretas, Prezunic e Mercantil Rodrigues, que fazem parte do grupo Cencosud,  comprometeram-se a banir os ovos de galinhas confinadas em gaiolas de toda a sua cadeia de fornecimento no Brasil. Agora o Cencosud, um dos maiores varejistas do país, se junta…
February 23, 2021

Hoje foi lançada uma campanha global que vai mudar a vida de inúmeros animais em 75 países diferentes. Estamos pedindo ao Hard Rock, uma das maiores empresas do mundo, um compromisso público para eliminar 100% das gaiolas de toda a sua cadeia de fornecimento de ovos globalmente.
February 18, 2021

A Animal Equality divulgou imagens secretas de uma instalação de abate operada pela The Scottish Salmon Company, fornecedora dos principais supermercados do Reino Unido, bem como de vários varejistas internacionais, incluindo alguns dos Estados Unidos. As imagens exclusivas, filmadas por um investigador secreto, é a primeira desse tipo a ser…