VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Ação pelo fim da exportação de animais vivos

abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais

A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o fim do transporte de animais vivos para fins de exportação. Autora do PLP 23/2024, que pede o fim dos incentivos fiscais para a atividade, e de outros projetos de lei que propõem mais proteção aos animais, a deputada argumentou que os incentivos devem ser dados apenas às atividades que o Estado brasileiro deseja incentivar. Também participaram da reunião representantes de organizações de proteção animal, o Deputado Carlos Giannazi (PSOL-SP), o membro do Conselho de Participação Social da Presidência da República, Guilherme Leonardi, e representantes do Ministério.

“O banimento da exportação de bovinos vivos pela via marítima foi a proposta mais votada no Ministério dos Portos e Aeroportos no Plano Plurianual Participativo (PPA), do Governo Federal, com mais de dois mil votos. Isto é um indicativo que a sociedade não aceita mais os maus-tratos aos animais”, afirmou a deputada.

A prática de exportação de animais vivos vem sendo criticada por ativistas, especialistas em bem-estar animal e representantes de organizações de proteção animal desde 2015, quando um navio da Minerva Foods naufragou no porto de Barcarena no estado do Pará e ocasionou a morte de cinco mil animais afogados, além de um grave impacto ambiental. Depois de protestos na cidade de Santos/SP, a prática foi proibida pelo município e atualmente é realizada apenas no porto do município de São Sebastião/SP.

O Ministro Sílvio Costa Filho foi receptivo à pauta, afirmando que o encaminhamento da mesma depende de uma discussão mais ampla, envolvendo representantes do setor produtivo afirmando ser preciso criar um Grupo Técnico  para aprofundar o tema e ouvir representantes do setor produtivo para debater o tema.

Em abril de 2023,  a 25a Vara Cível de São Paulo proferiu uma decisão  proibindo a atividade de exportação de animais vivos por via marítima em todos os portos do país, em reconhecimento ao pedido realizado pela ONG Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal (Fórum Animal) em uma Ação Civil Pública. Porém, o cumprimento da sentença só terá efeitos após a matéria ser apreciada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, onde tramita um recurso. “A exportação de animais vivos é sem dúvida uma prática cruel que não condiz com nosso avanço civilizatório e que precisa ser proibida de vez por todas”, afirma Ana Paula Vasconcelos, Diretora Jurídica da ONG Fórum Animal.

Para a Diretora Executiva da Animal Equality no Brasil, Carla Lettieri, “é necessário que a atividade produtiva não seja feita de forma cruel, pois a economia é um reflexo da sociedade que somos. Precisamos inserir a empatia por todos os seres vivos na balança comercial”. A representante explicou que os animais viajam por estrada por longas horas saindo de fazendas fora do Estado de São Paulo em direção ao Porto de São Sebastião, onde embarcam e seguem de navio em direção a outros países. “Eles seguem em pé, em cima das próprias fezes por semanas e muitos morrem durante o trajeto”, explicou. 

O Deputado Carlos Giannazi (PSOL-SP) também apresentou uma proposta de norma para proibir a prática. O  PL 498/2023 propõe a proibição  do embarque de animais vivos no transporte marítimo e/ou fluvial para fins de abate e consumo no Estado de São Paulo. Atualmente, o único porto que realiza o embarque de animais vivos para exportação é o de São Sebastião, município de São Paulo. No dia 12 de abril, a Câmara Municipal do município realizou uma audiência pública para debater o tema, e houve a presença massiva de ativistas de proteção animal pedindo a proibição do embarque. 

Em fevereiro deste ano, um navio brasileiro com 19 mil bovinos com destino ao Iraque virou notícia em todo o mundo por ter sido multado pelas autoridades sul-africanas que identificaram um forte odor que atingia cerca de 6 km ao redor do porto. As autoridades sanitárias verificaram que os animais estavam em condições precárias de higiene, cobertos de fezes e urina, o que pode causar riscos de saúde a quem ingere a carne. 

AJUDE OS ANIMAIS NO SEU DIA A DIA

Considere reduzir ou eliminar o consumo de carne, leite e ovos. Essa é a melhor forma de proteger os animais.

Para te ajudar nessa jornada, preparamos um ebook com 26 receitas deliciosas, todas a base de plantas. Baixe gratuitamente clicando no botão abaixo.


Últimas notícias
novembro 19, 2024

Este ano trouxe muitas mudanças para o mundo, mas para os animais, o tempo parece estar parado. Neste exato momento, uma porca mãe está confinada em uma gaiola apertada onde ela está há meses. Um peixe nada em círculos intermináveis dentro do mesmo tanque infestado de parasitas. Uma vaca está…
novembro 13, 2024

A Animal Equality organizou uma ação imersiva do programa Love Veg, na Avenida Paulista, proporcionando ao público uma experiência educativa sobre a realidade da indústria dos ovos. Em parceria com o criador de conteúdo e ativista Rafael Nereu, do canal Fábrica de Veganos, o evento incluiu a exibição de…
novembro 13, 2024

Em uma decisão histórica, a Câmara dos Deputados do México aprovou por unanimidade (449 votos a favor, 0 contra e 0 abstenções) uma reforma constitucional que, pela primeira vez, menciona os animais e estabelece o dever de protegê-los na Constituição do país. Após anos de trabalho e mobilização da sociedade…