VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality lança relatório sobre impactos da indústria da carne no Brasil

julho 18, 2022 Updated: julho 19, 2022

A Animal Equality Brasil e o Laboratório de Bem-estar Animal da Universidade Federal do Paraná promoveram, no dia 14 de julho, o evento “Repensando a produção de carne e outros alimentos de origem animal”. O objetivo do encontro foi refletir sobre os impactos do atual sistema de produção de alimentos de origem animal e alternativas para tais produtos, como a carne celular e a carne vegetal. O evento contou com palestras de pesquisadores, empreendedores e outras organizações de proteção animal, além de dezenas de alunos de graduação e pós-graduação que também participaram do evento. A empresa Vida Veg, que produz leites vegetais e derivados, doou produtos para o café da manhã, reforçando a ideia de que produtos veganos são nutritivos e saborosos.

O debate foi enriquecedor, mostrando de várias perspectivas porque é urgente uma transição de sistemas de produção animal para sistemas baseados em vegetais e sem exploração animal. Ao final do evento foi possível entender que a indústria da exploração animal é prejudicial para o meio ambiente, saúde da população, não é sustentável do ponto de vista econômico e, claro, os animais são as maiores vítimas dessa indústria, onde apenas no Brasil mais de 6 bilhões de animais são abatidos por ano.

O evento também marcou o lançamento do Relatório O Impacto da Indústria da Carne no Brasil: Bem-estar Animal, Saúde Humana, Meio Ambiente e Economia, de autoria da Animal Equality Brasil. Para a Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil, é preciso que a sociedade conheça os impactos negativos causados pela indústria da carne e amplie o debate sobre os investimentos feitos no setor de produção de alimentos de origem animal para que sejam feitos de forma responsável e com padrões elevados de bem-estar animal.

Quando avaliamos os investimentos para esse setor, percebemos que os impactos negativos para os animais e para o meio ambiente excedem muito o retorno que essa indústria oferece à sociedade. Entretanto, este é um dos setores que mais recebem investimentos públicos.

Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil

O relatório, que é um compilado de estudos científicos e dados das mais renomadas organizações mundiais, apresenta de forma simplificada alguns dos resultados mais expressivos sobre o impacto da indústria da carne na vida dos animais, no meio ambiente, na saúde humana e na economia do Brasil.

Para baixar o relatório basta clicar no botão abaixo:

Envie o link do relatório para todas as pessoas que você acredita que precisam saber dos danos causados por essa indústria. Esperamos que as informações contidas neste relatório conscientizem consumidores, governos, instituições de investimento e organizações internacionais sobre os problemas de se investir no setor e estimulem novas formas de produção de alimentos e consumo mais benéficas para a sociedade como um todo e que não leve bilhões de animais ao sofrimento extremo.

Esperamos que, em breve, os animais criados para consumo humano se beneficiem desta reflexão e das mudanças que estão por vir.


Últimas notícias
março 25, 2024

Em colaboração com a Animal Equality, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL) apresentou na semana passada dois projetos de lei para proteger os direitos dos animais na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil. O projeto de lei (PL) 783/2024 tem como objetivo proibir a matança de pintinhos machos. O…
março 5, 2024

Hoje, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estão cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados anos atrás por se…
fevereiro 28, 2024

A Animal Equality está apoiando uma iniciativa da Mercy For Animals, Alianima, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Proteção Animal Mundial, Princípio Animal, entre outras entidades e representantes da causa animal no Brasil, que encaminharam nesta semana ao Senado Federal uma carta pedindo urgência na tramitação e aprovação do…