RELATÓRIO TRIMESTRAL DE IMPACTO: JANEIRO – MARÇO DE 2021
Photo: Shutterstock
Amigos, apoiadores e aliados,
Espero que o Ano Novo tenha permitido a todos um recomeço tão necessário após um 2020 tão longo e difícil. A nossa equipe na Animal Equality usou esse tempo para reorientar nossos esforços e começar 2021 com força. Já divulgamos quatro investigações e estamos causando impactos na causa de proteção dos peixes. Chegamos até a conscientizar sobre animais de produção nos Prêmios Globo de Ouro graças ao nosso amigo Joaquin Phoenix!
Ao ler este relatório, saiba que o imenso impacto positivo na vida dos animais ocorre graças a VOCÊ. Todo esse trabalho não seria possível sem o seu apoio.
Em nome de todos nós da Animal Equality, obrigada por estar conosco em nossos esforços para tornar o mundo um lugar mais compassivo para os animais. Como sempre, estamos juntos nesta luta!
Grata,
Sharon Núñez
President, Animal Equality
EXPONDO A CRUELDADE POR MEIO DAS INVESTIGAÇÕES
A Animal Equality apresentou quatro investigações secretas, expondo a crueldade das condições de animais usados para produção de carne em abatedouros e fazendas industriais ao redor do mundo.
Escócia
PRIMEIRO OLHAR DENTRO DE UM MATADOURO DE PEIXES NO REINO UNIDO
Em fevereiro, a Animal Equality divulgou uma investigação sobre um matadouro de salmão na Escócia e essas filmagens foram as primeiras do gênero a serem divulgadas no Reino Unido. A investigação, divulgada com exclusividade pelo The Times, revelou graves abusos contra o bem-estar animal, incluindo:
- Atordoamento ineficaz, deixando os animais totalmente conscientes enquanto são mortos.
- Salmões sendo repetidamente e violentamente espancados (até sete vezes por animal).
- Trabalhadores rasgando as guelras dos peixes com os dedos, ao invés de usarem um bisturi.
Alexander Gould, que dublou Nemo no filme Procurando Nemo da Disney/Pixar, mostrou seu apoio à campanha narrando o vídeo de nossas descobertas investigativas.
Nossa carta aberta dirigida aos ministros do país foi assinada por 70 líderes mundiais na pesquisa sobre animais aquáticos, além de acadêmicos do campo de bem-estar animal e organizações de proteção aos animais. A carta solicita que sejam estabelecidas proteções específicas para peixes e outros animais aquáticos.
Itália
CRUELDADE CONTRA OS PORCOS, FEITA NA ITÁLIA
Em fevereiro, a Animal Equality divulgou uma investigação revelando as atividades cruéis e perigosas das fazendas industriais, no contexto de uma fazenda de porcos no norte da Itália. A Animal Equality levou a jornalista italiana Roberta Spinelli à uma fazenda em Brescia – região que comercializa seus produtos com o selo de “Excelência Feita na Itália”.
O que descobrimos não chegou nem perto das imagens pacíficas de animais em pastos verdes retratadas pelos produtores da região. A equipe investigativa encontrou:
- Animais com cistos e feridas, incapazes de se moverem devido aos seus machucados dolorosos.
- Trabalhadores arrastando porcos desesperados pelas pernas usando cordas.
- Esgoto não descartado adequadamente, poluindo as águas de um fosso próximo.
Com base em nossas descobertas, uma queixa formal contra os proprietários da fazenda foi entregue ao Ministério Público de Brescia. Além disso, foi lançada uma petição na Itália dirigida à Presidência do Conselho e ao Ministro da Saúde requerendo controles mais frequentes e eficazes para garantir o cumprimento das regras de higiene e bem-estar animal do país.
Espanha
PORCOS SOFREM EM “FAZENDA DOS HORRORES”
Em fevereiro, a Animal Equality divulgou uma investigação expondo a crueldade e a poluição causadas pela pecuária industrial em um criadouro de porcos na Espanha. Nossos investigadores viajaram para a Catalunha, na Espanha, cidade com a maior concentração de criações intensivas de suínos no país. A fazenda em questão, além de estar em desconformidade com as normas espanholas de bem-estar dos suínos, também exibiu situações de abuso animal, problemas sanitários perigosos e possíveis crimes ambientais. A equipe investigativa revelou:
- Porcos forçados a viver na imundície, tendo que ingerir comida e água infectadas com excrementos.
- Porcos feridos, sendo alguns capazes apenas de rastejar, deixados para sofrer e morrer sem cuidados veterinários.
- Porcos vivendo com as carcaças em decomposição de seus companheiros, aumentando os riscos potenciais de transmissões de doenças.
- Despejo ilegal de perigosos excrementos animais.
Nós reportamos nossas descobertas às autoridades locais para que os operadores da fazenda possam ser responsabilizados. Esta investigação foi parte de nossa campanha #SecretoIbérico na Espanha, que inclui uma petição endereçada à Comissão Europeia solicitando que ela deixe de subsidiar com recursos públicos as campanhas de marketing que promovam a indústria de suínos.
Índia
A VERDADE SOBRE A PISCICULTURA
Em março, a Animal Equality divulgou uma investigação das pisciculturas na Índia, expondo as práticas abusivas da criação intensiva de peixes. O que descobrimos dentro dos ambientes artificiais e lotados não foi apenas cruel, como também ilegal. Uma prática particularmente brutal é a “ordenha de peixe”, um processo extremamente doloroso no qual as ovas de uma fêmea de peixe são espremidas manualmente enquanto o animal ainda está vivo. Além disso, a equipe de investigação observou:
- Condições de vida tão insalubres que os peixes precisam receber antibióticos.
- Trabalhadores cortando as guelras dos peixes sem os atordoar antes, o que resulta no sangramento dos animais até a morte.
- Peixes-gato ainda conscientes espancados diversas vezes na tentativa de abatê-los.
- Crianças abatendo peixes, o que viola as leis de trabalho infantil.
Os abusos testemunhados nesses criadouros violam diretamente a Lei de Prevenção da Crueldade Contra os Animais da Índia, assim como a própria constituição do país. A Animal Equality reportou as descobertas ao governo da Índia e lançou uma petição dirigida às autoridades locais.
PROGRESSO PARA OS ANIMAIS DE PRODUÇÃO
Nossa equipe está trabalhando duro para mudar o mundo dos animais de produção, através do contato com as maiores empresas do mundo para implementar políticas de proteção animal mais robustas, e através do engajamento em iniciativas legais proativas.
LEI DE PROTEÇÃO ANIMAL REVOLUCIONÁRIA INTRODUZIDA EM JALISCO
Em março, a Animal Equality propôs uma nova lei de proteção aos animais de produção em Jalisco, México, onde mais de 200 milhões de animais são criados e abatidos para servirem de alimento. O projeto de lei busca incluir os animais de produção na atual lei de proteção animal do estado, além de acrescentar diversas proteções significativas para eles.
Quando aprovada, a lei irá:
- Garantir que todos os animais tenham acesso adequado à alimentação e água.
- Regulamentar a produção de ovos livres de gaiolas, definindo padrões de criação sem o uso de gaiolas.
- Garantir que seleções de raças levem em conta a saúde dos animais.
- Exigir que procedimentos dolorosos (tais como a descorna, corte de cauda, castração) sejam realizados por pessoal treinado sob supervisão veterinária.
- Exigir que produtores forneçam aos animais estímulos ambientais significativos e que escureçam o ambiente por tempo suficiente para eles descansarem.
- Fornecer diretrizes para protocolos de ação em casos de desastres naturais que incluam a evacuação, se necessária.
A iniciativa será votada entre maio e junho. Uma vez aprovada, a Animal Equality formulará as primeiras normas e regulações para animais de produção em todos os municípios de Jalisco.
UM FUTURO PROMISSOR PARA ZAPOPAN
A Animal Equality México fará parte do Conselho Municipal de Monitoramento e Implementação da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” de Zapopan, no estado de Jalisco. O Conselho visa coordenar as ações necessárias para promover o cumprimento da agenda aprovada em 2015 pelas Nações Unidas, que estabelece uma visão transformadora para a sustentabilidade nas esferas econômica, social e ambiental dos 193 membros signatários.
ADVOCACY
- Em janeiro, a Animal Equality alcançou um acordo em sua ação judicial contra o marketing da Champion Petfood em seus produtos contendo trutas provindas de criadouros. A Champion Petfood corrigiu o marketing em seu site, que alegava utilizar nos produtos trutas “selvagens”, e concordou em aumentar a transparência sobre suas práticas envolvendo seus fornecedores de peixes. A Champion também concordou em fazer uma parceria com um consultor de bem-estar animal para fornecer aos seus funcionários educação nessa área temática.
- Em janeiro, Utah tornou-se o oitavo estado dos EUA a proibir o uso de gaiolas na indústria dos ovos. A lei entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025. Embora tenham removido da lei uma disposição que proibiria a venda de ovos de galinhas engaioladas, a proibição do uso de gaiolas em bateria se manteve e salvará cinco milhões de galinhas anualmente de uma vida em uma gaiola.
- Em fevereiro, a Animal Equality reverteu o pedido da Tyson Foods para que o juiz extinga o processo de propaganda enganosa contra a empresa. O juiz permitiu o prosseguimento do processo e, dessa forma, elaboramos um modelo de projeto de lei para regulamentar o uso de alegações relacionadas ao bem-estar animal em propagandas e em rótulos de produtos, para prevenir o “humane-washing” – isto é, o conjunto de práticas de marketing enganadoras que induzem o consumidor a acreditar que determinados produtos são “éticos” e livres de crueldade animal. Os senadores Cory Booker e Elizabeth Warren, juntamente com o Deputado Ro Khanna, enviaram uma carta à Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos em apoio à nossa queixa contra a Tyson Foods.
Photo: Shutterstock
RESPONSABILIDADE CORPORATIVA
A equipe de relações corporativas convenceu duas empresas a adotarem políticas de proteção animal que irão reduzir o sofrimento de mais de 710.000 frangos e galinhas utilizados para carne e ovos a cada ano.
Esse progresso só foi possível com o apoio de nossos 127.000 Protetores Animais ao redor do mundo!
NOVAS TECNOLOGIAS PODEM POR FIM AO MASSACRE DE PINTINHOS MACHOS
Em março, a Animal Equality lançou uma campanha nos Estados Unidos para chamar a atenção para a prática amplamente desconhecida de abate de pintinhos machos. Bilhões de aves em todo o mundo são mortas no dia que nascem simplesmente por serem do sexo “errado” e não trazerem lucros para a indústria dos ovos. Os EUA são o segundo maior produtor de ovos no mundo, matando cerca de 300 milhões de pintinhos machos a cada ano, enquanto a França e a Alemanha estão liderando o uso de tecnologia alternativa de sexagem in-ovo e proibindo métodos de abate ultrapassados. Você pode persuadir o Estado de São Paulo a acabar com essa prática cruel assinando a petição.
HORRORES DO HARD ROCK EXPOSTOS
Em março, a Open Wing Alliance (uma coalizão global contra o uso de gaiolas que inclui a Animal Equality) lançou uma campanha exigindo que a Hard Rock se comprometa com políticas sem gaiolas. Com 181 cafés, 25 hotéis e 11 cassinos ao redor do mundo, uma política sem gaiolas traria grandes impactos para as galinhas. Saiba mais e assine a petição em hardrockhorrors.com.
DIFUNDINDO INFORMAÇÃO
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ANIMAIS DE PRODUÇÃO NOS GLOBOS DE OURO
Joaquin Phoenix, vegano declarado e defensor dos animais, utilizou novamente sua plataforma enquanto celebridade nos Prêmios Globo de Ouro para conscientizar sobre a situação dos animais de produção. Dessa vez, foi através de sua escolha de roupas. Ele vestiu seu casaco favorito da Animal Equality no palco para apresentar o prêmio na frente de milhões de telespectadores.
Photo: Christopher Polk / NBC
DIVULGAÇÃO E MÍDIA
- A Animal Equality divulgou o livro de receitas de Páscoa “Easter Love Veg” na Itália, mostrando ao público como é fácil celebrar com uma alimentação à base de plantas.
- Receitas da Love Veg foram publicadas nas edições de janeiro e fevereiro da revista mexicana Mimosa, chegando a milhões de leitores.
- Nós realizamos nossa primeira orientação virtual de voluntários nos EUA. Tem interesse em se envolver para ajudar os animais? Inscreva-se no voluntariado hoje!
- Nós fizemos eventos ao ar livre de degustação de alimentos em Pune e Kolhapur na Índia, mostrando o quão simples é poder desfrutar de refeições baseadas em plantas e deixar os animais fora do seu prato.
- A Diretora Executiva da Animal Equality do Reino Unido, Abigail Penny, foi uma oradora convidada no talkRADIO, participando de um programa juntamente de Cristos Foufas e com o parlamentar John Nicolson. Ambos os programas abordaram o relacionamento entre a humanidade e os animais, o impacto dos mercados úmidos e o nosso desequilíbrio com a natureza.
- A Animal Equality Índia lançou o desafio “21-day Plant-Powered Challenge”, no qual celebridades adotaram uma alimentação à base de plantas e compartilharam suas experiências, incluindo o ator de TV Krishna Bharadwaj, do programa de TV Tenali Rama.
- Nosso trabalho foi mostrado em grandes veículos da mídia ao redor do mundo.
Nós não podemos fazer isso sozinhos.
Precisamos do seu apoio mais do que nunca. Por favor, considere fazer uma doação para ajudar os animais.