Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality organizou audiência na ALESP para discutir os problemas da exportação de animais vivos

junho 30, 2023

O debate reuniu especialistas que discutiram o sofrimento animal, o impacto ambiental e os prejuízos econômicos decorrentes dessa atividade

A Animal Equality, em parceria com o Deputado Estadual Carlos Giannazi, organizou uma audiência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) para discutir os prejuízos socioambientais do transporte de animais vivos e os riscos associados à exportação desses animais nos portos brasileiros. Durante o evento, que ocorreu na última terça-feira (27), foram revelados dados alarmantes sobre o impacto negativo dessa prática.

Organizações de proteção animal têm documentado e denunciado amplamente os diversos problemas de bem-estar animal relacionados a essa prática, como longas jornadas de transporte por rodovias e via marítima, falta de cuidados veterinários adequados, alimentação e hidratação insuficiente ou inadequada, confinamento extremo e condições ambientais extremas a bordo dos navios.

Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil

No Estado de São Paulo, entre 2013 e 2022, a exportação de animais vivos contribuiu com menos de 0,001% para o PIB estadual e representou apenas 0,05% do total de exportações paulistas. Além disso, navios que transportam animais vivos têm o dobro de chances de naufragar em comparação com outras embarcações. Essas informações foram compartilhadas por George Sturaro, Gerente de Investigações da Mercy For Animals (MFA), durante a audiência.

Além do deputado Giannazi, George Sturaro e Carla Lettieri, outros especialistas compuseram a mesa de debates: o ex-deputado estadual e autor do PL 31/2018, Feliciano Filho; da Diretora Diretora Técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vânia Nunes; a advogada, ativista e empresária, Leticia Filpi; e a Gerente de Campanhas na Sociedade Vegetariana Brasileira, Michelle Letran.

Durante a sessão, foram abordados também outros temas como o Projeto de Lei 13/2018, que propõe o fim do transporte de animais vivos para exportação, além de outras propostas legislativas em tramitação na ALESP, como a rotulagem obrigatória em produtos de origem animal e as proibições do descarte de bezerros e da trituração de pintinhos.

A Animal Equality, além de seu engajamento junto ao legislativo para a criação de leis que protejam os animais, incentiva ações individuais em prol da maior proteção animal. Reduzir ou eliminar o consumo de carne, leite e ovos são algumas das iniciativas que a organização promove, visando um futuro mais compassivo para os animais.


Últimas notícias
agosto 25, 2025

Na última semana, pedimos oficialmente que o Programa MasterChef elimine o foie gras de suas competições no país. A carta foi enviada à CEO, Nani Freitas, e ao Vice-Presidente de Conteúdo e Criação, Allan Lico, da Endemol Shine, produtora responsável pelo programa MasterChef Brasil.  Reforçamos o pedido em suas redes…
agosto 19, 2025

A Animal Equality marcou presença em um evento estratégico com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para debater pautas relevantes para a COP30, destacando os impactos negativos do Acordo Mercosul–União Europeia. Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil, reforçou a importância de levar a discussão sobre o Acordo…
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…