VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Nossos 10 maiores momentos para os animais em 2022

dezembro 27, 2022

Fazendo doações, assinando petições e realizando ações online pelos animais, você alcançou resultados incríveis para os animais nos últimos doze meses.

Em 2022, juntos impactamos cerca de 200 milhões de animais em todo o mundo e o ano ainda não acabou

Aqui estão 10 dos maiores momentos para os animais nos últimos 12 meses, incluindo novas leis históricas, investigações inovadoras e grandes marcos de campanha que nos aproximam de alcançar mais progresso para os animais no futuro.

1. Panorama BBC: A Vida de uma Vaca

Em 2021, os apoiadores da Animal Equality doaram para ajudar os investigadores secretos. Todo esse apoio levou a uma nova investigação e o resultado foi um episódio de 30 minutos no Panorama da BBC1, que revelou a crueldade na indústria de laticínios do Reino Unido. O episódio, intitulado “A Cow’s Life: The True Cost of Milk” (A Vida de uma Vaca: o Verdadeiro Custo do Leite), foi assistido por milhões de pessoas.

O episódio mostrou imagens secretas perturbadoras de violência deliberada e negligência na Madox Farm, em Carmarthenshire, no País de Gales, que abriga mais de 650 vacas e seus bezerros. A filmagem também revelou a prática cruel de separar as vacas de seus bezerros poucas horas após o nascimento, o que muitas pessoas desconhecem completamente.

2. Itália proíbe o abate de pintinhos machos

Em 2 de agosto, a Câmara dos Deputados da Itália aprovou definitivamente o fim do abate de pintinhos machos no país, marcando um marco histórico na legislação de proteção animal na Itália.

Quase 40 milhões de pintos são sufocados ou triturados vivos todos os anos na Itália pela indústria de ovos porque os pintos machos não conseguem botar ovos — como é evidenciado em investigações e petições da Animal Equality. Agora, a Itália se juntou à França e à Alemanha na proibição da prática que ocorre em países ao redor do mundo.

A Itália trabalhará para a proibição que entrará em vigor em 2026, promovendo a introdução e o desenvolvimento de “tecnologias de sexagem in-ovo” que podem identificar o sexo de embriões de galinha antes de eclodirem, poupando milhões de vidas todos os anos.

O trabalho da Animal Equality tem sido tão influente que é mencionado na própria emenda.

3. O estado de Hidalgo apresenta o conjunto mais abrangente e avançado de leis de proteção animal em todo o México

Em junho, o estado de Hidalgo, no México, introduziu uma série de proibições, leis e sentenças criminais para quem infringir a lei em matadouros. É o conjunto de leis de bem-estar animal mais abrangente e avançado de todo o país.

O progresso ocorreu após grandes esforços de lobby da Animal Equality e seus apoiadores, que promoveram uma petição pedindo leis mais fortes e contataram membros do Congresso de Hidalgo com uma série de ações nos cinco meses que antecederam a votação.

Esta iniciativa legal faz parte de uma série de propostas legais apresentadas pela Animal Equality em nossa campanha em andamento: Laws For Animals (Leis para os Animais).

4. Animal Equality representa os animais de criação no Parlamento do Reino Unido

Em novembro, a Animal Equality lançou uma nova campanha para abordar a falha do Reino Unido em aplicar as leis de proteção animal e responsabilizar os abusadores de animais.

Milhares de apoiadores da Animal Equality apoiaram a campanha com assinaturas de petições e doações e, em 21 de novembro, a Animal Equality levou esse apoio ao Parlamento.

No evento, a Diretora Executiva da Animal Equality UK, Abigail Penny, apresentou as conclusões do novo relatório da Animal Equality – criado em colaboração com a Animal Law Foundation – sobre as falhas nas leis de proteção animal do Reino Unido e fez um discurso instando os parlamentares e funcionários do governo a tomarem medidas.

O evento é um dos primeiros passos de uma campanha que pode impactar milhões de animais todos os anos.

5. Nosso time no Brasil atuou contra o perigoso Projeto de Lei do Autocontrole

No início deste ano, o governo brasileiro tentou aprovar um perigoso projeto de lei conhecido como “PL do Autocontrole” que visa abolir as inspeções do governo na indústria da pecuária, inclusive dentro dos abatedouros. Realizamos uma audiência pública e até participamos do debate sobre o PL, representados pela nossa diretora-executiva, Carla Lettieri.

Infelizmente, o projeto de lei foi aprovado há poucos dias, como já de se esperar devido a grande influência e poder que os pecuaristas e donos de abatedouros têm em nossos políticos, mas ainda assim lutamos até o último minuto contra sua aprovação, pois sabemos muito bem que esse PL implicará em riscos para os animais e para a saúde da população.

Neste momento, a Animal Equality Brasil está estudando medidas para junto com as outras 40 organizações de proteção animal, ambiental, de saúde pública e direito do consumidor, tentar suspender os efeitos desta lei. 

Nós nos aproximamos de organizações que lutam por outras causas, como proteção ambiental, saúde humana e direito do consumidor, que agora têm mais conhecimento sobre a realidade cruel à qual os animais são submetidos. A mensagem da proteção animal foi ainda mais longe. Estivemos presentes no Senado Federal, isso foi inédito para nós e muito relevante para a proteção animal. Importantes jornais internacionais noticiaram a nossa mobilização contra o PL do Autocontrole e no Brasil isso foi noticiado em mais de 70 reportagens e quase 50 mil pessoas já assinaram a nossa petição. Eduardo, imagine quantas pessoas descobriram através do PL do Autocontrole tudo o que os animais sofrem nos abatedouros, imagine quantas pessoas decidiram mudar sua alimentação.

Tudo isso também serviu para mostrar para a indústria da exploração animal que somos profissionais, que não somos ativistas amadores, mas que além de estratégicos, somos determinados o suficiente para nunca desistir.

6. Atriz Miriam Margolyes junta-se à Animal Equality para lançar uma nova campanha

Quatro meses depois da investigação da fazenda leiteira publicada no Panorama BBC, a Animal Equality lançou uma nova campanha para ajudar vacas e bezerros que sofrem na indústria leiteira com o apoio da premiada atriz anglo-australiana Miriam Margolyes.

Muitas pessoas não sabem que a indústria de laticínios separa os bezerros de suas mães poucas horas depois de nascerem. A separação é extremamente angustiante para a mãe e seu filhote. A Animal Equality gravou imagens de vacas perseguindo seus bezerros enquanto são levados e gritando na esperança de que seu bezerro volte. Mas eles nunca voltarão.

Felizmente, a mudança já está em andamento. Estima-se que uma em cada três pessoas no Reino Unido agora beba leites vegetais, o que significa que menos leite de vaca é produzido e menos vacas e seus bezerros são separados.

Mas precisamos que a mudança aconteça mais rápido. É por isso que a nova campanha pede ao governo que afaste os subsídios da indústria de laticínios e os direcione às alternativas à base de plantas, como leite de aveia e leite de soja, além de apoiar os agricultores na transição.

7. Governo escocês inicia inspeções em matadouros de peixes pela primeira vez

Em 2021, a Animal Equality lançou uma investigação secreta sobre um matadouro de salmão na Escócia e descobriu que o governo escocês não estava conduzindo inspeções de rotina em nenhum matadouro de peixes. Isso significava que os peixes estavam completamente à mercê dos trabalhadores, que estão sob pressão para trabalhar o mais rápido possível.

Trabalhamos com os maiores especialistas em animais aquáticos do mundo para produzir e enviar uma carta ao Comitê de Bem-Estar Animal do Governo, que fornece consultoria independente ao Governo sobre as ações que devem ser tomadas para proteger os animais.

Meses depois, descobrimos que nossos esforços foram bem-sucedidos quando descobrimos que o governo escocês havia instruído a Agência de Saúde Animal e Vegetal a iniciar inspeções de rotina voltadas para o bem-estar.

8. O maior fornecedor de serviços de alimentação do mundo renova o compromisso de acabar com as gaiolas de gestação para porcas

Em julho, a Animal Equality enfrentou o maior fornecedor de serviços de alimentação do mundo, o Compass Group, e venceu. A empresa — que oferece catering para empresas, universidades e eventos — assumiu o compromisso em 2012 de acabar com o uso de gaiolas de gestação para porcas em sua cadeia de fornecimento. Mas não cumpriu seu compromisso.

A Animal Equality decidiu agir. Nossos apoiadores enviaram mais de 2.000 e-mails para a equipe de liderança do Compass Group e postaram milhares de comentários nas plataformas de mídia social do Compass. Informamos os principais clientes do Compass Group, como Google, Nike, Boeing e Coca-Cola, e os instamos a tomar uma posição contra a crueldade contra os animais, rompendo os laços com a empresa. Além disso, nossos apoiadores foram protestar já que o Bank of America decidiu permanecer em silêncio

Uma semana após esse protesto, o Compass Group anunciou seu compromisso renovado de interromper o uso de gaiolas de gestação em sua cadeia de suprimentos até 2023. A empresa também se comprometeu a parar de comprar ovos de galinhas mantidas em gaiolas.

9. O maior produtor de ovos da América do Sul compromete-se a proibir a matança de pintinhos machos

Graças aos esforços da Animal Equality, a maior produtora de ovos da América do Sul, a Mantiqueira, se comprometeu a acabar com a matança de pintos machos em sua cadeia de abastecimento.

Estima-se que 84 milhões de pintos machos de um dia são descartados vivos no Brasil a cada ano. Isso ocorre porque a indústria de ovos os cria, mas os considera inúteis, pois os machos não põem ovos.

Mas uma nova tecnologia, chamada de sexagem in-ovo, oferece uma maneira de acabar com essa prática, impedindo o nascimento de filhotes machos. Essa tecnologia levou países como Itália, França e Alemanha a proibir a matança de pintinhos machos, o que evita que milhões sejam mortos por gás, esmagados até a morte ou sufocados todos os anos.

Agora que a Mantiqueira se comprometeu a usar a tecnologia de sexagem in-ovo assim que estiver disponível no Brasil, cerca de sete milhões de pintos machos serão poupados de uma morte dolorosa a cada ano.

Os apoiadores da Animal Equality desempenham um papel enorme em convencer grandes empresas a assumir compromissos como esses, enviando e-mails e mensagens para mostrar que as pessoas querem ver empresas lutando contra a crueldade contra os animais.

10. Dezenas de protestos realizados em toda a Europa contra a crueldade para com frangos do Lidl

Em outubro, a Animal Equality juntou-se a mais de 20 organizações de proteção animal em toda a Europa para lançar uma nova campanha exigindo que a gigante dos supermercados Lidl assumisse o compromisso de reduzir o sofrimento extremo do frango.

O Lidl é uma das maiores empresas de supermercados da Europa. Milhões de frangos são criados e abatidos todos os anos para serem vendidos nas prateleiras dos supermercados Lidl e a maioria deles são frangos de crescimento rápido.

Centenas de empresas fizeram uma parceria com o compromisso de acabar com o uso de frangos de crescimento rápido, incluindo alguns dos concorrentes diretos do Lidl. Mas o Lidl recusa-se a assumir o mesmo compromisso, pelo que agimos.

Só na Alemanha, país onde o Lidl foi fundado, ocorreram mais de 30 protestos em um mês. Outros protestos foram realizados na Itália e no Reino Unido e mais ações serão tomadas em 2023.

Os maiores momentos de 2023 para os animais

Os maiores momentos de 2023 ainda não foram escritos e precisamos do seu apoio para ajudar os animais que são maltratados e negligenciados em todo o mundo.

Faça uma resolução para ajudar os animais em 2023 fazendo uma doação agora mesmo.

No momento, todas as doações feitas para a Animal Equality estão sendo dobradas até 31 de dezembro. Isso significa que você pode doar em dobro para ajudar os animais, mas sem nenhum custo extra para você. Veja como funciona:

Você faz uma doação.

Um doador generoso (que decidiu permanecer anônimo) fará a mesma doação para a Animal Equality.

Por exemplo:

Você faz uma doação de R$ 50.

O doador fará a mesma doação de R$ 50.

Um total de R$ 100 será doado para ajudar os animais.

Tudo isso sem nenhum custo extra para você!

Você pode escolher qualquer quantia. Todas as doações serão dobradas.


Últimas notícias
março 25, 2024

Em colaboração com a Animal Equality, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL) apresentou na semana passada dois projetos de lei para proteger os direitos dos animais na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil. O projeto de lei (PL) 783/2024 tem como objetivo proibir a matança de pintinhos machos. O…
março 5, 2024

Hoje, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estão cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados anos atrás por se…
fevereiro 28, 2024

A Animal Equality está apoiando uma iniciativa da Mercy For Animals, Alianima, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Proteção Animal Mundial, Princípio Animal, entre outras entidades e representantes da causa animal no Brasil, que encaminharam nesta semana ao Senado Federal uma carta pedindo urgência na tramitação e aprovação do…