Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality lançará relatório sobre o Acordo de Livre Comércio entre UE e Mercosul na produção animal

junho 4, 2025 Atualizado: junho 26, 2025
Vacas e bois em fazenda extensiva
Gado em pecuária extensiva

No dia 26 de junho, às 19h, a Animal Equality promoverá, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o evento “Consequências do Acordo de Livre Comércio entre União Europeia e Mercosul na Produção Animal”. A cerimônia marca o lançamento de relatório produzido pela ONG em parceria com o Eurogroup for Animals, organização de proteção animal europeia, que analisa os impactos do Acordo Mercosul-União Europeia sobre os animais explorados para consumo humano. 

O evento é organizado pelo Prof. Guilherme Assis de Almeida, da FD-USP, recebe apoio do Centro Acadêmico XI de Agosto e do Grupo de Estudos de Direito Animal da FD-USP. Voltado especialmente para estudantes e pessoas interessadas em Direito, Relações Internacionais, Medicina Veterinária, Bem-estar e Proteção Animal, Políticas Públicas e Saúde Pública, tem entrada gratuita.

Durante o encontro, serão apresentados os principais pontos do relatório e os riscos do aumento da exportação de carne dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) para a União Europeia – uma consequência prevista com a ratificação do tratado. A projeção é que essa exportação cresça em até 20%, o que representa milhões de animais a mais sendo explorados e abatidos para atender à demanda internacional.

Além dos impactos para os animais, o relatório também aponta os efeitos ambientais do tratado, como o aumento do desmatamento da Amazônia. 

Em 2023, a Animal Equality liderou uma articulação com mais de 50 organizações e especialistas em bem-estar animal, que enviaram cartas ao Parlamento Europeu e ao Governo Brasileiro solicitando a inclusão de cláusulas de bem-estar animal no protocolo adicional do acordo. Um dos principais pedidos foi a inserção da chamada “cláusula espelho”, que obrigaria os países exportadores a cumprirem os mesmos padrões de bem-estar animal exigidos na União Europeia. Apesar da pressão da sociedade civil, o tratado foi ratificado sem essas garantias, em 2024. 

O evento contará com:

  • Palestra de especialistas sobre o relatório 
  • Coffee-break vegano
  • Estande do Love Veg (programa de alimentação à base de plantas da Animal Equality), com distribuição gratuita de e-books de receitas à base de vegetais
  • Sorteio de camisetas oficiais da Animal Equality

Palestrantes confirmados:

  • Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais (PPGSD/UFF), mestre em Relações Internacionais (PUC-Rio), com formações em resolução de conflitos e gestão de mudanças.
  • Carlos Frederico – Doutor em Direito e Pós-Doutorando na FD-USP, Líder do GEDA-FDUSP, pesquisador em direitos animais e direitos humanos.
  • Ivanira Pancheri – Pós-graduada em Direito dos Animais pela Universidade de Lisboa. Mestre em Derecho Animal y Sociedad pela Universitat Autònoma de Barcelona. Autora do livro “Crime de maus-tratos a animais e abate humanitário: Análise dos principais métodos de abate na indústria de proteína animal brasileira sob o crime de maus-tratos a animais”. Coautora da obra coletiva “Direito Animal. A tutela ético-jurídica dos seres sencientes” e “Direito Animal. Os seres sencientes em juízo”. Autora do livro “Manual de Direito Animal”. Subscritora da New York Declaration of Consciousness.

Informações

Data: 26 de junho
Horário: 19h
Local: Faculdade de Direito da USP – Largo São Francisco, 95, Centro – São Paulo/SP
Auditório: Ruy Barbosa Nogueira, 2° andar prédio histórico

viva gentilmente

Com grande complexidade emocional e capacidade de criar laços familiares, animais de produção precisam de proteção. Você pode construir um mundo mais gentil substituindo alimentos de origem animal por opções à base de plantas.


Últimas notícias
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 1, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…
julho 29, 2025

A ação pressionou a Marriott International a cumprir compromisso de banir ovos de galinhas em gaiolas até 2025, foi cobrada transparência sobre os avanços da política assumida Realizamos na última semana uma ação impactante nas ruas de São Paulo, expondo a falta de compromisso da rede de hotéis de luxo…