VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Organizações de proteção animal elaboram projeto de lei para proibir a matança de pintinhos machos

maio 5, 2021

O PL 256 proíbe a trituração, eletrocussão, sufocamento ou outros métodos similares de descarte dos animais  

A Animal Equality, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a Sinergia Animal se uniram para elaborar um projeto de lei para proibir que milhões de pintinhos sejam mortos de forma cruel. Apenas nos incubatórios do Estado de São Paulo, todos os anos, mais de 25 milhões de pintinhos machos são triturados vivos ou descartados por outros métodos cruéis, como asfixia.

Entenda melhor

Os pintinhos machos são considerados inúteis pela indústria por não botarem ovos, ou seja, não gerarem lucro. Eles também não servem para o abate porque a raça (linhagem) das aves que botam ovos é diferente da raça dos frangos usados para produção de carne. Os filhotes são jogados ainda vivos em grandes trituradores ou sufocados em sacos plásticos. É comum encontrar trituradores em mau estado de conservação, com lâminas que não funcionam corretamente e prolongam ainda mais o sofrimento dos animais.

Sexagem in-ovo

Existe uma tecnologia para descobrir o sexo dos pintinhos quando eles ainda estão no ovo, o que pode salvar milhões de animais em todo o mundo. Entretanto, essa tecnologia ainda não está disponível no Brasil, mas muitas empresas do setor já demonstraram interesse em trazê-la. Por isso, o Projeto de Lei prevê a adaptação dos incubatórios, a partir da data em que a tecnologia estiver disponível no mercado. 

O que estamos pedindo?

“Vamos solicitar ao Ministério da Agricultura que acelere o processo de importação e regulamentação das tecnologias de sexagem in-ovo para que possam ser rapidamente assimiladas pela indústria nacional.” – Carla Lettieri, Diretora Executiva, Animal Equality Brasil. 

Na Europa, essa tecnologia já está em uso e mais de seis mil supermercados já vendem ovos de galinhas que não tiveram seus “irmãos” triturados. Agora queremos que o Brasil também comece a usar a tecnologia, evitando a morte de milhões de pintinhos todos os meses.

A Animal Equality é uma organização internacional que se dedica a defender animais explorados para consumo por meio de campanhas, advocacy, relações corporativas e investigações. 

Se você simpatiza com a nossa causa, você pode colaborar das seguintes formas:

Inscreva-se no Protetores de Animais, nosso programa de voluntariado on-line, e comece a ajudar os animais agora mesmo, sem precisar sair de casa; 

Faça uma doação mensal ou pontual;

Acompanhe o nosso conteúdo nas redes sociais e compartilhe as nossas publicações.

Ajude-nos a lutar por um mundo mais compassivo!


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…