Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality lança nova investigação sobre lei do autocontrole

dezembro 17, 2024 Atualizado: dezembro 26, 2024

A Animal Equality Brasil lançou hoje uma nova investigação que expõe os graves riscos associados à Lei do Autocontrole (Lei 14.515/2022), aprovada há dois anos. Com imagens inéditas captadas em matadouros localizados no interior de São Paulo, a investigação revela falhas significativas na fiscalização e inspeção dos frigoríficos, evidenciando que a ausência de supervisão governamental resulta em violações do bem-estar animal e dos protocolos sanitários, colocando em risco tanto os animais quanto a saúde pública. Em 2022 a Animal Equality já havia lançado uma investigação alertando sobre os problemas em se aprovar a lei do autocontrole, na ocasião haviam sido investigados matadouros no estado do Pará e de Minas Gerais. 

A Lei do Autocontrole transfere a responsabilidade da fiscalização dos frigoríficos para agentes privados, ou seja, os frigoríficos podem se autofiscalizar. Desta forma, a ausência de fiscalização efetiva permite que os frigoríficos operem sem supervisão, o que facilita a ocorrência de fraudes, aumenta a vulnerabilidade a zoonoses e contaminações alimentares, e agrava os maus-tratos animais. Como demonstrado em investigações anteriores realizadas pela Animal Equality, sem a presença de fiscais governamentais, os padrões mínimos de bem-estar animal durante o pré-abate e abate são ignorados, expondo milhões de animais a condições ainda mais cruéis.

Os resultados dessa nova investigação deixam claro que a Lei do Autocontrole não protege o bem-estar animal e a saúde pública. Ao transferir a responsabilidade de fiscalização para agentes privados, estamos assistindo ao enfraquecimento dos mecanismos de controle, expondo os animais a maus-tratos e colocando os consumidores em risco. É essencial que a sociedade pressione as autoridades para corrigir essa grave falha legislativa antes que os impactos se tornem irreversíveis. – Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil

Ações da Animal Equality Contra a Lei do Autocontrole

Desde 2022, a Animal Equality tem trabalhado incansavelmente para alertar a sociedade e as autoridades sobre os perigos dessa legislação. Entre as principais ações da organização estão:

  • Investigações contínuas: Imagens de matadouros em três estados diferentes mostraram em 2022 e 2024 que a ausência de fiscais leva a graves violações de bem-estar animal.
  • Mobilização social: A organização reuniu 58 mil assinaturas em uma petição pública e enviou cartas assinadas por 38 organizações para deputados e senadores, alertando sobre os impactos negativos da Lei do Autocontrole.
  • Incidência política: A Animal Equality participou de audiências públicas e debates no Senado, além de enviar notas técnicas ao governo federal. A aprovação da lei foi adiada por seis meses, o que, apesar de representar um avanço, ainda não foi suficiente para corrigir os problemas desta nova lei.

Além disso, a organização participa como amicus curiae em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Supremo Tribunal Federal (STF), que busca reverter os impactos negativos da lei sobre a saúde dos trabalhadores, protocolada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins (CNTA).

A Transição Alimentar: Uma Solução para o Futuro

A Animal Equality convida a sociedade a se engajar na luta contra a Lei do Autocontrole e apoiar uma mudança fundamental em nossas práticas alimentares. A transição alimentar para uma alimentação baseada em vegetais não é apenas uma maneira de proteger os animais e o meio ambiente, mas também uma forma de reduzir os riscos à saúde pública e combater a crueldade nos sistemas alimentares. Baixe agora nosso ebook de receitas veganas:


Últimas notícias
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 1, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…