Rede varejista enfrenta reação global por atraso em seu compromisso


A Animal Equality lançou uma campanha contra a Ahold Delhaize — gigante varejista belga-holandesa — após a empresa quebrar sua política livre de gaiolas. Apesar de afirmar publicamente apoiar o bem-estar animal, a empresa adiou suas metas e não apresentou progressos significativos em relação às promessas feitas.
Veja onde já protestamos:
- Chicago, Dallas, Nova Iorque, dentre outras cidades (Estados Unidos)
- Copenhagem (Dinamarca)
- Hamburgo e Holzminden (Alemanha)
- Milão (Itália)
- Zaandam e Amsterdam (Holanda)
- Madrid (Espanha)
- Londres (Reino Unido)
Além de minar a confiança dos consumidores, esse adiamento deixará milhões de animais de criação em condições precárias por muitos anos. Em 2019, a empresa prometeu parar de usar gaiolas para galinhas em sua cadeia de abastecimento nos Estados Unidos até 2025. Agora, esse prazo foi adiado para 2032 e se aplica apenas a alguns produtos derivados de ovos.
O progresso para porcas prenhas também é lento, com a eliminação das gaiolas prevista para 2028 — também com algumas exceções. Na União Europeia, leis mais rígidas levaram as marcas da Ahold Delhaize a cumprir padrões mais rigorosos. Elas seguem as regras da UE sobre o fornecimento de ovos e restringem o uso de gaiolas para porcas prenhas.
Nos EUA, leis mais fracas permitem que práticas prejudiciais continuem. A empresa atribui os atrasos a problemas na cadeia de abastecimento e ao impacto da gripe aviária na produção de ovos. No entanto, a superlotação e as condições insalubres dentro da própria indústria são as causas principais dos surtos de gripe aviária.
Últimas atualizações da campanha:
Agosto de 2025: Enquanto os executivos da Ahold Delhaize se reuniam perto de Amsterdã para escolher um novo presidente, cerca de cinquenta ativistas se reuniram do lado de fora do hotel para pedir o fim das gaiolas. Dentro da sala de reuniões, os acionistas da Animal Equality pressionaram os executivos por respostas sobre seus compromissos fracassados com o bem-estar animal. Mais cinco ativistas entraram no hotel com megafones. Alguns foram atacados por hóspedes hostis.

Julho de 2025: Os manifestantes se reuniram em frente à sede da Ahold Delahize com uma faixa declarando o local como uma “zona de contaminação” por crueldade. Ao falar com o vice-presidente da Animal Equality para a Europa, um transeunte ameaçou voltar com mais pessoas e “matar” os manifestantes. Foram arremessados ovos nos ativistas.
maio de 2025: A Animal Equality voltou à sede da Ahold Delhaize em Zaandam com faixas, cartazes e um caminhão exibindo imagens de sua investigação em uma fazenda de suínos nos Estados Unidos. O protesto começou com a ‘Marcha das Máscaras’, uma procissão silenciosa de ativistas usando fotos dos rostos dos membros do conselho.

Junho de 2025: Durante um mês de ações na sede da Ahold Delhaize, os manifestantes foram agredidos por dois indivíduos que jogaram ovos e balões de água.
9 de abril de 2025: A Animal Equality organizou protestos em Zaandam, sede global da Ahold Delhaize. Os ativistas questionaram os executivos durante uma assembleia de acionistas e divulgaram a mensagem com um outdoor móvel, um prêmio simulado de “abuso animal” e um avião com uma faixa. Naquela noite, projeções iluminaram a sede da empresa com apelos à ação.

8 de abril de 2025: A Animal Equality divulgou uma investigação secreta em uma instalação de criação de porcos no Kansas ligada à Ahold Delhaize. As imagens mostram porcas prenhas trancadas em gaiolas, incapazes de se virar ou dar mais de um passo.
Dezembro de 2024: A Animal Equality começou a protestar contra empresas que compartilham membros do conselho com a Ahold Delhaize, incluindo Pandora Jewelry. Essas campanhas secundárias aumentam a pressão sobre o Conselho Fiscal da Ahold Delhaize, o grupo responsável por suas políticas de bem-estar animal.
Defenda os porcas e as galinhas
A Animal Equality está exigindo que a Ahold Delhaize apresente planos claros para acabar com as gaiolas para galinhas e porcas prenhas. Visite nosso Centro de Ações e veja quais campanhas você pode ajudar.
Quer causar um impacto ainda maior? Porcos e galinhas sofrem muito além das gaiolas, suportando dor para produzir carne e ovos. Ao escolher refeições à base de plantas, você oferece a eles uma vida livre de sofrimento. Cada escolha no seu prato conta uma história — faça com que a sua seja de compaixão e esperança.

NUTRA A CURIOSIDADE
Porcos são animais altamente sociais que são considerados mais espertos do que cães. Você pode proteger estes inteligentes seres simplesmente escolhendo alternativas à base de plantas.