VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

A Deputada Federal Luciene Cavalcante apresentou projetos de lei junto à Animal Equality

março 25, 2024

Em colaboração com a Animal Equality, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL) apresentou na semana passada dois projetos de lei para proteger os direitos dos animais na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil.

O projeto de lei (PL) 783/2024 tem como objetivo proibir a matança de pintinhos machos. O PL propõe a implementação de tecnologias de sexagem in ovo, que permitem identificar os embriões antes da eclosão e evitar o processo de incubação dos machos, salvando a vida de aproximadamente 84 milhões de pintinhos por ano, que atualmente são triturados vivos por serem considerados inúteis para a indústria de ovos e carne.

O segundo projeto de lei, 784/2024, tem como objetivo introduzir a rotulagem obrigatória em produtos com proteína animal, para educar os consumidores sobre as práticas cruéis incorporadas na produção, como confinamento extremo, “descarte” de animais machos recém-nascidos (pintinhos e bezerros), mutilações sem medicamentos para controle da dor, entre outros. Esses projetos contaram com a colaboração de organizações de proteção animal e pesquisa, como Alianima, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Natureza Conecta, Mercy For Animals, Proteção Animal Mundial, Sinergia Animal e Welfare Footprint Project.

Os projetos de lei seguirão o processo legislativo. Se aprovado, o projeto de lei 783 impactará 84 milhões de pintinhos machos e o projeto de lei 784 impactará mais de 7 bilhões de animais criados para consumo humano.

Todos esses projetos estão alinhados com o artigo 225 da Constituição Federal e com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que define como crime a crueldade contra os animais, incluindo os animais criados para alimentação humana, como bovinos, vacas, suínos e frangos. Além disso, o PL 784 também está alinhado com o Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito do consumidor de ter informações sobre os produtos que consome – Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality no Brasil.

Nossas campanhas e resultados

A Animal Equality conseguiu mais de 180.000 assinaturas com a campanha ativa para acabar com a trituração de pintinhos machos e compromissos importantes com as empresas. A organização negocia compromissos com empresas e produtores para comprar pintainhas (nome técnico dado às fêmeas muito jovens) apenas de incubadoras que usem exclusivamente a sexagem in ovo, quando a tecnologia estiver comercialmente disponível no país. Até o momento, quatro produtores já se comprometeram, sendo eles: Korin, Planalto Ovos, Rair e Grupo Mantiqueira, o maior produtor de ovos da América do Sul. Somando os compromissos, cerca de 8 milhões de pintinhos deixarão de ser triturados vivos quando a tecnologia for adotada.

Como você pode ajudar os animais?

Milhares de pessoas uniram suas vozes como Protetores de Animais em todo o mundo, e você também pode se juntar. Junte-se a nós e receba semanalmente emails com nossas petições ativas para você assinar e impactar a vida de milhares de animais. É simples e rápido!

Você também pode baixar gratuitamente o nosso ebook com deliciosas receitas que não usam nenhum ingrediente de origem animal. Essa é a melhor forma de proteger os animais. Baixe agora e descubra como é deliciosa a alimentação vegana.


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…