VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Inpe detectou em junho aumento de 88% no desmatamento da Amazônia

julho 24, 2019 Atualizado: março 5, 2020

Área desmatada atingiu 920 quilômetros quadrados de floresta no período

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou por meio de imagens de satélites aumento de 88% no desmatamento da Amazônia comparando junho de 2019 com junho de 2018. As imagens detectam o desmatamento em tempo real e, segundo o Inpe, a área desmatada atingiu 920 quilômetros quadrados de floresta em junho — uma área equivalente ao tamanho da Venezuela. A ciência produzida pelo Instituto está entre as melhores do mundo em suas áreas de atuação, contando com uma equipe de cientistas e técnicos de excelente qualificação. Todos os dados são obtidos diariamentes e disponibilizados em um boletim mensal no site do próprio instituto, e todas as informações são utilizadas não só por entidades governamentais, como o Ibama, mas também podem ser acessadas por qualquer pessoa que tenha interesse em estudar o desmatamento do país.

Reprodução Inpe

No Brasil, o principal responsável pelo desmatamento da Amazônia é a pecuária. Segundo dados divulgados pelo Greenpeace em 2009, a cada 18 segundos, um hectare de floresta Amazônica, em média, é convertido em pasto. De acordo com relatório lançado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 2016, mais de 80% do desmatamento da Amazônia brasileira estava ligado à conversão de terras em terrenos de pasto. Não à toa, o rebanho bovino brasileiro ocupa atualmente uma área maior que 200 milhões de hectares, número que corresponde a mais de 20% do território brasileiro.

Fotografia: Nacho Doce / Reuters
Fotografia: Nacho Doce / Reuters
Fotografia: Nacho Doce / Reuters



Últimas notícias
julho 26, 2024

Os Jogos Olímpicos começam esta noite: a cerimônia de abertura marca o sofrimento dos patos e gansos, mas nossa luta por eles nunca vai parar! Depois de descobrir que o foie gras seria servido no menu VIP dos Jogos, Sharon Nunes – Presidente da Animal Equality – entrou em contato…
julho 24, 2024

Às vésperas dos Jogos Olímpicos de 2024, ativistas foram às ruas de Paris para defender patos e gansos. Juntos, eles pediram aos organizadores que removessem o foie gras do menu de hospitalidade VIP. Em 22 de julho, a Animal Equality entregou 60.000 assinaturas de petição aos organizadores das Olimpíadas em…
julho 10, 2024

A Animal Equality lançou uma campanha global pedindo ao Comitê dos Jogos Olímpicos que remova o foie gras, produzido por meio de alimentação forçada, do cardápio dos Jogos. Em poucos dias, a petição reuniu mais de 40.000 assinaturas. Agora, dezenas de atletas, acadêmicos e ambientalistas se juntaram à campanha escrevendo…