Porcos são mortos cruelmente em matadouro na Itália
A Animal Equality apresentou uma denúncia contra a empresa Belli na Itália pelos atos cruéis documentados dentro de seu matadouro.
Entre 2023 e 2024, a equipe de investigação da Animal Equality na Itália documentou o que ocorre no matadouro da empresa Belli, localizado na província de Cremona, onde milhares de porcos são mortos todos os anos. Por meio de uma câmera oculta, registramos práticas cruéis contra os animais.
As irregularidades documentadas
Durante a investigação no matadouro Belli, filmamos maus-tratos contínuos e repetidos por parte dos funcionários, colocando em risco a integridade física e psicológica dos animais.
Em particular, vários porcos foram forçados a entrar juntos na caixa de insensibilização, projetada para comportar apenas um animal. Os funcionários golpearam os porcos que não entravam rápido o suficiente, batendo-os contra a porta metálica da caixa.
Além disso, as imagens mostram porcos conscientes tentando se manter em pé após a insensibilização elétrica e o corte da garganta. Esses animais foram filmados enquanto respiravam, piscavam e gritavam de dor, movendo-se pela esteira transportadora do matadouro. Em outro caso, um trabalhador segurou um porco que, gritando, lutava para se manter em pé após ter sua garganta cortada duas vezes.
Isso significa que, enquanto eram mortos, os porcos podiam perceber todo o sofrimento causado pelo degolamento. O veterinário italiano Enrico Moriconi explicou os sinais que indicavam que os porcos sofriam durante o abate.
A opinião do veterinário
O veterinário e ex-Defensor dos Direitos Animais da Região de Piemonte, Enrico Moriconi, analisou os vídeos e declarou:
“No matadouro, as práticas realizadas causavam sofrimento aos animais, induzido pelo comportamento voluntário dos funcionários, que não se preocupavam em verificar os sinais de sofrimento nos animais e, portanto, não os interrompiam, como poderiam ter feito. Pelo contrário, continuavam suas tarefas. O matadouro apresentava situações em que era evidente o sofrimento dos animais, sendo importante destacar que as normas relacionadas à prática determinam expressamente seguir procedimentos que excluam o sofrimento dos animais”, afirmou Moriconi.
De acordo com a lei de bem-estar animal, provocar dor, angústia ou sofrimento evitável são atos que constituem a base para a acusação penal de “tratamento cruel”.
— Enrico Moriconi, veterinário
Animal Equality toma medidas legais
Com base nas práticas de manejo, insensibilização e abate documentadas, a Animal Equality apresentou uma denúncia contra a empresa Belli, com o apoio do advogado Glauco Gasperini.
No entanto, as imagens coletadas em Cremona não devem ser vistas como um caso isolado. Como temos documentado ao longo de muitos anos de investigações, as leis que proíbem maus-tratos e sofrimento desnecessário aos animais nos matadouros não são respeitadas. Pelo contrário, a indústria pecuária explora sistematicamente os animais, tratando-os como mercadorias para maximizar os lucros.
Para acabar com os maus-tratos extremos contra os animais, pedimos que os controles dentro dos matadouros sejam reforçados e que aqueles que infringirem as leis vigentes contra a crueldade animal sejam devidamente sancionados.
Multiplique seu impacto contra a crueldade
Ao doar para a Animal Equality, você nos permite continuar documentando o que acontece na indústria que cria e mata animais para consumo, além de exigir sanções mais severas contra quem maltrata os animais cruelmente nos matadouros. Até 31 de dezembro de 2024, todas as doações serão dobradas graças a um aliado generoso!
Doe pelo PIX: CNPJ 29.315.056/0001-17 (Banco Itaú)
Para doações por cartão de crédito ou recorrentes, clique no botão abaixo.
NUTRA A CURIOSIDADE
Porcos são animais altamente sociais que são considerados mais espertos do que cães. Você pode proteger estes inteligentes seres simplesmente escolhendo alternativas à base de plantas.