Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Proteção animal é incorporada à Política Nacional de Combate à Emergência Climática

maio 9, 2025
Carla Lettieri representando a Animal Equality em Brasília
Diretora Executiva Carla Lettieri na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Delegação animal, a qual a Animal Equality integra, garante a inclusão de oito propostas em documento histórico da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que definirá as diretrizes ambientais do país nos próximos anos.

A proteção animal deu um passo importante na agenda ambiental do país, ao ser oficialmente incorporada às diretrizes de combate à emergência climática do país. 

O marco aconteceu durante a etapa final da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), um processo democrático e participativo que reuniu mais de 1.500 delegados de todos os estados brasileiros para definir as 100 propostas prioritárias da nova política nacional de combate à emergência climática. Carla Lettieri, diretora executiva da Animal Equality, foi uma das delegadas selecionadas para integrar a Conferência.

Entre mais de 500 propostas recebidas, oito apresentadas por representantes da causa animal foram votadas e selecionadas para entrarem no documento final — um avanço histórico para os direitos animais no Brasil.

Embora a delegação da causa animal contasse com apenas 30 representantes entre os mais de 1.500 presentes, o grupo conseguiu aprovar propostas fundamentais. Entre elas:

5.8.3.P Estabelecer políticas restritivas de importação e exportação de animais vivos, reduzindo isenções fiscais e aumentando impostos e fiscalização, que sejam direcionados a um fundo voltado à proteção com a finalidade de desestimular essa atividade e proteger a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

5.8.4.C Criar política nacional sobre os direitos dos animais, incluindo a proteção em desastres climáticos, prevendo a instituição de conselho específico paritário e fundo com dotação própria voltado para resgate, reabilitação, formação de equipes especializadas e apoio a instituições públicas e privadas envolvidas no manejo ético destes animais.

Tal proposta foi a 6ª mais votada entre todas as 100 selecionadas e entrou no grupo das 10 propostas prioritárias eleitas pelos participantes da Conferência.

Para Carla Lettieri, a aprovação das propostas representa uma mudança significativa na forma como os animais são considerados nas políticas ambientais do país. “A inclusão da causa animal nesse documento é um passo essencial para uma visão mais abrangente de justiça climática. É o reconhecimento de que o sofrimento dos animais, especialmente aqueles explorados para consumo humano, também faz parte da crise ambiental e precisa ser enfrentado com políticas públicas específicas.”, destacou.

As 100 propostas eleitas estão divididas em cinco grandes eixos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. As medidas aprovadas irão influenciar diretamente ações do governo federal, estados e municípios nos próximos anos.

Para acessar a lista completa das 100 propostas aprovadas, clique aqui.

Sobre a 5ª CNMA

Iniciada em 2024, a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) foi um processo participativo com mais de 900 conferências realizadas em 2.570 municípios. Após a análise nas etapas estaduais e distrital, 539 propostas foram priorizadas e 1.501 delegados foram eleitos para a fase nacional, realizada em Brasília de 6 a 9 de maio de 2025. No encerramento, os participantes elegeram as 100 propostas finais que irão compor a nova política nacional de combate à emergência climática.

viva gentilmente

Com grande complexidade emocional e capacidade de criar laços familiares, animais de produção precisam de proteção. Você pode construir um mundo mais gentil substituindo alimentos de origem animal por opções à base de plantas.


Últimas notícias
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 13, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…