Doando hoje, você ajudará o dobro de animais. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

A história da ovelha que guia cordeiros ao matadouro

dezembro 23, 2024
Ovelha que guia os cordeiros ao abate Ovelha que guia os cordeiros ao abate

Desde 2013, a Animal Equality denunciou publicamente mais de 12 casos de maus-tratos a ovelhas e cordeiros no México, Reino Unido, Espanha e Itália.

O que documentamos sobre o confinamento desses animais em fazendas, no transporte e no abate em matadouros, nos permite identificar que esses animais preferem estar juntos, pois assim se sentem mais seguros diante das condições estressantes, e a indústria também sabe disso.

Apesar da indústria geralmente minimizar o fato de que os animais são seres que possuem necessidades emocionais e sociais, eles decidiram explorar essas necessidades para manipulá-los.

Um exemplo perfeito disso é a chamada “ovelha guia”, que é usada em alguns matadouros, como o que documentamos, para conquistar a confiança dos cordeirinhos e levá-los até a área onde serão mortos.

Os cordeiros assustados seguem a ovelha até o espaço onde os funcionários do matadouro os moverão para o abate.
Os cordeiros assustados seguem a ovelha até o espaço onde os funcionários do matadouro os moverão para o abate.

Qual é a característica de uma ovelha guia?
Ao contrário de outras ovelhas criadas para obter lucro diretamente do abate, a principal característica da vida das ovelhas guia é que elas são treinadas pelos humanos para enganar os cordeiros. Depois de algum tempo executando essa função, elas também são abatidas.
A indústria às vezes as chama de “ovelha Judas”, para dar a impressão de que ela decide trair os cordeirinhos, quando na verdade ela também é explorada.

A ovelha guia é obrigada a conduzir os cordeiros para a área de abate
A ovelha guia é obrigada a conduzir os cordeiros para a área de abate

A indústria da carne de cordeiro no Brasil
Apesar de o consumo de carne de cordeiro no Brasil ainda ser relativamente baixo, ele tem apresentado um crescimento significativo. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo aumenta cerca de 5% ao ano. Entretanto, a Embrapa alerta que os dados disponíveis estão subestimados, principalmente devido ao elevado índice de abates clandestinos, que dificulta o acompanhamento real do mercado. 

Atualmente, o Brasil tem 21,8 milhões de ovelhas e cordeiros, que são criados e abatidos em condições que levam esses animais ao sofrimento e intenso estresse.

Os funcionários do matadouro penduram e esfaqueiam os cordeiros, enquanto muitos deles continuam conscientes.


É contrastante a atmosfera de boas intenções, típica das festas de fim de ano, com a realidade que esses animais enfrentam.

Você pode ajudar hoje!
Você tem uma oportunidade única de ajudar os animais e seu apoio será duplicado. Para cada real que você doar, um aliado da Animal Equality duplicará seu impacto. Ou seja, se você doar R$40, esse valor se tornará R$80, sem nenhum custo adicional para você. O mesmo vale para doações recorrentes, o que significa que você criará um impacto duplo a favor dos animais durante todo o ano de 2025.

Com seu apoio, poderemos continuar trabalhando para expor práticas ocultas pela indústria, denunciar casos de maus-tratos e ilegalidade, e acabar com o sofrimento de milhões de animais criados para consumo humano, os mais invisibilizados.

Nesta época de festas, vamos estender nossa compaixão a eles. Eles precisam de nós.

Você pode fazer a doação pelo PIX CNPJ 29.315.056/0001-17 (Banco Itaú) ou para doações por cartão ou recorrentes clique no botão abaixo.  

PROTEJA A INOCÊNCIA

A complexa vida emocional dos cordeiros permite que construam fortes amizades e reconheçam expressões faciais. Proteja estes sensíveis animais optando por alternativas à base de plantas ao invés da carne.


Últimas notícias
dezembro 16, 2024

A Animal Equality Brasil lançou hoje uma nova investigação que expõe os graves riscos associados à Lei do Autocontrole (Lei 14.515/2022), aprovada há dois anos. Com imagens inéditas captadas em matadouros localizados no interior de São Paulo, a investigação revela falhas significativas na fiscalização e inspeção dos frigoríficos, evidenciando que…
dezembro 12, 2024

No último domingo, dia 8, a Avenida Paulista se transformou em palco para o poderoso protesto do Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA), organizado pela Animal Equality. O ato reuniu cerca de 150 pessoas, que se uniram para dar visibilidade à realidade cruel enfrentada pelos animais explorados pela indústria.
dezembro 12, 2024

Na última semana, a Animal Equality participou do Vegfest/AVA Summit, um dos maiores eventos dedicados ao veganismo e à proteção animal. A organização esteve presente com painéis, rodas de conversa e um estande interativo, promovendo diálogos enriquecedores e engajando o público em ações pela proteção dos animais. No estande da…