Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Maior produtor de leite da América abre falência

novembro 14, 2019 Atualizado: março 5, 2020

Dean Foods, o maior produtor de leite da América, está abrindo falência.

A empresa que já tem 94 anos de mercado tem sofrido nos últimos anos porque os americanos estão bebendo menos leite de vaca. O ano de 2019 foi particularmente brutal: as vendas da empresa caíram 7% no primeiro semestre, e o lucro caiu 14%. Já neste ano, as ações da Dean Foods (DF) caíram 80%.

A empresa, que produz leite e alguns dos produtos lácteos mais reconhecidos do país, incluindo os leites Dairy Pure, Organic Valley e Land O’Lakes, atribuiu suas lutas ao “declínio acelerado da categoria de leite branco convencional”.

A Dean Foods tem várias marcas reconhecidas, incluindo a Dairy Pure. A empresa está endividada e não conseguiu financiar todas as pensões de seus trabalhadores. Então, na última terça-feira, a Dean Foods entrou com o pedido de proteção contra falência no Capítulo 11 (“Chapter 11” ) da lei de falências dos EUA para manter os negócios em operação, reorganizar sua dívida e ajudar a financiar as pensões enquanto procura vender a empresa.

A Dean Foods disse em comunicado que está trabalhando com a cooperativa Dairy Farmers of America em um possível acordo, no qual a cooperativa compraria quase toda a empresa.

Como parte do processo de falência, a empresa garantiu 850 milhões de dólares em financiamento de seus credores, incluindo o Rabobank (RSWLDD), para manter a empresa funcionando.

Outrora um item básico da geladeira americana, o consumo de leite caiu entre os consumidores, pois eles procuravam alternativas menos açucaradas ou à base de plantas.

O mercado global de alternativas ao leite deverá atingir 18 bilhões de dólares neste ano, um aumento de 3,5% em relação a 2018, segundo o Euromonitor. Isso ainda é uma fração do mercado tradicional de leite, que chegará a pouco menos de 120 bilhões de dólares em todo o mundo este ano.

As vendas de leite de vaca vêm caindo nos últimos quatro anos. As vendas nas últimas 52 semanas, que terminaram em 26 de outubro, ficaram em torno de 12 bilhões de dólares, segundo dados que a Nielsen forneceu à CNN Business. Isso representa um declínio de 15 bilhões durante um período semelhante em 2015. As vendas de todos os tipos de leite de vaca,  como leite desnatado e sem gordura, caíram.

Por outro lado, e embora ainda muito menores, as vendas de leite de aveia aumentaram 636%, representando 53 milhões de dólares no ano passado. 
Fonte: CNN https://edition.cnn.com/2019/11/12/business/dean-foods-bankruptcy/index.html


Últimas notícias
maio 13, 2025

Na última terça-feira, 6 de maio, a Animal Equality marcou presença no lançamento da Agenda Legislativa Animal 2025, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelas organizações Alianima e Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) e reuniu representantes da sociedade civil, parlamentares e ativistas engajados na construção de um futuro…
maio 9, 2025

Delegação animal, a qual a Animal Equality integra, garante a inclusão de oito propostas em documento histórico da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que definirá as diretrizes ambientais do país nos próximos anos. A proteção animal deu um passo importante na agenda ambiental do país, ao ser oficialmente incorporada…
abril 15, 2025

A investigação mais recente da Animal Equality, com imagens de 2024 e 2025, expõe uma fazenda de suínos nos EUA ligada a grandes redes de supermercados. Imagens mostram porcas presos em gaiolas minúsculas, leitões mortos em pisos imundos e porcas realizando comportamentos repetitivos como sinal de estresse. Confinamento desencadeia…