Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

A Deputada Federal Luciene Cavalcante apresentou projetos de lei junto à Animal Equality

março 25, 2024

Em colaboração com a Animal Equality, a deputada Luciene Cavalcante (PSOL) apresentou na semana passada dois projetos de lei para proteger os direitos dos animais na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional do Brasil.

O projeto de lei (PL) 783/2024 tem como objetivo proibir a matança de pintinhos machos. O PL propõe a implementação de tecnologias de sexagem in ovo, que permitem identificar os embriões antes da eclosão e evitar o processo de incubação dos machos, salvando a vida de aproximadamente 84 milhões de pintinhos por ano, que atualmente são triturados vivos por serem considerados inúteis para a indústria de ovos e carne.

O segundo projeto de lei, 784/2024, tem como objetivo introduzir a rotulagem obrigatória em produtos com proteína animal, para educar os consumidores sobre as práticas cruéis incorporadas na produção, como confinamento extremo, “descarte” de animais machos recém-nascidos (pintinhos e bezerros), mutilações sem medicamentos para controle da dor, entre outros. Esses projetos contaram com a colaboração de organizações de proteção animal e pesquisa, como Alianima, Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Natureza Conecta, Mercy For Animals, Proteção Animal Mundial, Sinergia Animal e Welfare Footprint Project.

Os projetos de lei seguirão o processo legislativo. Se aprovado, o projeto de lei 783 impactará 84 milhões de pintinhos machos e o projeto de lei 784 impactará mais de 7 bilhões de animais criados para consumo humano.

Todos esses projetos estão alinhados com o artigo 225 da Constituição Federal e com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que define como crime a crueldade contra os animais, incluindo os animais criados para alimentação humana, como bovinos, vacas, suínos e frangos. Além disso, o PL 784 também está alinhado com o Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito do consumidor de ter informações sobre os produtos que consome – Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality no Brasil.

Nossas campanhas e resultados

A Animal Equality conseguiu mais de 180.000 assinaturas com a campanha ativa para acabar com a trituração de pintinhos machos e compromissos importantes com as empresas. A organização negocia compromissos com empresas e produtores para comprar pintainhas (nome técnico dado às fêmeas muito jovens) apenas de incubadoras que usem exclusivamente a sexagem in ovo, quando a tecnologia estiver comercialmente disponível no país. Até o momento, quatro produtores já se comprometeram, sendo eles: Korin, Planalto Ovos, Rair e Grupo Mantiqueira, o maior produtor de ovos da América do Sul. Somando os compromissos, cerca de 8 milhões de pintinhos deixarão de ser triturados vivos quando a tecnologia for adotada.

Como você pode ajudar os animais?

Milhares de pessoas uniram suas vozes como Protetores de Animais em todo o mundo, e você também pode se juntar. Junte-se a nós e receba semanalmente emails com nossas petições ativas para você assinar e impactar a vida de milhares de animais. É simples e rápido!

Você também pode baixar gratuitamente o nosso ebook com deliciosas receitas que não usam nenhum ingrediente de origem animal. Essa é a melhor forma de proteger os animais. Baixe agora e descubra como é deliciosa a alimentação vegana.


Últimas notícias
agosto 5, 2025

Sexagem in ovo identifica o sexo do embrião antes do nascimento e elimina prática cruel da indústria de ovos Todos os anos, cerca de 84 milhões de pintinhos machos são descartados vivos no Brasil por meio da prática da trituração sem insensibilização dos animais. Isso ocorre porque os machos…
agosto 1, 2025

Ativistas da Animal Equality têm realizado protestos em frente a hotéis da rede Marriott em diversos países, exigindo que a empresa cumpra o compromisso público assumido em 2018 de eliminar o uso de ovos provenientes de galinhas criadas em gaiolas em todos os seus estabelecimentos até o final de 2025.
agosto 13, 2025

Encontro entre a Deputada do Parlamento Europeu, Saskia Bricmont, a Deputada Federal Luciene Cavalcante e organizações de proteção animal teve como objetivo discutir as consequências do Acordo de Livre Comércio para os animais criados para alimentação humana Organizamos na última semana uma reunião em São Paulo/SP com a Eurodeputada Saskia…