Investigação inédita: Abate de cavalos entre abusos e ilegalidades
Nossa equipe de investigação documentou pela primeira vez o abate cruel de cavalos na Itália, entre maus-tratos e violações das normas europeias sobre bem-estar animal.
As imagens coletadas foram transmitidas em uma reportagem exclusiva em um importante canal italiano, mostrando a milhares de telespectadores o que se esconde nos matadouros onde os cavalos são mortos para consumo alimentar.
O que denunciamos no abate de cavalos?
Centenas de horas de filmagens e análises veterinárias permitiram identificar graves problemas no matadouro investigado. Matteo Cupi, diretor executivo da Animal Equality Itália, disse na TV:
Nossos investigadores documentaram fatos muito graves: cavalos forçados a deitar-se sobre seus próprios excrementos, insultados e chicoteados. Mas também animais ainda conscientes quando eram pendurados ou quando lhes cortavam a jugular durante o abate. Por isso, apresentamos uma denúncia ao Ministério Público por maus-tratos e descumprimento da legislação sobre bem-estar animal.
E no Brasil?
Práticas que infelizmente são as mesmas encontradas aqui no Brasil. Poucos sabem que o abate de cavalos em nosso país é uma prática recorrente, apesar dos brasileiros não serem adeptos ao consumo de carne de cavalo.
Em nosso caso, essa carne é vendida para países como China, Rússia e Hong Kong. O Brasil é o quarto maior exportador de carne de cavalo da América.
Só em 2020, foram abatidos mais de 127 mil cavalos – isso é o equivalente a mais de 14 cavalos por hora! Isso sem contar os milhares de cavalos que são abatidos de forma clandestina.
Em 2022, foi apresentado um projeto de lei (PL 2387/22) que proíbe em todo o território nacional o abate de cavalos e jumentos para o comércio de carne. Você pode contribuir assinando a petição contra o abate de cavalos em nosso país.
Acreditamos que nossas investigações podem ajudar a tornar os cidadãos mais conscientes e desencadear a mudança que queremos ver no mundo.
Reduzir o sofrimento dos animais é possível, a partir de escolhas alimentares críticas e compassivas. Nesse sentido, optar por uma alimentação à base de vegetais é essencial para ajudar todos os animais, sem exceção.

Defenda o companheirismo
Considerados leais companheiros por muitos, cavalos são seres sensíveis e inteligentes que precisam de proteção. Proteja estes incríveis animais considerando ter uma alimentação à base de plantas.

