Holanda proíbe o descarte de pintinhos machos


O governo holandês anunciou que o descarte de pintinhos machos na indústria de ovos será proibido até 2026 e apresentou um cronograma para acabar com essa prática.
Com essa decisão, a Holanda se junta à Itália, França e Alemanha no grupo de países que proibiram a matança de pintinhos machos de apenas um dia de vida. O setor avícola holandês, a Associação de Proteção dos Animais e o Ministério da Agricultura, Pesca e Segurança Alimentar do país elaboraram um plano para garantir que, até 2026, nenhum pintinho macho seja mais morto para a produção de ovos destinados aos mercados holandês e alemão.
Segundo o governo holandês, essa proibição evitará a morte de cerca de 7 milhões de pintinhos por ano. Em sua comunicação ao Parlamento, a ministra da Agricultura, Pesca, Segurança Alimentar e Natureza, Femke Marije Wiersma, declarou:
Estou orgulhosa de ver que o setor aceitou o desafio de alcançar esse objetivo em parceria com a Associação de Proteção dos Animais e o meu ministério. Isso demonstra que o setor agrícola holandês está tomando medidas concretas para o bem-estar animal
A ministra Wiersma também afirmou que as incubadoras do país já adotaram tecnologias capazes de realizar sexagem in ovo (identificação do sexo dos embriões antes da eclosão, evitando o cruel processo de trituração dos pintinhos após o nascimento).
A matança de pintinhos machos no Brasil
No Brasil, a Animal Equality está na linha de frente dos projetos de lei (PL) 783/24 e 410/2023, para acabar com a matança de pintinhos no país. Em 2024, o PL federal 783/24 foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade e agora aguarda aprovação em outras comissões. Para avançar, é muito importante que a população se mobilize contra essa prática cruel. Assine nossa petição pelo fim da trituração de pintinhos no Brasil.
Apoio à alimentação sem crueldade animal
Na Animal Equality, também promovemos uma alimentação sem crueldade animal. Acreditamos que a transição para uma alimentação baseada em plantas não só beneficia os animais, como também melhora a saúde humana e ajuda a proteger o meio ambiente. Por meio do nosso programa Love Veg, oferecemos recursos e receitas para apoiar você em sua jornada rumo a um estilo de vida mais compassivo e sustentável.
Baixe gratuitamente nosso ebook de receitas, clicando aqui.