OS MERCADOS DE ANIMAIS VIVOS SÃO UMA AMEACA GLOBAL E PRECISAM SER BANIDOS PARA SEMPRE ASSINE A PETIÇÃO
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Organizações de proteção animal elaboram projeto de lei para proibir a matança de pintinhos machos

May 5, 2021

O PL 256 proíbe a trituração, eletrocussão, sufocamento ou outros métodos similares de descarte dos animais  

A Animal Equality, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a Sinergia Animal se uniram para elaborar um projeto de lei para proibir que milhões de pintinhos sejam mortos de forma cruel. Apenas nos incubatórios do Estado de São Paulo, todos os anos, mais de 25 milhões de pintinhos machos são triturados vivos ou descartados por outros métodos cruéis, como asfixia.

Entenda melhor

Os pintinhos machos são considerados inúteis pela indústria por não botarem ovos, ou seja, não gerarem lucro. Eles também não servem para o abate porque a raça (linhagem) das aves que botam ovos é diferente da raça dos frangos usados para produção de carne. Os filhotes são jogados ainda vivos em grandes trituradores ou sufocados em sacos plásticos. É comum encontrar trituradores em mau estado de conservação, com lâminas que não funcionam corretamente e prolongam ainda mais o sofrimento dos animais.

Sexagem in-ovo

Existe uma tecnologia para descobrir o sexo dos pintinhos quando eles ainda estão no ovo, o que pode salvar milhões de animais em todo o mundo. Entretanto, essa tecnologia ainda não está disponível no Brasil, mas muitas empresas do setor já demonstraram interesse em trazê-la. Por isso, o Projeto de Lei prevê a adaptação dos incubatórios, a partir da data em que a tecnologia estiver disponível no mercado. 

O que estamos pedindo?

“Vamos solicitar ao Ministério da Agricultura que acelere o processo de importação e regulamentação das tecnologias de sexagem in-ovo para que possam ser rapidamente assimiladas pela indústria nacional.” – Carla Lettieri, Diretora Executiva, Animal Equality Brasil. 

Na Europa, essa tecnologia já está em uso e mais de seis mil supermercados já vendem ovos de galinhas que não tiveram seus “irmãos” triturados. Agora queremos que o Brasil também comece a usar a tecnologia, evitando a morte de milhões de pintinhos todos os meses.

A Animal Equality é uma organização internacional que se dedica a defender animais explorados para consumo por meio de campanhas, advocacy, relações corporativas e investigações. 

Se você simpatiza com a nossa causa, você pode colaborar das seguintes formas:

Inscreva-se no Protetores de Animais, nosso programa de voluntariado on-line, e comece a ajudar os animais agora mesmo, sem precisar sair de casa; 

Faça uma doação mensal ou pontual;

Acompanhe o nosso conteúdo nas redes sociais e compartilhe as nossas publicações.

Ajude-nos a lutar por um mundo mais compassivo!



Últimas notícias

June 16, 2021

O Parlamento Europeu persuadiu a Comissão Europeia a declarar ilegais as gaiolas utilizadas em fazendas industriais em todo o bloco até 2027, adotando uma resolução sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia para “Acabar com a Era das Gaiolas”. Atualmente, muitas espécies criadas para alimentação na União Europeia (UE) sofrem em condições…
March 2, 2021

Após 4 anos de negociação, os supermercados GBarbosa, Perini, Bretas, Prezunic e Mercantil Rodrigues, que fazem parte do grupo Cencosud,  comprometeram-se a banir os ovos de galinhas confinadas em gaiolas de toda a sua cadeia de fornecimento no Brasil. Agora o Cencosud, um dos maiores varejistas do país, se junta…
February 24, 2021

As organizações Animal Welfare Foundation, Animal Equality e Enpa denunciam graves violações das leis de bem-estar animal no transporte de animais vivos por navio Um navio que saía da Espanha carregado de animais vivos foi recusado na Líbia devido a uma doença zoonótica e agora milhares de animais estão na…