Porcas em gaiolas: nova investigação da Animal Equality
Animal Equality mostra a crueldade das gaiolas de porcas e das mutilações de leitões em fazendas na Espanha.
Com imagens inéditas, a investigação “Engaioladas”, apresentada e narrada pela atriz espanhola Lola Rodríguez, mostra o que esse sistema de gaiolas, representativo da suinocultura mundial, significa para os animais.
Os vídeos e fotografias obtidos pela equipa de investigação não deixam dúvidas de que os animais são maltratados ao longo da vida.
Entre as principais descobertas documentadas estão:
- Gaiolas de gestação e de maternidade: são um problema para o bem-estar para as porcas porque limitam a sua mobilidade, não permitem a termorregulação, causam problemas de saúde e muito estresse;
- Procedimentos dolorosos: filmamos leitões com o rabo cortado, além de encontrarmos restos de rabo em recipientes e no chão. Num recipiente também encontramos testículos, os porcos são castrados sem medicamentos para controle da dor;
- Problemas de saúde: crescimentos anormais no abdômen, escoriações na pele, arranhões de gravidade variável, útero e ânus com prolapso, úberes e órgãos genitais inchados, com pus e/ou sangue, claudicação, bem como leitões presos no canal uterino devido a problemas durante o parto;
- Mortalidade: leitões mortos nas gaiolas de parição, entre fezes, placenta e leitões vivos, havia um cadáver inchado na caixa d’água perto das gaiolas, outro deitado na frente de uma gaiola, além de carrinhos de mão cheios de leitões e fetos mortos.
ASSISTA AO VÍDEO DA INVESTIGAÇÃO:
Porcas em gaiolas no Brasil
No Brasil, a situação das porcas é ainda mais angustiante. Ao contrário das porcas na Espanha, que passam apenas o primeiro mês de gestação em gaiolas, aqui, as porcas permanecem confinadas em gaiolas minúsculas durante todo o período gestacional. Após quase quatro meses nesses espaços apertados, elas são imediatamente transferidas para gaiolas de maternidade, onde passam mais um mês. No desmame, após a triste separação de seus filhotes, elas retornam às gaiolas de gestação para serem inseminadas novamente, e esse ciclo cruel se repete até que seus corpos fiquem exaustos com tantos partos. Nesse ponto, elas deixam de ser lucrativas e são enviadas para o matadouro.
AJUDE AS PORCAS
Convidamos você a assistir a nossa investigação para compreender as condições dessas gaiolas. Temos certeza de que as imagens despertarão compaixão pelas porcas, mostrando como uma alimentação vegana se torna a melhor escolha para defender os animais.
Nós temos muito conteúdo para te inspirar a iniciar uma jornada mais compassiva, com uma alimentação saborosa, nutritiva e mais ética. Clique aqui e conhece o site do Love Veg.
NUTRA A CURIOSIDADE
Porcos são animais altamente sociais que são considerados mais espertos do que cães. Você pode proteger estes inteligentes seres simplesmente escolhendo alternativas à base de plantas.