RELATÓRIO SEMESTRAL DE IMPACTO: JANEIRO – JUNHO DE 2021
Foto: Shutterstock
Amigos, apoiadores e aliados,
Nossa equipe tem trabalhado duro e, ao olharmos para as principais conquistas da primeira metade do ano, já há muito o que comemorar pelo que foi feito em prol dos animais!
Seu apoio ajudou a expor a crueldade animal, fornecendo os recursos necessários para iniciar oito novas investigações secretas em fazendas e matadouros no México, Brasil, Itália, Reino Unido e Espanha. Além disso, após mais de um ano de campanha para proibir os mercados úmidos, a Animal Equality entregou para os líderes mundiais nas Nações Unidas mais de meio milhão de assinaturas na petição. E, por fim, firmamos 10 compromissos de bem-estar animal de empresas que impactarão mais de 10,6 milhões de frangos e galinhas anualmente – tudo isso está acontecendo graças à sua generosidade.
Você está impactando a vida de centenas de milhões de animais de criação em todo o mundo e juntos continuaremos a progredir nos próximos meses. Obrigada por seu apoio contínuo ao nosso trabalho para proteger os animais criados para o consumo!
Grata,
Sharon Núñez
Presidente, Animal Equality
EXPONDO A CRUELDADE POR MEIO DAS INVESTIGAÇÕES
A Animal Equality apresentou oito investigações secretas, expondo a crueldade das condições de animais usados para produção de carne em abatedouros e fazendas industriais ao redor do mundo.
Itália
Crueldade em Abatedouro Italiano
Em junho, a Animal Equality divulgou uma investigação perturbadora feita em um abatedouro italiano de propriedade da Zema Srl, perto da cidade de Cremona, onde cerca de 3.000 porcos são abatidos semanalmente. As filmagens revelaram violações sistemáticas dos regulamentos de bem-estar animal. Nossos investigadores documentaram abusos brutais contra os animais, incluindo:
- Porcos forçados a sair de caminhões de transporte sem rampas para descarregar, sendo chutados e espancados com bastões elétricos.
- Porcos sofrendo com cistos graves, hérnias umbilicais e coxeio decorrente de acidentes, infecções ou malformações.
- Atordoamento ineficaz ou inadequado, resultando em animais mutilados enquanto estavam conscientes.
Frente às nossas descobertas, apresentamos duas queixas de violações de bem-estar animal ao Ministério Público local e uma queixa por publicidade enganosa, mas até o momento nenhuma ação foi tomada pelas autoridades.
México
As Alarmantes Consequências Ambientais das Fazendas Industriais
Em maio, a Animal Equality divulgou um relatório sobre as consequências ambientais catastróficas causadas pela pecuária industrial. A informação resultou de dois anos de investigações em diversas fazendas industriais em Jalisco, estado que produz a maior parte dos produtos de origem animal do México. O relatório também deu prosseguimento às descobertas de nosso documentário de curta-metragem, Inimigo do Planeta (Enemy of the Planet), que mostra os danos ecológicos visíveis na região através de imagens de drones. Durante nossas extensas investigações, descobrimos:
- Altos níveis de emissão de gases de efeito estufa provindos de lagos repletos de excrementos de animais.
- Despejo de águas residuais poluentes que causam a proliferação de algas e “zonas mortas” nos lagos da região.
- Odores tóxicos decorrentes do manejo inadequado de resíduos biológicos infecciosos.
Nós denunciamos um total de 44 fazendas às autoridades locais, requisitando que as mesmas fossem fechadas e responsabilizadas pelo reparo dos danos ambientais que causaram.
Escócia
Chefe de bem-estar animal pede demissão após abusos de sua fazenda serem expostos
Em abril, a Animal Equality divulgou uma investigação feita em uma fazenda de porcos em Aberdeenshire, Escócia, que possuía certificações de alto padrão de bem-estar animal e era aprovada pela Sociedade Escocesa para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Em vez de ser um exemplo de bem-estar animal, nosso investigador descobriu que a fazenda em questão era apenas mais uma fazenda certificada que fugia da lei e enganava os consumidores. Nossas filmagens revelaram:
- Um funcionário martelando porcos até a morte.
- Porcos ofegando e mostrando sinais de consciência após múltiplos golpes na cabeça.
- Leitões doentes e abaixo do peso morrendo após serem atirados no piso de concreto.
- Porcas puérperas com seus úteros ou órgãos internos dolorosamente protuberantes para fora de seus corpos.
Como consequência de nossas descobertas, o proprietário da fazenda renunciou como Presidente do Comitê de Padrões para Suínos da Quality Meat Scotland (QMS). A fazenda também perdeu suas certificações de bem-estar animal e foi cortada do contrato de fornecedores dos grandes supermercados Tesco e Lidl.
Brasil
O Abate de Vacas Grávidas Mostra que a Crueldade Não Tem Limites
Em junho, a Animal Equality divulgou uma chocante investigação sobre a indústria da carne do Brasil e sua prática de abate de vacas grávidas. As filmagens são as mais perturbadoras que já encontramos – elas mostram um bezerro por nascer se debatendo dentro da barriga de sua mãe enquanto ela é morta e pendurada para sangrar, além de mostrar bezerros sendo cortados dos corpos de suas mães e jogados no chão do abatedouro.
Aproximadamente 650.000 vacas são abatidas no Brasil enquanto grávidas, apesar da prática ser condenada como maus tratos segundo especialistas e organizações de proteção dos animais. Nós pedimos urgentemente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil para proibir o abate cruel de vacas grávidas e para aplicar multas aos infratores.
Índia
A Verdade Sobre a Piscicultura
Em março, a Animal Equality divulgou uma investigação da piscicultura na Índia, expondo as práticas abusivas da criação intensiva de peixes. O que descobrimos dentro dos ambientes artificiais e lotados não foi apenas cruel, como também ilegal. Uma prática particularmente brutal é a “ordenha de peixe”, um processo extremamente doloroso no qual as ovas de uma fêmea de peixe são espremidas manualmente enquanto o animal ainda está vivo. Além disso, a equipe de investigação observou:
- Condições de vida tão insalubres que os peixes precisam receber antibióticos.
- Trabalhadores cortando as guelras dos peixes sem os atordoar antes, o que resulta no sangramento dos animais até a morte.
- Peixes-gato ainda conscientes espancados diversas vezes na tentativa de abatê-los.
- Crianças abatendo peixes, o que viola as leis de trabalho infantil.
Os abusos testemunhados nesses criadouros violam diretamente a Lei de Prevenção da Crueldade Contra os Animais da Índia, assim como a própria constituição do país. A Animal Equality reportou as descobertas ao governo da Índia e lançou uma petição dirigida às autoridades locais.
Espanha
Porcos Sofrem em “Fazenda de Horrores”
Em fevereiro, a Animal Equality divulgou uma investigação expondo a crueldade e a poluição causadas pela pecuária industrial em um criadouro de porcos na Espanha. Nossos investigadores viajaram para a Catalunha, na Espanha, cidade com a maior concentração de criações intensivas de suínos no país. A fazenda em questão, além de estar em desconformidade com as normas espanholas de bem-estar dos suínos, também exibiu situações de abuso animal, problemas sanitários perigosos e possíveis crimes ambientais. A equipe investigativa revelou:
- Porcos forçados a viver na imundície, tendo que ingerir comida e água infectadas com excrementos.
- Porcos feridos, sendo alguns capazes apenas de rastejar, deixados para sofrer e morrer sem cuidados veterinários.
- Porcos vivendo com as carcaças em decomposição de seus companheiros, aumentando os riscos potenciais de transmissões de doenças.
- Despejo ilegal de perigosos excrementos animais.
Nós reportamos nossas descobertas às autoridades locais para que os operadores da fazenda possam ser responsabilizados. Esta investigação foi parte de nossa campanha #SecretoIbérico na Espanha, que inclui uma petição endereçada à Comissão Europeia solicitando que ela deixe de subsidiar com recursos públicos as campanhas de marketing que promovam a indústria de suínos.
Itália
Crueldade Contra Porcos, Feita na Itália
Em fevereiro, a Animal Equality divulgou uma investigação revelando as atividades cruéis e perigosas das fazendas industriais, em uma fazenda de porcos no norte da Itália. A Animal Equality levou a jornalista italiana Roberta Spinelli à uma fazenda em Brescia – região que comercializa seus produtos com o selo de “Excelência Feita na Itália”. O que descobrimos não chegou nem perto das imagens pacíficas de animais em pastos verdes retratadas pelos produtores da região. A equipe investigativa encontrou:
- Animais com cistos e feridas, incapazes de se moverem devido aos seus machucados dolorosos.
- Trabalhadores arrastando porcos desesperados pelas pernas usando cordas.
- Esgoto não descartado adequadamente, poluindo as águas de um fosso próximo.
Com base em nossas descobertas, uma queixa formal contra os proprietários da fazenda foi entregue ao Ministério Público de Brescia. Além disso, foi lançada uma petição na Itália dirigida à Presidência do Conselho e ao Ministro da Saúde requerendo controles mais frequentes e eficazes para garantir o cumprimento das regras de higiene e bem-estar animal do país.
Escócia
Primeiro Olhar Dentro de um Matadouro de Peixes no Reino Unido
Em fevereiro, a Animal Equality divulgou uma investigação sobre um matadouro de salmão na Escócia e essas filmagens foram as primeiras do gênero a serem divulgadas no Reino Unido. A investigação, veiculada com exclusividade pelo The Times, revelou graves abusos contra o bem-estar animal, incluindo:
- Atordoamento ineficaz, deixando os animais totalmente conscientes enquanto são mortos.
- Salmões sendo repetidamente e violentamente espancados (até sete vezes por animal).
- Trabalhadores rasgando as guelras dos peixes com os dedos, ao invés de usarem um bisturi.
Alexander Gould, que dublou Nemo no filme Procurando Nemo da Disney/Pixar, mostrou seu apoio à campanha narrando o vídeo de nossas descobertas da investigação.
Nossa carta aberta dirigida aos ministros do país foi assinada por 70 líderes mundiais na pesquisa sobre animais aquáticos, além de acadêmicos do campo de bem-estar animal e organizações de proteção aos animais. A carta solicita que sejam estabelecidas proteções específicas para peixes e outros animais aquáticos.
PROGRESSO PARA OS ANIMAIS DE PRODUÇÃO
Nossa equipe está trabalhando duro para mudar o mundo dos animais de produção, através do contato com as maiores empresas do mundo para implementar políticas de proteção animal mais robustas, e através do engajamento em iniciativas legais proativas.
UE Anuncia Proibição Histórica de Gaiolas
Em um passo histórico impulsionado pela campanha End the Cage Age (Ponha um Fim à Era das Gaiolas), a Comissão Europeia votou em 30 de julho a favor da eliminação gradual do uso de gaiolas para animais de criação em toda a União Europeia (UE), com o objetivo de proibi-las completamente até 2027.
A Animal Equality juntou-se à campanha em 2018 ao lado de mais de 170 organizações. Desde então, ajudamos a gerar as 1,4 milhões de assinaturas válidas na petição oficial e nossas equipes na Alemanha, Itália e Espanha divulgaram várias investigações sobre o uso de gaiolas por fazendas industriais na UE.
Este compromisso pioneiro da Comissão Europeia deve criar um forte precedente a ser seguido por outros países ao redor do mundo. Uma vez que a proibição seja colocada em prática, ela afetará cerca de 300 milhões de animais por ano.
Lei de Proteção Animal Revolucionária Introduzida em Jalisco
Em março, a Animal Equality propôs uma nova lei de proteção aos animais de produção em Jalisco, México, onde mais de 200 milhões de animais são criados e abatidos para servirem de alimento. O projeto de lei busca incluir os animais de produção na atual lei de proteção animal do estado, além de acrescentar diversas proteções significativas para eles.
Se aprovada, a lei irá:
- Garantir que todos os animais tenham acesso adequado à alimentação e água.
- Regulamentar a produção de ovos livres de gaiolas, definindo padrões de criação sem o uso de gaiolas.
- Garantir que seleções de raças levem em conta a saúde dos animais.
- Exigir que procedimentos dolorosos (tais como a descorna, corte de cauda, castração) sejam realizados por pessoal treinado sob supervisão veterinária.
- Exigir que produtores forneçam aos animais estímulos ambientais significativos e que escureçam o ambiente por tempo suficiente para eles descansarem.
- Fornecer diretrizes para protocolos de ação em casos de desastres naturais que incluam a evacuação, se necessária.
A iniciativa será votada entre maio e junho. Uma vez aprovada, a Animal Equality formulará as primeiras normas e regulações para animais de produção em todos os municípios de Jalisco.
Um Futuro Promissor Para Zapopan
A Animal Equality México fará parte do Conselho Municipal de Monitoramento e Implementação da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” de Zapopan, no estado de Jalisco. O Conselho visa coordenar as ações necessárias para promover o cumprimento da agenda aprovada em 2015 pelas Nações Unidas, que estabelece uma visão transformadora para a sustentabilidade nas esferas econômica, social e ambiental dos 193 membros signatários.
ADVOCACY
- Em junho, a Suprema Corte dos EUA manteve a Proposta 12 da Califórnia, que proíbe a venda de produtos de carne e derivados que não estejam em conformidade com os padrões de alojamento dos animais definidos pelo estado. A decisão indeferiu o recurso levantado pelo North American Meat Institute (NAMI) (Instituto Norte Americano de Carne), que era apoiado por 20 estados. A Animal Equality e sua coalizão de parceiros havia apresentado um relatório opondo-se ao processo judicial da NAMI. Outros recursos judiciais são improváveis de ocorrerem até a data de implementação, em janeiro de 2022.
- Em junho, Nevada tornou-se o nono estado a proibir o uso de gaiolas pela indústria dos ovos. A Animal Equality trabalhou ativamente nessa campanha, mobilizando nossa rede de ativistas em Nevada para realizar ações legislativas estratégicas em apoio ao projeto de lei. Além de proibir o uso de gaiolas, a nova lei também proibirá a venda de ovos de galinhas engaioladas, independentemente de sua origem. Esta vitória impactará aproximadamente 3,5 milhões de galinhas anualmente uma vez que a lei entre em vigor em 2024.
- Em fevereiro, a Animal Equality reverteu o pedido da Tyson Foods para que o juiz extinga o processo de propaganda enganosa contra a empresa. O juiz permitiu o prosseguimento do processo e, dessa forma, elaboramos um modelo de projeto de lei para regulamentar o uso de alegações relacionadas ao bem-estar animal em propagandas e em rótulos de produtos, para prevenir o “humane-washing” – isto é, o conjunto de práticas de marketing enganadoras que induzem o consumidor a acreditar que determinados produtos são “éticos” e livres de crueldade animal. Os senadores Cory Booker e Elizabeth Warren, juntamente com o Deputado Ro Khanna, enviaram uma carta à Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos em apoio à nossa queixa contra a Tyson Foods.
- Em janeiro, a Animal Equality alcançou um acordo em sua ação judicial contra o marketing da Champion Petfood em seus produtos contendo trutas provindas de criadouros. A Champion Petfood corrigiu o marketing em seu site, que alegava utilizar nos produtos trutas “selvagens”, e concordou em aumentar a transparência sobre suas práticas envolvendo seus fornecedores de peixes. A Champion também concordou em fazer uma parceria com um consultor de bem-estar animal para fornecer aos seus funcionários educação nessa área.
- Em janeiro, Utah tornou-se o oitavo estado dos EUA a proibir o uso de gaiolas na indústria dos ovos. A lei entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. Embora tenham removido da lei uma disposição que proibiria a venda de ovos de galinhas engaioladas, a proibição do uso de gaiolas em bateria se manteve e salvará cinco milhões de galinhas anualmente de uma vida em uma gaiola.
Foto: Shutterstock
RESPONSABILIDADE CORPORATIVA
A equipe de relações corporativas convenceu dez empresas a adotarem políticas de proteção animal que irão reduzir o sofrimento de mais de 10,6 milhões de frangos e galinhas utilizados para carne e ovos a cada ano.
Esse progresso só foi possível com o apoio de nossos 136.000 Protetores Animais ao redor do globo!
Campanha Premiada a Favor da Proibição dos Mercados Úmidos
Em junho, a Animal Equality recebeu o Prêmio 2020 da #Campaign4Animals pela criatividade e impacto de longo alcance de nossa campanha para banir a venda de animais vivos nos mercados úmidos. O prêmio é concedido anualmente pelo Eurogroup for Animals, uma organização europeia de defesa dos animais, cujo foco principal é melhorar o bem-estar do maior número de animais através de um trabalho eficaz de advocacy legislativa e conscientização do público. Na Reunião Anual de 2021, os membros foram convidados a apresentar e votar na campanha vencedora. Foi exigido que os indicados demonstrassem como suas campanhas responderam à crise da COVID-19, como mobilizou apoiadores e impactou os animais.
A Animal Equality foi uma das 8 entidades a apresentar para os 130 presentes, integrantes de 77 organizações membros. Em nossa apresentação, destacamos a estratégia cuidadosamente elaborada de nossa campanha, nossa desenvoltura e capacidade de engajar meio milhão de pessoas ao redor do mundo para agir em prol dos animais.
Novas Tecnologias Podem Pôr Fim ao Massacre de Pintinhos Machos
Em março, a Animal Equality lançou uma campanha nos Estados Unidos para chamar a atenção para a prática amplamente desconhecida de abate de pintinhos machos. Bilhões de aves em todo o mundo são mortas no dia que nascem simplesmente por serem do sexo “errado” e não trazerem lucros para a indústria dos ovos. Os EUA são o segundo maior produtor de ovos no mundo, matando cerca de 300 milhões de pintinhos machos a cada ano, enquanto a França e a Alemanha estão liderando o uso de tecnologia alternativa de sexagem in-ovo e proibindo métodos de abate ultrapassados. Você pode persuadir o Brasil a acabar com essa prática cruel assinando a petição.
Horrores do Hard Rock Expostos
Em março, a Open Wing Alliance (uma coalizão global contra o uso de gaiolas que inclui a Animal Equality) lançou uma campanha exigindo que a Hard Rock se comprometa com políticas sem gaiolas. Com 181 cafés, 25 hotéis e 11 cassinos ao redor do mundo, uma política sem gaiolas traria grandes impactos para as galinhas. Saiba mais e assine a petição em hardrockhorrors.com.
ESPALHANDO INFORMAÇÃO
Conectando Ativismo + Compaixão
A ativista e artista Rain Phoenix entrevistou a presidente da Animal Equality, Sharon Núñez, em seu podcast Launchleft, que dá palco para conversas intimistas sobre criatividade, ativismo e colaboração. A entrevista deu à Sharon a oportunidade para compartilhar seus pensamentos sobre a maneira como tratamos os animais faz uma intersecção com nossa compaixão para com nossos semelhantes. Assista aqui!
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ANIMAIS DE PRODUÇÃO NO GLOBO DE OURO
Joaquin Phoenix, vegano declarado e defensor dos animais, utilizou novamente sua plataforma enquanto celebridade nos Prêmios Globo de Ouro para conscientizar sobre a situação dos animais de produção. Dessa vez, foi através de sua escolha de roupas. Ele vestiu seu casaco favorito da Animal Equality no palco para apresentar o prêmio na frente de milhões de telespectadores.
Foto: Christopher Polk / NBC
DIVULGAÇÃO E MÍDIA
- A Animal Equality divulgou o livro de receitas de Páscoa “Easter Love Veg” na Itália, mostrando ao público como é fácil celebrar com uma alimentação à base de plantas.
- Receitas da Love Veg foram publicadas nas edições de janeiro e fevereiro da revista mexicana Mimosa, chegando a milhões de leitores.
- Nós realizamos nossa primeira orientação virtual de voluntários nos EUA. Tem interesse em se envolver para ajudar os animais? Inscreva-se no voluntariado hoje!
- Nós fizemos eventos ao ar livre de degustação de alimentos em Pune e Kolhapur na Índia, mostrando o quão simples é poder desfrutar de refeições baseadas em plantas e deixar os animais fora do seu prato.
- A Diretora Executiva da Animal Equality do Reino Unido, Abigail Penny, foi uma oradora convidada no talkRADIO, participando de um programa juntamente de Cristos Foufas e com o parlamentar John Nicolson. Ambos os programas abordaram o relacionamento entre a humanidade e os animais, o impacto dos mercados úmidos e o nosso desequilíbrio com a natureza.
- A Animal Equality Índia lançou o desafio “21-day Plant-Powered Challenge”, no qual celebridades adotaram uma alimentação à base de plantas e compartilharam suas experiências, incluindo o ator de TV Krishna Bharadwaj, do programa de TV Tenali Rama.
- Chris Packham, ambientalista da TV inglesa, falou no talkRADIO sobre nossa campanha de Varredura de Supermercados (Supermarket Sweep), conscientizando sobre a situação das galinhas na Grã-Bretanha.
- Nosso trabalho foi mostrado em grandes veículos da mídia ao redor do mundo.
Não podemos fazer isso sozinhos.
Considere fazer uma doação.
Precisamos do seu apoio mais do que nunca.
Doar é fácil e leva apenas alguns minutos. Muito obrigado!