Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Impactante fotografia da Animal Equality e Aitor Garmendia recebe menção no Siena Awards 2024

outubro 1, 2024 Atualizado: outubro 7, 2024
Porco espera na caixa de atordoamento em um matadouro em Astúrias | Aitor Garmendia / Animal Equality

A prestigiada competição internacional de fotojornalismo Siena Awards 2024 deu o reconhecimento a uma poderosa imagem capturada pelo fotojornalista Aitor Garmendia durante uma investigação da Animal Equality em matadouros da Espanha.

A fotografia, tirada em novembro de 2023 em um matadouro em Astúrias, mostra um porco em uma caixa de atordoamento, aguardando enquanto os trabalhadores realizam outras tarefas. Esse momento impactante faz parte de um extenso relatório que documenta as práticas cruéis e negligentes nos matadouros espanhóis, onde foram constatadas graves violações das normas de bem-estar animal.

A imagem recebeu uma menção na categoria “Documentário e Fotojornalismo” do concurso, destacando-se por sua crueza e capacidade de conscientizar sobre a realidade enfrentada por milhões de animais na indústria da carne. Na fotografia, intitulada “Matadouro”, o porco espera imobilizado antes de ser atordoado com pinças elétricas (eletrocussão), um processo que, por vezes, não é realizado adequadamente, prolongando o sofrimento do animal. Ao fundo, outros porcos pendem, ainda vivos, enquanto sangram lentamente, uma cena que reflete a urgência de mudanças nas práticas de abate.

Porco espera na caixa de atordoamento em um matadouro em Astúrias | Aitor Garmendia / Animal Equality

Esse reconhecimento internacional no Siena Awards reforça a importância do trabalho investigativo e visual para sensibilizar a sociedade e as instituições sobre a necessidade de mudanças urgentes na indústria da carne. Javier Moreno, cofundador da Animal Equality

Isso não apenas destaca a qualidade fotográfica de Garmendia, mas também coloca no centro do debate público as condições em que se encontram os animais nos matadouros. A Animal Equality, organização que conduziu a investigação, continua seu trabalho para expor essas realidades e exigir um tratamento mais humano para os animais, além de instar uma revisão profunda das normas não só na Europa, mas também no Brasil, sobre bem-estar animal.

Reduzir ou eliminar o consumo de produtos de origem animal contribui significativamente para acabar com o sofrimento dos animais. Visite o Love Veg e descubra uma grande variedade de receitas deliciosas e saudáveis à base de plantas.


Últimas notícias
fevereiro 19, 2025

O governo holandês anunciou que o descarte de pintinhos machos na indústria de ovos será proibido até 2026 e apresentou um cronograma para acabar com essa prática.  Com essa decisão, a Holanda se junta à Itália, França e Alemanha no grupo de países que proibiram a matança de pintinhos machos…
fevereiro 11, 2025

Após negociações com a Animal Equality, a Accor Américas anunciou o compromisso público de eliminar o descarte de pintinhos machos em sua cadeia de fornecimento assim que houver uma tecnologia comercialmente disponível e economicamente viável. Com essa medida, a Accor impactará diretamente cerca de 1.548.000 pintinhos machos apenas no…
dezembro 23, 2024

Desde 2013, a Animal Equality denunciou publicamente mais de 12 casos de maus-tratos a ovelhas e cordeiros no México, Reino Unido, Espanha e Itália. O que documentamos sobre o confinamento desses animais em fazendas, no transporte e no abate em matadouros, nos permite identificar que esses animais preferem estar…