Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

PROGRESSO! AB Mauri se compromete a banir fornecedores ligados à trituração de pintinhos machos

outubro 21, 2024
Pintinho pulando em ambiente natural
Imagem: Shutterstock
Pintinho macho em cima de uma mão

Após negociações com Animal Equality, a AB Mauri publicou o compromisso público para apoiar o banimento do descarte dos pintinhos machos em sua cadeia de fornecimento de ovos, assim que houver uma tecnologia comercialmente disponível, aplicável e economicamente viável no Brasil. A subsidiária brasileira do grupo internacional Associated British Foods (ABF) e detentora das marcas Fleischmann, Fleischmann Gran Finale, Mauri, Aromaferm, FluiDS, Sohovos, é um dos principais produtores de soluções em panificação e confeitaria, atuando nos segmentos no processamento de ovos.

 A AB Mauri também declarou que apoiará qualquer iniciativa do governo brasileiro voltada para a melhoria das condições de bem-estar animal e se comprometeu a incentivar o desenvolvimento e a viabilidade das tecnologias de sexagem in-ovo no país.  A sexagem in ovo compreende, que pode ser realizada por meio de diversas técnicas, tais como a espectrografia e a  testagem hormonal dos ovos, permite que os embriões sejam identificados antes dos embriões desenvolverem a capacidade de sentir dor, e portanto sem sofrimento. Com esse compromisso, cerca de 1.060.000 pintinhos por ano deixarão de ser sacrificados. O compromisso de banir o descarte de pintinhos machos já foi assumido pelo Grupo Mantiqueira, Granja Raiar e Korin Alimentos.

Estima-se que cerca de  84 milhões de pintinhos machos, com apenas um dia de vida, são descartados vivos anualmente no Brasil. Isso ocorre porque os machos não produzem ovos e também não são atraentes para a indústria de frangos, já que não têm o mesmo desempenho e características das linhagens criadas para a produção de carne. Dessa forma, os incubatórios que produzem esses animais vendem apenas as fêmeas para as granjas e “descartam” os machos. O descarte de resíduos animais pode causar graves danos ambientais, como a contaminação do solo, da água e do ar, além de ser um importante fator de risco microbiológico, que pode infectar animais e humanos.

A tecnologia de sexagem in-ovo já está comercialmente disponível em alguns países europeus, como na Alemanha, Itália e França, mas ainda não chegou ao Brasil. Ela é capaz de identificar o sexo do embrião ainda dentro do ovo. Dessa forma, ovos de embriões machos são retirados do processo de incubação, não gerando pintinhos machos e eliminando a necessidade de sacrifício.

Além do trabalho com empresas, a Animal Equality também trabalha ativamente no âmbito legislativo, com dois projetos de lei protocolados que visam proibir o descarte de pintinhos machos no Brasil (O PL 783/24 e o PL 410/2023). Na semana passada, dia 9 de Outubro, o PL 783/24 foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, marcando um passo importante para a proteção dos animais no país.

Nós também lançamos um relatório detalhado sobre o descarte dos pintinhos machos, expondo os impactos éticos e ambientais dessa prática. O relatório aborda a necessidade de se investir em tecnologias alternativas, como a sexagem in-ovo, e destaca os benefícios de sua implementação para o bem-estar animal. O relatório pode ser acessado no site da petição que lançamos para pedir ao Ministério da Agricultura que implemente um plano para incorporar a tecnologia da sexagem in ovo e por fim à trituração no Brasil. Até o momento a petição já alcançou 190.000 assinaturas.

E se você quer proteger os animais, experimente diminuir ou retirar os ovos e animais de sua alimentação. Com o nosso programa gratuito Love Veg, você tem acesso a várias receitas livres de crueldade animal, clicando aqui.

POUPE AS FAMÍLIAS

Um pintinho reconhece a voz e traços de sua mãe logo após nascer. Você pode defender estes laços familiares quando opta por substituir ovos por alternativas à base de plantas.


Últimas notícias
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 1, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…