VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality no México conquista progresso para os animais de fazenda

junho 10, 2022 Updated: junho 22, 2022

Após um intenso trabalho legislativo no México, a Animal Equality comemora que por unanimidade, com 23 votos a favor, 0 contra e 0 abstenções, o Congresso Estadual de Hidalgo aprovou a iniciativa apresentada pela deputada local Elvia Sierra Vite e promovida pela Animal Equality, para alterar e adicionar disposições à Lei de Proteção e Tratamento Digno dos Animais e ao Código Penal Hidalgo, para garantir o bem-estar dos animais que são usados ​​para consumo.

Com essas reformas e acréscimos, Hidalgo se torna o primeiro Estado mexicano a incluir um capítulo inteiro sobre bem-estar de animais de fazendas, uma questão que atualmente não é regulamentada no México.

O que inclui esta Lei de Proteção e Bem-Estar Animal

Em linhas gerais, esta lei visa proteger os animais destinados ao abate desde a sua criação, além de criminalizar a crueldade animal em matadouros, através dos seguintes acréscimos e reformas:

Lei de Proteção e Tratamento Digno dos Animais no Estado de Hidalgo

  • Estabelece um capítulo inteiro de critérios de bem-estar para os animais durante sua criação em fazendas, por exemplo, que eles tenham fácil acesso a comida e água suficientes, estejam em instalações confortáveis ​​e seguras que não causem lesões ou estresse, e que procedimentos dolorosos sejam realizados somente quando foram extremamente necessários e com supervisão veterinária.
  • Redefine o conceito de Bem-Estar Animal para que se adeque à definição da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
  • Estabelece a obrigação de induzir o animal a um estado de inconsciência antes do abate.
  • Comportamentos cruéis contra animais de fazendas serão considerados como crimes quando: o animal ver o abate de outros animais, abater fêmeas no último terço da gestação, sadismo ou omissão de atordoamento antes do abate.
  • Proíbe o abate de animais em qualquer espaço, seja público ou privado, sem autorização da autoridade competente.
  • Os abatedouros terão sistemas de videovigilância nas áreas de manejo e abate de animais.

Código Penal

  • Acréscimo do artigo 349º que diz que quem operar ou gerir um matadouro clandestino terá pena de prisão de 2 a 4 anos e multa.
  • Acréscimo do artigo 349º que diz que quem não utilizar os métodos estabelecidos para induzir prontamente um estado de inconsciência num animal destinado ao consumo e, por conseguinte, prolongar a sua agonia nos matadouros, terá pena de 1 a 4 anos de prisão e multa.

Este é, sem dúvida, um grande avanço a favor dos animais de fazenda, não só para o Estado de Hidaldo, mas também para todo o México. Esta iniciativa apoia a ideia de que os animais são seres sencientes e temos obrigações para com eles.

-Dulce Ramírez, vice-presidente para a América Latina da Animal Equality 

Este grande avanço na questão da proteção animal se deve ao trabalho investigativo da Animal Equality em diferentes matadouros e fazendas do país, que revelou imagens inéditas da crueldade e ilegalidade que prevalece naqueles lugares.

Um dos mais recentes foi realizado precisamente em Hidalgo, no Mercado Municipal Regional de Tizayuca, onde foram documentados atos de crueldade e graves violações das Normas Oficiais Mexicanas. A Animal Equality no México conta com a Leis pelos Animais onde diferentes iniciativas como esta são informadas e acompanhadas, para torná-las realidade no país inteiro.

Assim como no México, nos aqui no Brasil também estamos promovendo mudanças para melhorar a vida dos animais criados em fazendas e muitas dessas mudanças depende de expormos a realidade e o sofrimento que acontece atras das portas das granjas e fazendas. Por isso, precisamos muito do seu apoio para que nosso trabalho investigativo possa continuar. Clique no botão abaixo para apoiar nossos investigadores secretos.


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…