Ameaça Nacional aos Animais

Assine agora para pedir ao Senado Nacional que não aprove o PL do Autocontrole!

Leia a petição
“Esses animais vivem uma vida de intenso sofrimento nas fazendas e suas vidas se encerram da pior maneira possível, com uma morte extremamente cruel. Eu vi animais tendo as patas e a pele retirada enquanto ainda estavam vivos. Eles sentem dor até o último suspiro. E o mais triste, eles também lutam pela vida até o último suspiro.”

Lúcia
Investigadora da Animal Equality
“Os casos de maus-tratos e crueldade são frequentes dentro dos frigoríficos, só não são piores por causa da fiscalização agropecuária. Se esse PL for aprovado, irá significar décadas de retrocesso do que já foi alcançado até agora em termos de bem-estar animal, o que ainda consideramos insuficiente.”

Carla Lettieri
Diretora Executiva, Animal Equality

ENTENDA MAIS SOBRE O PROBLEMA

O Governo Federal diminui cada vez mais os investimentos destinados à fiscalização. De acordo com os dados do Portal da Transparência, o total de gastos federais com defesa agropecuária caíram de R$87.306.355,69, em 2014, para R$1.570.165,60, em 2022, representando uma redução de 98,63% dos investimentos no setor. Em 20 anos, as exportações de carne bovina no Brasil aumentaram 462%. Neste mesmo período o número de fiscais agropecuários diminuiu 37%.

A fiscalização agropecuária é uma atividade técnica que deve ser independente e impermeável aos interesses econômicos, pois seu papel é supervisionar as falhas que ocorrem na indústria que, sem uma fiscalização isenta, comprometem não só o direito dos animais de serem protegidos contra maus-tratos e crueldade, mas também podem comprometer gravemente a saúde pública.

Nossa investigação mostrou que abatedouros que, em teoria são fiscalizados, muitas vezes apresentam características de abates clandestinos devido ao déficit de fiscais agropecuários. Os investigadores documentaram que as instalações desses estabelecimentos, o manejo pré-abate e abate e, principalmente, a falta de capacitação dos funcionários infringem inúmeros artigos da Portaria 365 de 2021. Os matadouros brasileiros precisam de mais fiscais e de uma fiscalização mais rigorosa e efetiva, não o oposto. Além de protegerem os animais contra os abusos, a fiscalização agropecuária governamental também protege a saúde da população fiscalizando o atendimento de outras normas sanitárias.

Em defesa dos animais, a Animal Equality Brasil lançou uma campanha pedindo que o projeto de lei 1293/2021, conhecido como PL do autocontrole, não seja aprovado, pois trará enormes prejuízos para todos. É inadmissível que a fiscalização, que é uma responsabilidade do Estado, fique a cargo das próprias empresas.

Diga não ao PL do Autocontrole!

ENVIE UM E-MAIL

CONSIDERE O VEGANISMO

Além de assinar nossa petição, queremos te lembrar que embora as melhorias das leis para proteger os animais sejam bem-vindas, a melhor maneira de proteger os animais é tirando-os do seu prato. Ajude-nos a construir um mundo mais compassivo. Considere o veganismo e compartilhe com seus amigos e familiares esse modo mais compassivo de se alimentar.

SAIBA MAIS

Ajude os animais