Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Holanda proíbe o descarte de pintinhos machos

fevereiro 19, 2025 Atualizado: março 10, 2025
Pintinho em uma cama de palha
Pintinho em seu ambiente natural

O governo holandês anunciou que o descarte de pintinhos machos na indústria de ovos será proibido até 2026 e apresentou um cronograma para acabar com essa prática. 

Com essa decisão, a Holanda se junta à Itália, França e Alemanha no grupo de países que proibiram a matança de pintinhos machos de apenas um dia de vida. O setor avícola holandês, a Associação de Proteção dos Animais e o Ministério da Agricultura, Pesca e Segurança Alimentar do país elaboraram um plano para garantir que, até 2026, nenhum pintinho macho seja mais morto para a produção de ovos destinados aos mercados holandês e alemão.

Segundo o governo holandês, essa proibição evitará a morte de cerca de 7 milhões de pintinhos por ano. Em sua comunicação ao Parlamento, a ministra da Agricultura, Pesca, Segurança Alimentar e Natureza, Femke Marije Wiersma, declarou:

Estou orgulhosa de ver que o setor aceitou o desafio de alcançar esse objetivo em parceria com a Associação de Proteção dos Animais e o meu ministério. Isso demonstra que o setor agrícola holandês está tomando medidas concretas para o bem-estar animal

A ministra Wiersma também afirmou que as incubadoras do país já adotaram tecnologias capazes de realizar sexagem in ovo (identificação do sexo dos embriões antes da eclosão, evitando o cruel processo de trituração dos pintinhos após o nascimento). 

A matança de pintinhos machos no Brasil 

No Brasil, a Animal Equality está na linha de frente dos projetos de lei (PL) 783/24 e 410/2023, para acabar com a matança de pintinhos no país. Em 2024, o PL federal 783/24 foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade e agora aguarda aprovação em outras comissões. Para avançar, é muito importante que a população se mobilize contra essa prática cruel. Assine nossa petição pelo fim da trituração de pintinhos no Brasil. 

Apoio à alimentação sem crueldade animal 

Na Animal Equality, também promovemos uma alimentação sem crueldade animal. Acreditamos que a transição para uma alimentação baseada em plantas não só beneficia os animais, como também melhora a saúde humana e ajuda a proteger o meio ambiente. Por meio do nosso programa Love Veg, oferecemos recursos e receitas para apoiar você em sua jornada rumo a um estilo de vida mais compassivo e sustentável.

Baixe gratuitamente nosso ebook de receitas, clicando aqui.


Últimas notícias
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 13, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…