VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality Brasil lança investigação sobre abatedouros e petição contra o Projeto de Lei do Autocontrole

junho 22, 2022

O projeto de lei (PL) nº 1.293/2021, conhecido como PL do autocontrole, tramita no Senado e propõe graves mudanças na fiscalização agropecuária governamental. A presente investigação veio para provar que se o PL for aprovado, ele trará enormes prejuízos para a saúde pública e deixará os animais ainda mais susceptíveis a casos de maus-tratos e crueldade.

As imagens da investigação foram gravadas em três abatedouros legalizados nos Estados de Minas Gerais e Pará. Apesar de serem abatedouros que em teoria são fiscalizados, os investigadores revelaram que devido o déficit de fiscais, esses estabelecimentos não não contam com a presença rotineira dos fiscais agropecuários e por isso o cenário se torna caótico, pois na ausência dos fiscais os funcionários não respeitam as normas sanitários e nem de abate humanitário.

As cenas narradas pelo ativista vegano Fábio Chaves, do Portal Vista-se, revelam animais tratados com extrema violência no momento do abate, funcionários chutando a face dos animais e torcendo a cauda dos mesmos para, de forma intencional, provocar dor nos animais. O problema mais recorrente e grave encontrado em todos os abatedouros foram as falhas no momento da insensibilização, isso significa que os animais estavam conscientes e sentindo dor no momento da morte. Os investigadores também registram animais tendo a pele e as patas retirados enquanto ainda estavam vivos.

As imagens também mostram que a saúde do consumidor estará em risco caso a fiscalização governamental seja enfraquecida. Funcionários abrindo o corpo do animal no chão, ou seja, a carne fica exposta no chão contaminado, ausência de inspeção para possíveis zoonoses e outros agentes contaminantes na carne, são apenas alguns exemplos rotineiros nesses estabelecimentos que não contam com a presença do fiscal governamental.

Exposto todos esses riscos que o PL do autocontrole poderá trazer aos animais e aos consumidores, a Animal Equality criou uma petição que pede aos senadores que arquivem esse projeto de lei.

De acordo com o Portal da Transparência, os gastos federais com defesa agropecuária caíram de R$87.306.355,69, em 2014, para R$1.570.165,60, em 2022, representando uma redução de 87% dos investimentos no setor. Se o PL for aprovado, a fiscalização das normas sanitárias e de bem-estar animal passarão a ser responsabilidade dos agentes privados do setor agropecuário, incluindo empresas de produção de alimentos vegetais e de origem animal. A investigação provou que os abatedouros não estão preocupados em cumprirem as normas e regulamentos sanitários e de bem-estar animal. É óbvio que não vai dar certo deixar para os frigoríficos a responsabilidade de dizerem se o que eles fazem é certo ou errado. Seria o mesmo que extinguir o papel de um juiz em uma audiência e simplesmente perguntar ao réu se ele é culpado ou inocente

Além da investigação, a Animal Equality e outras organizações de proteção animal e associação de fiscais enviaram no dia 20 de junho uma carta aberta aos Senadores pedindo o adiamento da votação do PL do autocontrole e uma nova audiência pública para ouvir representantes das sociedade civil organizada. Afinal, é importante que as organizações que defendem os direitos dos animais e do consumidor também sejam ouvidas neste processo, pois em uma democracia e se tratando de um projeto de lei dessa magnitude, ele não pode ser aprovado sem que vários setores sejam ouvidos. Neste período, muitas organizações estão se mobilizando para que


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…