Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Porcas em gaiolas: nova investigação da Animal Equality

outubro 4, 2023 Atualizado: janeiro 20, 2025

Animal Equality mostra a crueldade das gaiolas de porcas e das mutilações de leitões em fazendas na Espanha.

Com imagens inéditas, a investigação “Engaioladas”, apresentada e narrada pela atriz espanhola Lola Rodríguez, mostra o que esse sistema de gaiolas, representativo da suinocultura mundial, significa para os animais. 

Os vídeos e fotografias obtidos pela equipa de investigação não deixam dúvidas de que os animais são maltratados ao longo da vida.

Entre as principais descobertas documentadas estão:

  • Gaiolas de gestação e de maternidade: são um problema para o bem-estar para as porcas porque limitam a sua mobilidade, não permitem a termorregulação, causam problemas de saúde e muito estresse;
  • Procedimentos dolorosos: filmamos leitões com o rabo cortado, além de encontrarmos restos de rabo em recipientes e no chão. Num recipiente também encontramos testículos, os porcos são castrados sem medicamentos para controle da dor; 
  • Problemas de saúde: crescimentos anormais no abdômen, escoriações na pele, arranhões de gravidade variável, útero e ânus com prolapso, úberes e órgãos genitais inchados, com pus e/ou sangue, claudicação, bem como leitões presos no canal uterino devido a problemas durante o parto;
  • Mortalidade: leitões mortos nas gaiolas de parição, entre fezes, placenta e leitões vivos, havia um cadáver inchado na caixa d’água perto das gaiolas, outro deitado na frente de uma gaiola, além de carrinhos de mão cheios de leitões e fetos mortos.

ASSISTA AO VÍDEO DA INVESTIGAÇÃO:

Porcas em gaiolas no Brasil

No Brasil, a situação das porcas é ainda mais angustiante. Ao contrário das porcas na Espanha, que passam apenas o primeiro mês de gestação em gaiolas, aqui, as porcas permanecem confinadas em gaiolas minúsculas durante todo o período gestacional. Após quase quatro meses nesses espaços apertados, elas são imediatamente transferidas para gaiolas de maternidade, onde passam mais um mês. No desmame, após a triste separação de seus filhotes, elas retornam às gaiolas de gestação para serem inseminadas novamente, e esse ciclo cruel se repete até que seus corpos fiquem exaustos com tantos partos. Nesse ponto, elas deixam de ser lucrativas e são enviadas para o matadouro.

AJUDE AS PORCAS

Convidamos você a assistir a nossa investigação para compreender as condições dessas gaiolas. Temos certeza de que as imagens despertarão compaixão pelas porcas, mostrando como uma alimentação vegana se torna a melhor escolha para defender os animais.

Nós temos muito conteúdo para te inspirar a iniciar uma jornada mais compassiva, com uma alimentação saborosa, nutritiva e mais ética. Clique aqui e conhece o site do Love Veg.

NUTRA A CURIOSIDADE

Porcos são animais altamente sociais que são considerados mais espertos do que cães. Você pode proteger estes inteligentes seres simplesmente escolhendo alternativas à base de plantas.


Últimas notícias
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 1, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…