Maior administradora de hotéis da América do Sul se compromete a banir ovos de galinhas criadas em gaiolas
A transição tem potencial para impactar a vida de mais de 2.7 milhões galinhas, impulsionando a conscientização de consumidores, fornecedores e de toda sociedade
Em compromisso publicado nesta semana, o grupo de hospitalidade Atlantica Hotels oficializou seu comprometimento com a Animal Equality e a sociedade civil de utilizar ovos, tanto processados como in natura, exclusivamente provenientes de sistemas livres de gaiolas. A transição para o novo modelo deve estar concluída até 2026 e é válida para todas as suas unidades.
Como mais um passo em prol do meio ambiente e da causa animal, essa ação faz parte do Aja pelo Planeta, uma das frentes do Aja, o programa ESG da Atlantica. Levando em conta o tamanho da sua cadeia de fornecimento, o compromisso adotado pela Atlantica tem o potencial de impactar a vida de mais de 2.700.000 galinhas. Em sua publicação, a empresa ainda reforça a importância dessa política para redes de hotéis, mencionando a maior segurança alimentar para os hóspedes e a solidificação da reputação dos empreendimentos.
É válido salientar que aves criadas em gaiolas vivem em ambientes tão restritos que não conseguem abrir suas asas, além de serem impedidas de praticar seus hábitos mais naturais, como tomar banhos de areia, ciscar ou mesmo se empoleirar e construir ninhos. O estresse do confinamento é tanto que muitas vezes gera hábitos como automutilação e canibalismo, levando os produtores a cruel prática de cortar seus bicos sensíveis sem qualquer medicamento para controle da dor.
A Diretora Executiva da Animal Equality, Carla Lettieri, informou que esse compromisso é um grande avanço para o bem-estar animal. “Mais de 95% das galinhas vivem em gaiolas no Brasil, nestes casos elas passam a vida em um espaço equivalente ao tamanho de uma folha de caderno. Um compromisso com este número de animais impactados é de extrema relevância, pois serve, inclusive, de exemplo para que outras empresas do setor”.
PROMOVA A COMPAIXÃO
Como uma mãe, galinhas defenderão seus pintinhos a todo custo. Apoie o amor de uma mãe ao substituir ovos em suas refeições por opções à base de plantas.