VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality vai recorrer da sentença aos proprietários de fazenda investigada na Espanha

maio 28, 2024

Mais de três meses após o término do julgamento, os proprietários da fazenda documentada por Jordi Évole e a equipe de Salvados, em parceria com a Animal Equality, foram absolvidos de 14 acusações de crueldade contra animais.

A decisão do juiz absolve os Irmãos Carrasco, apesar de admitirem que os animais estavam em mau estado. O juiz considerou a possibilidade de os animais estarem em uma espécie de enfermaria recebendo cuidados e concluiu que não houve abandono generalizado, pois as imagens documentadas durante a investigação não deixam claro se a situação ocorria em toda a fazenda ou não. Além disso, o juiz determinou que a responsabilidade recaía sobre a veterinária, confirmando a solicitação da Animal Equality na época, de que ela deveria ser responsabilizada.

O Ministério Público havia solicitado a condenação dos acusados por crime contínuo de abuso de animais, argumentando que as imagens eram evidências claras e que os Irmãos Carrasco tinham a obrigação de garantir o bem-estar dos animais.

Animal Equality vai recorrer da sentença

A denúncia popular, levada pela Animal Equality, considerou comprovada a existência de indicadores claros de maus-tratos, como animais com lesões irreversíveis, caquexia, fraturas, tumores e fístulas, que comprovam que os acusados omitiram cuidados essenciais ao bem-estar animal.

A Animal Equality acusou os proprietários desta granja por 14 crimes de maus-tratos contra animais pelos quais exigimos penas de 3 anos de prisão e 9 anos de proibição de posse de animais. Após os resultados, a Animal Equality irá recorrer da decisão no julgamento dos irmãos Carrasco.

Nas palavras de Daniel Amelang, da Red Jurídica, advogado da acusação popular realizada pela Animal Equality, “esta é uma sentença agridoce. Por um lado, é positivo porque reconhece a validade das provas documentais obtidas pela Animal Equality e pela equipa dos Salvados , quando entraram na granja para fazer gravações. Além disso, a sentença afirma o que é evidente à primeira vista: que os animais nas gravações estão em más condições físicas, apresentando processos patológicos infecto-contagiosos, malformações congênitas, tumores ou abscessos volumosos e grandes hérnias”.

A parte negativa da decisão é que se avalia que é possível que os porcos estivessem em uma enfermaria, sendo cuidados e que não houve negligência generalizada. E conclui que, ao fazer isso, os donos da granja cumpriram sua posição e que a responsabilidade sobre o que fazer com os animais recaiu sobre a veterinária. Confirma-se, portanto, que a veterinária da fazenda deveria ter sido autuado, conforme solicitado pela Animal Equality na época.

O maior escândalo sobre maus-tratos contra animais em fazendas na Espanha

Javier Moreno, cofundador da Animal Equality que participou da investigação e foi testemunha do julgamento, afirmou que “naquela fazenda, todo yada a Espanha viu através do relatório de Jordi Évole o que estava acontecendo: canibalismo, animais com hérnias gigantes, animais deformados, com feridas tão grandes que nem conseguiam se mover, e que era algo generalizado por toda a fazenda, como reconheceu o próprio Jordi Évole, ou o cinegrafista de Salvados no julgamento.

Moreno acrescenta: “É muito positivo que a prova documental tenha sido admitida, pois legitima o trabalho de investigação.

AJUDE OS PORCOS

A melhor forma de proteger os animais é considerando reduzir ou eliminar o consumo de carne. Para isso, criamos um ebook com diversas receitas sem carne, que você pode baixar gratuitamente clicando no botão abaixo:


Últimas notícias
maio 28, 2024

Depois de mais de 50 anos de campanha ininterrupta, o projeto de lei que proíbe a exportação de animais vivos do Reino Unido acaba de passar pela sua fase final no Parlamento e em breve se tornará lei. Esta nova lei acabará com a exportação de vacas, ovelhas e porcos para engorda…
maio 3, 2024

Imagens investigativas da Animal Equality expõem a crueldade desenfreada na indústria de laticínios do México, que tem muitas similaridades com a do Brasil. Assista ao vídeo: Durante anos, a Animal Equality tem exposto esta indústria cruel, incluindo: Bezerros machos mortos logo após o nascimento, por serem considerados um descarte…
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…