Pedimos ao MasterChef que elimine o foie gras de sua competição


Na última semana, pedimos oficialmente que o Programa MasterChef elimine o foie gras de suas competições no país. A carta foi enviada à CEO, Nani Freitas, e ao Vice-Presidente de Conteúdo e Criação, Allan Lico, da Endemol Shine, produtora responsável pelo programa MasterChef Brasil.
Reforçamos o pedido em suas redes sociais, publicando um vídeo que mostra imagens do processo de produção do foie gras. O prato já foi utilizado em diversas temporadas do programa, inclusive na temporada atual que está no ar.
A crueldade por trás do foie gras
O foie gras é produzido a partir do fígado de patos ou gansos, mas trata-se de um órgão intencionalmente adoecido. Para obtê-lo, os animais passam por um processo chamado alimentação forçada ou gavagem.
Durante a gavagem, os animais são alimentados à força duas vezes por dia, recebendo um volume de alimentos ultra calóricos muito acima do que são capazes de consumir voluntariamente. Um tubo de metal de cerca de 30 centímetros é inserido em sua garganta, depositando cerca de 1 kg de alimento diretamente no estômago, o equivalente a forçar uma pessoa de 80 kg a ingerir, em segundos, cerca de 13 kg de comida.
O processo causa lesões na traqueia e no bico, dor intensa e dificuldade para respirar, além de comprometimento da função hepática. Alguns animais chegam a morrer antes mesmo do abate. O fígado final utilizado para consumo pesa entre 550 e 700 gramas, enquanto o fígado de um pato saudável tem, em média, 76 gramas, ou seja, um aumento de 7 a 10 vezes.
Proibição e opinião pública
Diversos países já legislaram sobre o fim do foie gras. Reino Unido, Alemanha, Noruega, Turquia, Itália, Polônia, Israel, o estado da Califórnia e a cidade de Nova York nos EUA já proibiram a produção de foie gras, reconhecendo a crueldade envolvida.
No Brasil, a rejeição ao produto também é significativa. A campanha da Animal Equality contra o foie gras já reuniu mais de 264 mil assinaturas pedindo o banimento do alimento no país.
“O foie gras é muitas vezes visto como um ingrediente de luxo, mas na realidade é fruto de sofrimento intenso e deliberado imposto a patos e gansos. Pedimos ao MasterChef que use sua visibilidade para mostrar que a alta gastronomia não precisa recorrer à crueldade contra os animais.” – afirmou Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality no Brasil.
Com esta iniciativa, a Animal Equality busca incentivar chefs e o público a adotarem escolhas culinárias mais conscientes.

PROTEJA FAMÍLIAS
Patos e gansos são animais inteligentes e que adoram brincar com seus companheiros. Proteja esta relação escolhendo opções à base de plantas.