Animal Equality realiza protesto contra o Delta Supermercados
No último sábado, 30 de setembro, a Animal Equality, juntamente com seus voluntários e ativistas pelos direitos animais, realizaram um protesto contra a rede de supermercados Delta, na cidade de Piracicaba-SP. O motivo do protesto foi a recusa da empresa em assumir um compromisso para banir a venda de ovos de galinhas confinadas em gaiolas.
A criação de galinhas em gaiolas representa uma situação cruel para esses animais. Em tais condições, cada galinha é confinada em um espaço equivalente a metade de uma folha de caderno, privando-as da liberdade de caminhar poucos passos ou abrir suas asas. Além disso, elas são incapazes de manifestar comportamentos naturais da espécie, como ciscar, empoleirar e botar ovos em ninhos. Esse ambiente de restrição constante gera um elevado nível de estresse e sofrimento nas aves, o que pode ter um impacto direto na qualidade dos ovos produzidos. Animais estressados são mais propensos a se tornarem imunodeprimidos, aumentando a probabilidade de liberarem patógenos, como a salmonela, nos ovos. Estudos científicos demonstraram que ovos provenientes de sistemas de gaiolas têm uma maior probabilidade de conter salmonela em comparação com ovos de sistemas livres de gaiolas.
Os ativistas marcaram presença em três lojas da rede Delta e outros pontos da cidade, portando banners, cartazes e panfletos que explicavam a importância do Delta adotar esse compromisso. O protesto teve início durante a manhã e se estendeu até o final da tarde, com manifestações pacíficas e conscientização pública sobre a situação das galinhas em gaiolas.
Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil, destacou que a organização tem tentado negociar esse compromisso com o Delta nos últimos dois anos, sem sucesso. Há dois meses, a Animal Equality iniciou uma campanha pública pedindo ao Delta que assumisse a responsabilidade com a sociedade e com os animais, porém, até o momento, a rede de supermercados não respondeu aos apelos dos consumidores e ativistas. Clique aqui para ver a campanha e assinar a petição.
Carla ressaltou que no Brasil, 192 empresas já assumiram esse compromisso e o Delta tem plenas condições de ser a próxima a aderir a essa importante causa. O supermercado já oferece uma quantidade significativa de ovos livres de gaiolas com mínima diferença de preço entre os ovos de gaiolas e os livres de gaiolas.
A Animal Equality está disposta a dialogar com a Delta para que esse compromisso seja firmado. Estamos confiantes de que o Delta, como uma empresa líder do seu porte, pode desempenhar um papel fundamental na promoção do bem-estar animal e na construção de um futuro mais ético para nossa sociedade.
Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil
A Animal Equality e os ativistas continuarão a pressionar a Delta até que a rede de supermercados assuma um compromisso claro de banir a venda de ovos de galinhas confinadas em gaiolas.
COMO VOCÊ PODE AJUDAR OS ANIMAIS
É de extrema importância que empresas, como a Delta, se comprometam a banir ovos de gaiolas de sua cadeia de abastecimento. No entanto, a melhor forma de proteger os animais vai além disso: está em nossas escolhas diárias. Reduzir ou eliminar o consumo de carne, leite e ovos é uma maneira poderosa de contribuir para a redução do sofrimento animal.
Uma alimentação baseada em plantas não apenas ajuda a prevenir a exploração animal, mas também traz benefícios significativos para a nossa saúde e para o meio ambiente. Além de oferecer inúmeras opções deliciosas, como as que estão no nosso ebook de receitas, clique aqui para baixar.
Vamos juntos fazer a diferença, escolhendo conscientemente o que colocamos em nossos pratos!
PROMOVA A COMPAIXÃO
Como uma mãe, galinhas defenderão seus pintinhos a todo custo. Apoie o amor de uma mãe ao substituir ovos em suas refeições por opções à base de plantas.