Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Iniciativa para Lei Geral de Proteção Animal apresentada no Congresso Mexicano

A iniciativa foi desenvolvida e promovida pela Animal Equality México, após a inclusão dos animais na Constituição mexicana
fevereiro 3, 2026
Animal Equality México apresenta Lei Geral de Proteção aos Animais
Apresentação da Lei Geral de Proteção aos Animais

Foi apresentada uma iniciativa na Câmara dos Deputados do México para que o Congresso da União promulgue a primeira Lei Geral de Proteção Animal, a Lei Geral sobre Bem-Estar, Proteção e Cuidado Animal, que estabelecerá normas, responsabilidades e obrigações em favor de todos os animais do país.

Desenvolvida e promovida pela organização Animal Equality e apresentada pela deputada Laura Mancilla, do Grupo Parlamentar Movimiento Ciudadano, a iniciativa propõe que esta lei sem precedentes estabeleça:

  • Reconhecer os animais como seres sencientes, conscientes e sujeitos a proteção.
  • A proteção de todos os animais que se encontram permanente ou temporariamente no território nacional.
  • A distribuição de poderes entre a Federação, os estados e os municípios.
  • A criação de um Conselho Estadual de Bem-Estar Animal em cada entidade federativa, que será composto por autoridades públicas, acadêmicos e sociedade civil.
  • Proteções específicas para animais de companhia, animais utilizados para trabalho, animais utilizados em pesquisa e animais utilizados para consumo humano.
  • Que qualquer pessoa possa denunciar às autoridades competentes qualquer fato, ato ou omissão que afete a integridade dos animais.

Em reunião com a imprensa na Câmara Legislativa do México, Dulce Ramírez, diretora da Animal Equality México, destacou que “essa iniciativa compila e sistematiza o trabalho conjunto de organizações e instituições e se baseia em algo fundamental: reconhece os animais como seres sencientes e estabelece uma lei de ordem pública e interesse social, para que não dependa de caprichos, modismos ou circunstâncias”.

Apresentação da Lei Geral de Proteção Animal no Congresso Mexicano

Ela acrescentou que a iniciativa propõe um princípio progressista no México e no mundo, o “princípio pró-animal”, que permitirá às autoridades interpretar a lei da maneira mais favorável ao bem-estar animal em caso de dúvida.

Distribuição de responsabilidades para a proteção animal

Uma das disposições mais relevantes da proposta é a distribuição de responsabilidades que, se aprovada conforme proposta, permitirá maior fiscalização e monitoramento das políticas de proteção e bem-estar animal, deixando aberta a possibilidade de os entes federativos continuarem criando e atualizando leis em favor dos animais de forma progressiva.

Assim, a iniciativa propõe que a Federação será responsável por: 

  • Regulamentar a Lei Geral;
  • Emitir normas oficiais mexicanas relacionadas ao assunto;
  • Política nacional de bem-estar animal; 
  • Estabelecer e aplicar medidas sanitárias relacionadas aos animais criados para consumo humano, de acordo com a Lei Federal de Saúde Animal.

Após sua apresentação, a iniciativa foi encaminhada às comissões, onde será analisada e decidida para posterior discussão e aprovação na Câmara dos Deputados. Em seguida, seguirá o mesmo processo no Senado.

Dulce Ramírez fala com a imprensa mexicana após apresentação da Lei Geral de Proteção Animal

Em coletiva de imprensa, Dulce Ramírez enfatizou que a iniciativa da Lei Geral de Proteção Animal é resultado de uma luta histórica da sociedade civil organizada, que em 2024 conseguiu incluir os animais na Constituição Mexicana, dando suporte constitucional a essa legislação sem precedentes e estabelecendo o dever de proteger todos os animais.

Por meio da Animal Equality, mais de 140 mil pessoas apoiaram a reforma constitucional e quase 40 mil se uniram em apoio à Lei Geral. 

Junto com a Lei Geral, a Animal Equality México também está promovendo reformas na Lei Orgânica do Congresso para que as comissões de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Câmara dos Deputados e do Senado da República incluam explicitamente o Bem-Estar Animal em seus nomes e atribuições. Também está trabalhando para incluir o Bem-Estar Animal na Lei Geral de Pesca e Aquicultura Sustentáveis.

viva gentilmente

Com grande complexidade emocional e capacidade de criar laços familiares, animais explorados para consumo humano precisam de proteção. Você pode construir um mundo mais gentil substituindo alimentos de origem animal por opções à base de plantas.


Últimas notícias
dezembro 23, 2025

A organização apresentou uma denúncia ao Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) para que o órgão monitore e se posicione sobre mutilações sem anestesia e o uso de gaiolas na criação de porcos.
dezembro 19, 2025

Nossa equipe de investigação documentou pela primeira vez o abate cruel de cavalos na Itália, entre maus-tratos e violações das normas europeias sobre bem-estar animal. As imagens coletadas foram transmitidas em uma reportagem exclusiva em um importante canal italiano, mostrando a milhares de telespectadores o que se esconde nos matadouros…
dezembro 6, 2025

Organização de proteção animal indica ações online, presenciais e recruta novos ativistas