Celebridades se unem à organizações de proteção animal para banir gaiolas no Brasil
Na última quinta-feira (30/11), na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Animal Equality, juntamente com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e a Proteção Animal Mundial, se uniram para lançar a campanha “Brasil Sem Gaiolas”. A campanha tem como objetivo apoiar o Projeto de Lei 5092/2023, que visa proibir, em âmbito federal, a utilização de gaiolas e sistemas de confinamento extremo de animais criados para a alimentação humana e extração de penas e peles. O evento de lançamento teve como mestre de cerimônias a ativista da causa animal Luisa Mell, além da presença de representantes de outras organizações de proteção animal e ativistas.
O casal de artistas e ativistas Xuxa e Junno são embaixadores da Campanha Brasil Sem Gaiolas e gravaram um vídeo pedindo o apoio da população para que o confinamento extremo seja proibido, pois esta é considerada uma das práticas mais cruéis da pecuária. O casal já protagonizou outras campanhas da Animal Equality, como a investigação de galinhas lançada em maio de 2023. “Para mim e para o Junno é muito importante contribuir para a causa animal e esta campanha nos sensibilizou por tocar em um ponto muito polêmico, que as pessoas não querem ver: que animais passam suas vidas inteiras presos em espaços minúsculos antes de serem abatidos. Estamos falando de seres que têm sensibilidade e inteligência”, comentou Xuxa.
Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality, uma das organizações idealizadoras da Campanha Brasil Sem Gaiolas celebrou este momento como um grande passo na luta pelos direitos animais: “Temos certeza de que as pessoas que sabem o que estes animais sofrem irão tomar uma atitude. O que nós estamos pedindo a todas as pessoas é apenas uma assinatura em nossa petição, e isso pode ajudar a mudar significativamente o que os animais enfrentam”.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela organização Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal – que também é idealizadora da Campanha – e realizada pelo Instituto Datafolha, 88% dos entrevistados responderam que se importam com o bem-estar animal.
Taylison Santos, Diretor Executivo do Fórum também considera o lançamento da campanha um marco “A aprovação desse PL é crucial para garantir que o Brasil elimine práticas que são repudiadas pelos consumidores, e além disso, o PL foi estruturado de forma que os pequenos e médios produtores, sabemos que milhões de vidas (humanos e animais) serão impactadas com essa mudança, por tanto queremos que todos possam nos apoiar nessa nova fase da existência humana, inclusive os produtores que são conscientes da necessidade de mudar, pois juntos podemos fazer acontecer um Brasil Sem Gaiolas”.
Para ver todas as fotos do evento, clique aqui.
A campanha “Brasil Sem Gaiolas” pretende mobilizar a sociedade e pressionar pelo avanço do Projeto de Lei 5092/2023, que representa um marco na proteção dos direitos animais no Brasil.
Além de assinar a petição, outra forma de ajudar os animais é experimentando uma alimentação toda baseada em plantas. Considere reduzir ou eliminar o consumo de carne, leite e ovos. Baixe agora o nosso ebook de receitas veganas: