Animal Equality participa de reunião no Parlamento Europeu para discutir impacto do Tratado Mercosul – União Europeia nos animais
A Diretora Executiva da Animal Equality, Carla Lettieri, esteve presente hoje em uma importante reunião do Intergroup de bem-estar e conservação animal do Parlamento Europeu, onde foi debatido o impacto do Tratado Mercosul – União Europeia para os animais e o meio ambiente nos países do Mercosul.
Desde abril de 2022, a Animal Equality tem trabalhado, junto com o Eurogroup for Animals e a outras organizações do Brasil, para que sejam adotadas medidas para melhorar os padrões de proteção e bem-estar dos animais criados em fazendas, dentro do âmbito deste importante acordo comercial. Se for ratificado, o Tratado que foi assinado em 2019, será o maior acordo comercial do mundo. Neste momento, membros do Parlamento Europeu e líderes dos países do Mercosul negociam as condições que devem constar no Protocolo Adicional ao Tratado para concluir o processo de ratificação, interrompidos por preocupações com o efeito do tratado sobre a Amazônia.
Em sua fala, Carla defendeu que os líderes do Parlamento Europeu devem firmar um Tratado que garanta aos países do Mercosul os mesmos princípios que tem sido implementados na Europa, que se comprometeu a banir gaiolas do sistema de produção e está avançando para garantir melhores padrões de bem-estar de frangos e para banir a trituração de pintinhos. Ela também defendeu que a União Europeia financie ações de transição nos países do Mercosul para que os mesmos padrões de bem-estar aplicados na Europa sejam implementados no Mercosul. Outro ponto importante defendido por Carla Lettieri e Daniel Pérez Vega foi a inclusão no Protocolo Adicional de um capítulo que aborde a implementação de um Sistema de Produção de Alimentos Sustentável, que seja menos dependente de proteína animal.
A participação da Animal Equality neste evento representa um grande avanço no sentindo de inserir cláusulas mais favoráveis aos animais, que se forem aceitas, poderão beneficiar animais em todos os países do Mercosul. Apesar do Acordo Comercial estar sendo debatido há mais de 20 anos, até então, pouca atenção havia sido dada aos animais que seriam impactados pelo aumento do comércio entre esses dois blocos.
Estamos indo longe para defender os animais! E tudo isso só tem sido possível graças ao seu apoio!
Também agradecemos o apoio de todas as organizações que participam com a gente desta importante negociação desde o início.