Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality lança relatório sobre impactos do Acordo Mercosul-União Europeia para os animais em evento na USP

junho 30, 2025 Atualizado: julho 28, 2025
Lançamento do relatório UE-Mercosul
Lançamento do relatório Mercosul-UE na USP

Na última quinta-feira, 26 de junho, a Animal Equality lançou oficialmente o relatório que analisa os impactos do Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia sobre os animais explorados para consumo humano. O evento foi realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições de ensino mais prestigiadas do país.

O relatório, produzido em parceria com a organização Eurogroup for Animals, expõe os riscos do aumento da exportação de carne dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) para atender à crescente demanda do mercado europeu. 

Ela chamou atenção para a ausência de uma legislação unificada sobre bem-estar animal no Mercosul e para a grande disparidade regulatória entre os países, o que fragiliza ainda mais a proteção aos animais na região. No caso do Brasil, destacou a prevalência de práticas extremamente cruéis, como o uso de gaiolas em bateria, celas de gestação, o transporte de animais e o abate de vacas prenhas. Além disso, ressaltou que a regulamentação brasileira é fragmentada e fortemente orientada à produtividade, deixando o bem-estar animal em segundo plano.

A professora Ivanira Pancheri, especialista em direito dos animais, expôs a crueldade da indústria da carne por meio de imagens reais de abates e confinamentos, revelando o sofrimento extremo ao qual os animais são submetidos. 

O professor Carlos Frederico Ramos, doutor em Direito e pesquisador em direitos animais e humanos, destacou que os animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir dor e sofrimento. Para reforçar essa perspectiva, trouxe a célebre reflexão do filósofo Jeremy Bentham: “A questão não é se eles podem raciocinar ou falar, mas sim se podem sofrer.”

Durante o evento, a Animal Equality também fez a doação oficial do relatório para a Biblioteca da Faculdade de Direito da USP, ampliando o acesso à informação e incentivando o debate acadêmico sobre o tema.

Além das falas e da apresentação do relatório, o público também pôde visitar o estande do Love Veg, programa da Animal Equality que promove a alimentação livre de crueldade animal. Estudantes que passaram pelo local tiveram a oportunidade de experimentar receitas à base de plantas e baixar gratuitamente e-books de receitas do Love Veg. 

viva gentilmente

Com grande complexidade emocional e capacidade de criar laços familiares, animais de produção precisam de proteção. Você pode construir um mundo mais gentil substituindo alimentos de origem animal por opções à base de plantas.


Últimas notícias
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 1, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…