Investigação: a indústria de ovos na Índia
Entre julho e setembro de 2023, os investigadores da Animal Equality filmaram 19 fazendas de ovos em toda a Índia. Os investigadores documentaram:
- Quatro a oito galinhas confinadas em gaiolas não maiores que duas folhas de caderno, pisoteando umas às outras enquanto tentam procurar espaço.
- Galinhas com patas machucadas, rachadas e deformadas por ficarem no chão de arame das gaiolas.
- Enorme acumulo de fazes/excretas.
- Galinhas com perda de penas e ferimentos devido ao atrito nos arames da gaiolas.
- Alta concentração de amônia, por causa do acúmulo de fezes.
- Galinhas doentes deixadas para morrer de forma lenta e agonizante, sem cuidados médicos.
Para mostrar que os sistemas sem gaiolas são possíveis, a Animal Equalit na Índia usa como referência a recente proibição de gaiolas na Europa.
Muitas empresas de alimentos começaram a adquirir ovos de fazendas sem gaiolas, e alguns produtores de ovos também começaram a expandir suas instalações sem gaiolas. Isto prova que esta iniciativa veio para ficar. Agora, só esperamos que o governo também apoie esta iniciativa, eliminando gradualmente as gaiolas.
Amruta Ubale, Diretora Executiva da Animal Equality na Índia
Fim das gaiolas no Brasil
Temos feito algo bem semelhante aqui no Brasil, com a campanha Brasil Sem Gaiolas. Essa campanha tem como objetivo apoiar o projeto de lei 5092/2023, que visa proibir o uso de gaiolas em fazendas que criam animais para consumo humano, como é o caso das galinhas que produzem ovos.
Para saber mais sobre essa campanha, que é um movimento criado pela Animal Equality, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a Proteção Animal Mundial, acesso o site da campanha clicando no botão abaixo:
Salve as galinhas substituindo o ovo por alimentos vegetais
Nunca foi tão gostoso ser vegano e nós iremos te provar. Baixe agora nosso ebook gratuito com 20 receitas sem ovos e descubra a explosão de sabores, cores e texturas que os vegetais podem nos proporcionar na culinária.