Achamos que você está nos Estados Unidos, que tem sua própria versão em português do site.

Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Senado Mexicano Aprova Lei de Alimentação Adequada e Sustentável

setembro 22, 2023
mesa com comida vegana

A aprovação da Lei Geral da Alimentação Adequada e Sustentável é um passo fundamental para um futuro em que a alimentação seja sustentável, saudável para as pessoas e compassiva para com os animais.

Nesta semana, no dia 19 de setembro, o México deu um passo crucial em direção à nutrição adequada e sustentável com a aprovação do Parecer das Comissões Unidas de Desenvolvimento e Bem-Estar Social e de Estudos Legislativos.

Esta conquista é o resultado de um esforço legislativo de dois anos, no qual a Animal Equality, em colaboração com a Food Alliance e a Climate Action, trabalhou em conjunto com a senadora Nancy De la Sierra Arámburo para propor um projeto de lei. Esta iniciativa foi uma das duas apresentadas e regulamentadas. 

Com 98 votos a favor, 0 abstenções e 0 contra, a primeira Lei Geral de Alimentação Adequada e Sustentável no México é aprovada na geral e passa para a Câmara dos Deputados.

A Lei aprovada exige ainda maiores definições sobre a sustentabilidade na produção alimentar, com foco no respeito pela biodiversidade, na equidade social e económica e no acesso aos alimentos para as gerações presentes e futuras. Nesse mesmo sentido, foram geradas as bases para estabelecer princípios norteadores das políticas alimentares, como a autossuficiência na produção de componentes alimentares e a sustentabilidade ambiental.

Além disso, é criado o Comitê de Avaliação da Política Alimentar para medir e analisar os resultados das políticas públicas e dos programas sociais relacionados à alimentação. Este avanço marca um passo significativo em direção a um futuro mais sustentável e saudável para o México.

A iniciativa que promovemos tem foco em um modelo alimentar que prioriza o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, ao mesmo tempo que reduz significativamente o consumo de produtos de origem animal. O objetivo é aumentar a conscientização sobre a redução da poluição e a sustentabilidade da cadeia de produção de alimentos.

Embora o modelo alimentar não tenha sido incorporado na sua totalidade neste parecer, reconhecemos o progresso e a necessidade urgente de ter legislação sobre alimentação para garantir a nutrição da população. É igualmente importante considerar os atuais modelos de produção e fatores na indústria alimentar, que levantam questões de bem-estar animal, ambientais e de saúde.

Por esta razão, comemoramos a aprovação desta Lei e continuaremos trabalhando legislativamente para que o marco regulatório do México reconheça a importância de uma alimentação sustentável, nutritiva e compassiva para os animais .

Procuraremos trabalhar em programas de redução de proteínas animais para aumentar as proteínas vegetais em todos os níveis de governo.

Implicações da alimentação sustentável

A nutrição sustentável tem um impacto direto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente na Ação Climática (ODS 13), na Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e na Produção e Consumo Responsáveis ​​(ODS 12). Contudo, a solução não se limita apenas ao aumento da produção agrícola; deve considerar a demografia, os hábitos alimentares, os sistemas de produção, o impacto ambiental e os serviços ecossistémicos.

No domínio da saúde, os dados refletem desafios significativos na segurança alimentar, na obesidade infantil e na desnutrição crónica no México. A alimentação sustentável procura abordar estas questões sendo culturalmente aceitável, economicamente justa, acessível e nutricionalmente adequada, protegendo ao mesmo tempo a biodiversidade e os ecossistemas.

Nossos esforços legislativos no México

A Animal Equality trabalha incansavelmente para transformar o sistema alimentar, promovendo a alimentação sustentável, ética e nutritiva que beneficia os animais, as pessoas e o meio ambiente.

A iniciativa que promovemos apresentou um modelo de alimentação que prioriza o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, ao mesmo tempo que reduz significativamente o consumo de produtos de origem animal; uma vez que a elevada procura de produtos de origem animal não é sustentável, e o México deve juntar-se a outras nações neste caminho rumo a uma alimentação mais respeitosa e justa.

A aprovação da Lei Geral da Alimentação Adequada e Sustentável é um testemunho do nosso compromisso com um futuro em que a alimentação seja um ato de responsabilidade para com a nossa saúde, o nosso planeta e todos os seres vivos, incluindo os animais das explorações agrícolas. Esta lei nos aproxima um passo de um futuro onde as nossas escolhas alimentares reflitam a nossa compaixão pelos animais e o cuidado com o mundo que partilhamos.

Dulce Ramírez, Vice-pPesidente para a América Latina e Diretora Executiva no México, Animal Equality

Próximos passos

Esta proposta de lei, se aprovada na Câmara dos Deputados, estabelecerá as bases e critérios mínimos que devem ser atendidos para promover e fomentar um sistema alimentar mais sustentável, que permita aos legisladores dos entes federativos legislar sobre a matéria com base nela.

Enquanto uma proposta de lei como essa ainda não é aprovada no Brasil, veja o que você pode fazer para ajudar os animais

A partir de hoje você pode começar a experimentar uma alimentação mais sustentável e amiga dos animais. Escolher ingredientes de origem vegetal é uma das formas mais rápidas e eficazes de agir. Você tem o poder de decidir reduzir ou eliminar o consumo de carne, laticínios e ovos para construir um futuro melhor para todos. Clique no botão a seguir e baixe receitas incríveis com as quais você descobrirá como é simples e delicioso.

DEFENDA OS DESPROTEGIDOS

Cientistas confirmaram: peixes possuem ricas conexões emocionais e a capacidade de sentir. Proteja estes animais escolhendo opções alimentares à base de plantas.


Últimas notícias
março 10, 2025

O governo holandês anunciou que o descarte de pintinhos machos na indústria de ovos será proibido até 2026 e apresentou um cronograma para acabar com essa prática.  Com essa decisão, a Holanda se junta à Itália, França e Alemanha no grupo de países que proibiram a matança de pintinhos machos…
fevereiro 11, 2025

Após negociações com a Animal Equality, a Accor Américas anunciou o compromisso público de eliminar o descarte de pintinhos machos em sua cadeia de fornecimento assim que houver uma tecnologia comercialmente disponível e economicamente viável. Com essa medida, a Accor impactará diretamente cerca de 1.548.000 pintinhos machos apenas no…
dezembro 23, 2024

Desde 2013, a Animal Equality denunciou publicamente mais de 12 casos de maus-tratos a ovelhas e cordeiros no México, Reino Unido, Espanha e Itália. O que documentamos sobre o confinamento desses animais em fazendas, no transporte e no abate em matadouros, nos permite identificar que esses animais preferem estar…