VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Investigação: Violência e negligência em fazenda de leite do Reino Unido

fevereiro 23, 2022 Updated: outubro 9, 2023

Investigação da Animal Equality revela crueldade contra vacas em fazenda de laticínios galesa ligada a fornecedores do Costa Coffee, Londis e British Airways.

A Animal Equality divulgou filmagens perturbadoras de violência deliberada e negligência feitas de forma secreta na Fazenda Madox, uma grande fazenda leiteira em Carmarthenshire, South Wales.

Nossos investigadores filmaram secretamente cenas alarmantes durante vários meses, incluindo uma série de violações legais graves. A filmagem revela trabalhadores chutando e socando vacas no rosto e no estômago, torcendo suas caudas e batendo nelas com pás afiadas de metal.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A INVESTIGAÇÃO!

As imagens podem ferir a sensibilidade dos espectadores.

As imagens da investigação foram transmitidas para milhões de pessoas no Panorama, do canal BBC. O programa também contou com uma entrevista com um investigador da Animal Equality, que falou sobre os métodos violentos que ele testemunhou trabalhadores usando para tentar colocar uma vaca que havia caído de pé. Ele disse que “a primeira reação foi chutá-la com força no flanco, no estômago” e acrescentou que “a segunda reação dos outros trabalhadores foi chutá-la nas costas, e o consenso foi que puxar o rabo com força é a coisa certa a se fazer.”

Veja as imagens desta investigação.

Crueldade animal alarmante

Os gerentes da Fazenda Madox também deixaram vacas sofrendo com dores severas e prolongadas. Em uma ocasião, uma vaca foi deixada com dores excruciantes depois que seu bezerro morreu antes de nascer dentro dela. Apesar de um veterinário que visitava a fazenda recomendar a eutanásia imediata, o que acabaria com o sofrimento da vaca, o gerente local optou por adiar a ação. O veterinário foi gravado dizendo que “este é um lugar onde eles preferem economizar dinheiro”. A vaca morreu durante a noite.

Este é um dos casos mais alarmantes de abuso e negligência de animais que encontrei durante meu tempo como cirurgião veterinário. Há uma série de incidentes preocupantes em que os cuidados médicos apropriados não foram prestados a vacas doentes, mancando e feridas, bem como várias ocasiões em que as vacas foram agredidas violenta e repetidamente. Não há dúvida em minha mente de que essas vacas sofreram significativamente e que sua dor prolongada era totalmente evitável.

Marc Abraham OBE, Cirurgião Veterinário

Laticínios Freshways

A Fazenda Madox fornece leite para a Freshways, a maior processadora independente de laticínios do Reino Unido. Com sede em Londres, a Freshways distribui produtos lácteos – incluindo leite, queijos e iogurtes – para varejistas e empresas como Costa Coffee, British Airways, Londis, Budgens e P&O Cruises. A Freshways também fornece para a operação de atacado da Morrisons, que fornece produtos para restaurantes, cafés e para a Amazon Fresh.

Os laticínios da Freshways são certificados pelo sistema da Red Tractor.

Pecuária de leite no Reino Unido

A Animal Equality investigou quatro fazendas de leite no Reino Unido nos últimos seis anos e encontrou tratamento violento de vacas e/ou ilegalidades em cada uma delas. Nunca é o caso de apenas uma fazenda ou trabalhador ser uma “maçã podre” – toda a indústria do leite é construída sobre a exploração e, como resultado, o sofrimento animal está em sua essência.

Vaca sendo arrastada por trator, instantes antes de ser baleada.

Tomando medidas legais

O escritório de advocacia Advocates for Animals apresentou uma carta oficial de reclamação, em nome da Animal Equality UK, ao Carmarthenshire County Council, a autoridade local responsável por investigar questões como esta. Estamos pedindo que a fazenda seja processada e responsabilizada por seus crimes.

Advogados da Fazenda Madox disseram à BBC Panorama que se os trabalhadores tivessem abusado das vacas, um processo disciplinar começaria imediatamente.

O tratamento das vacas na Fazenda Madox é uma clara violação da lei. Não só há incidentes de violência direta contra vacas, há uma cultura de negligência e cuidados precários causando grande sofrimento, o que é contrário à legislação de bem-estar animal.

Edie Bowles, advogada da Advocates for Animals

Como ajudar as vacas

A indústria do leite é inerentemente cruel – quer as vacas sejam criadas em uma fazenda orgânica de pequena escala ou intensiva, elas serão prenhes e terão seus bebês tirados delas repetidamente, em um ciclo cruel de dor física e psicológica. Toda vez que você escolhe opções à base de plantas ao invés de laticínios você está ajudando as vacas.

Quer agir? Por favor, apoie nossas investigações que educam os consumidores e ajudam a mudar as leis para os animais.


Últimas notícias
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…
março 25, 2024

Em colaboração com a Animal Equality, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL) apresentou na semana passada dois projetos de lei para proteger os direitos dos animais na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil. O projeto de lei (PL) 783/2024 tem como objetivo proibir a matança de pintinhos machos. O…