VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Inpe detectou em junho aumento de 88% no desmatamento da Amazônia

julho 24, 2019 Updated: março 5, 2020

Área desmatada atingiu 920 quilômetros quadrados de floresta no período

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou por meio de imagens de satélites aumento de 88% no desmatamento da Amazônia comparando junho de 2019 com junho de 2018. As imagens detectam o desmatamento em tempo real e, segundo o Inpe, a área desmatada atingiu 920 quilômetros quadrados de floresta em junho — uma área equivalente ao tamanho da Venezuela. A ciência produzida pelo Instituto está entre as melhores do mundo em suas áreas de atuação, contando com uma equipe de cientistas e técnicos de excelente qualificação. Todos os dados são obtidos diariamentes e disponibilizados em um boletim mensal no site do próprio instituto, e todas as informações são utilizadas não só por entidades governamentais, como o Ibama, mas também podem ser acessadas por qualquer pessoa que tenha interesse em estudar o desmatamento do país.

Reprodução Inpe

No Brasil, o principal responsável pelo desmatamento da Amazônia é a pecuária. Segundo dados divulgados pelo Greenpeace em 2009, a cada 18 segundos, um hectare de floresta Amazônica, em média, é convertido em pasto. De acordo com relatório lançado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 2016, mais de 80% do desmatamento da Amazônia brasileira estava ligado à conversão de terras em terrenos de pasto. Não à toa, o rebanho bovino brasileiro ocupa atualmente uma área maior que 200 milhões de hectares, número que corresponde a mais de 20% do território brasileiro.

Fotografia: Nacho Doce / Reuters
Fotografia: Nacho Doce / Reuters
Fotografia: Nacho Doce / Reuters



Últimas notícias
maio 28, 2024

Mais de três meses após o término do julgamento, os proprietários da fazenda documentada por Jordi Évole e a equipe de Salvados, em parceria com a Animal Equality, foram absolvidos de 14 acusações de crueldade contra animais. A decisão do juiz absolve os Irmãos Carrasco, apesar de admitirem que os…
maio 28, 2024

Depois de mais de 50 anos de campanha ininterrupta, o projeto de lei que proíbe a exportação de animais vivos do Reino Unido acaba de passar pela sua fase final no Parlamento e em breve se tornará lei. Esta nova lei acabará com a exportação de vacas, ovelhas e porcos para engorda…
maio 3, 2024

Imagens investigativas da Animal Equality expõem a crueldade desenfreada na indústria de laticínios do México, que tem muitas similaridades com a do Brasil. Assista ao vídeo: Durante anos, a Animal Equality tem exposto esta indústria cruel, incluindo: Bezerros machos mortos logo após o nascimento, por serem considerados um descarte…