Parabéns, Sharon
Para celebrar o 43º de nossa Presidente e cofundadora Sharon Núñez, compartilhamos um depoimento dela sobre um resgate feito em uma fazenda de produção de ovos com galinhas presas em gaiolas.
“Eu tinha entrado em um pesadelo.
Os corpos lotavam as gaiolas de arame, os mortos eram pisoteados. Sob seus pés, os animais inalavam o sufocante cheiro de suas próprias fezes.
Presos na escuridão completa – exceto pelos flashes de nossas câmeras – seus olhos seguiam nossos movimentos pelas fileiras sujas das gaiolas, espiando por trás das barras de metal.
Conforme eu inspecionava as gaiolas, documentando cuidadosamente as evidências de abuso e negligência, os cortes em seus pés e as áreas sem penas em seus peitos serviam como um lembrete gritante da urgência. Abri uma tampa de lixeira próxima e o cheiro de corpos em decomposição encheu o ar.
Essas galinhas poedeiras passaram toda a vida nessas gaiolas, onde nunca experimentaram o calor do sol, a ternura de seus pintinhos ou a capacidade de simplesmente bater as asas.
Apenas dez eventualmente respirariam o ar fresco.
Com caixas de papelão à disposição, ergui suavemente dez corpos das gaiolas de metal. Seus bicos haviam sido mutilados para evitar que se bicassem em situações de estresse, mas muitos de seus corpos sem penas exibiam sinais de sofrimento.
Ao sair do prédio com minha equipe, levando a vida de dez seres conscientes, pausamos para olhar aquelas que foram deixadas para trás.
Ali elas permaneceram, tudo por um prato de ovos mexidos.
Conforme o sol se erguia na manhã seguinte à sua libertação, dez galinhas vibravam com raios de sol pela primeira vez. Elas exploraram seu entorno, algumas tropeçando sob o peso de seus corpos exaustos, seus pés deslizando pela grama enquanto olhavam para nós em busca de conforto.
Elas finalmente receberam os devidos cuidados, carinho e a liberdade para bater as asas”.
Como posso ajudar?
Para estas dez, o pesadelo finalmente tinha terminado. E você tem o poder de criar mais histórias como esta optando por eliminar ovos de sua alimentação.
Aqui no Brasil, no final de 2022, nossos investigadores documentaram as condições que as galinhas enfrentam em quatro granjas e um abatedouro no estado de São Paulo. Com a narração de Xuxa e Junno, foi constatado animais em extremo sofrimento, apresentando riscos para os seres humanos e para o meio ambiente.
Neste aniversário, parabenizamos toda sua trajetória e agradecemos as contribuições para milhares de animais em todo mundo, Sharon Núñez! Sharon e a Animal Equality te convidam a se juntar a nós, torne-se um(a) voluntário(a) com ações virtuais que duram poucos minutos, mas fazem uma enorme diferença na vida dos animais.
PROMOVA A COMPAIXÃO
Como uma mãe, galinhas defenderão seus pintinhos a todo custo. Apoie o amor de uma mãe ao substituir ovos em suas refeições por opções à base de plantas.