VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Korin se compromete a eliminar o sacrifício de pintinhos machos

setembro 23, 2022

Após negociações com a Animal Equality, a Korin Alimentos, produtora de ovos e frangos de corte, publicou um compromisso institucional de comprar pintainhas fêmeas (as futuras produtoras de ovos) apenas de incubatórios que não realizem o descarte de pintinhos machos.

A empresa passará a comprar pintainhas apenas de fornecedores que realizam a sexagem in-ovo, assim que esta tecnologia for comercialmente disponível, aplicável e economicamente sustentável no Brasil. Ela também irá apoiar quaisquer iniciativas do governo brasileiro que visem eliminar o sacrifício de pintinhos machos. O compromisso pode ser consultado no site da Korin.

Entenda o problema

Todos os anos, 84 milhões de pintinhos machos de um dia de vida são descartados vivos no Brasil, de acordo com a Embrapa. Isso acontece porque como os machos não põem ovos e também não são atrativos para indústria da carne, por não terem o mesmo desempenho e ganho de peso das linhagens que foram desenvolvidas para essa finalidade.

Triturados vivos ou sufocados, os pintinhos machos são imediatamente sacrificados, dentro de 24 horas após o nascimento. Isso acontece sem o uso de técnicas de atordoamento, ou seja, os animais estão conscientes e são capazes de sentir dor e sofrer durante esse processo.

O que é sexagem in-ovo?

A tecnologia citada, chamada de sexagem in-ovo, já está comercialmente disponível em alguns países da Europa, mas ainda não chegou ao Brasil. Ela é capaz de identificar o sexo do embrião ainda no ovo. Dessa forma, os ovos de embriões machos são removidos do processo de incubação e, assim, não geram os animais do sexo masculino, pondo fim à necessidade do sacrifício dos machos logo após o nascimento. Esta é a melhor forma de resolver o problema, não apenas do ponto de vista do bem-estar animal, mas também para reduzir o impacto ambiental do descarte.


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…