VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.

O que é foie gras?


O Foie Gras, como alimento, é considerado uma iguaria que tem um preço muito elevado e por isso é consumido apenas por uma pequena parcela da população. Milhões de patos e gansos no mundo sofrem para que esse alimento “luxuoso” chegue aos pratos desses poucos consumidores. 

Do que é feito o foie gras?

O foie gras é o fígado de aves aquáticas, entretanto, não é um fígado normal, é um fígado com esteatose hepática – uma doença intencionalmente provocada pelo sistema de produção. Ou seja, os produtores, propositalmente, adoecem as aves para que possam produzir o foie gras. 

Para provocar o surgimento dessa doença, os produtores utilizam uma técnica chamada de alimentação forçada. Essa técnica consiste em, duas vezes ao dia, alimentar as aves à força com um tubo rígido de metal de aproximadamente 30 cm. O tubo atravessa a garganta do animal e deposita o alimento diretamente no estômago. A alimentação é a força porque os animais são obrigados a comer uma quantidade de alimento extremamente alta. Em termos de comparação, seria o mesmo que um homem de 80 kg ingerisse, em poucos segundos, aproximadamente 13 kg de comida.

Alimentação forçada. Investigação internacional da Animal Equality.

As consequências para a saúde dos animais são inúmeras. O fígado aumentado pode causar desconforto, comprimir órgãos abdominais e os sacos aéreos, causando redução da capacidade respiratória. A principal função do fígado é remover do corpo as substâncias tóxicas e danosas. Quando o fígado apresenta esteatose hepática, a função deste órgão fica severamente comprometida, podendo ocorrer uma outra doença no cérebro, chamada encefalopatia hepática que é uma disfunção nervosa central devido aos efeitos das toxinas que o corpo não consegue liberar. Assim, muitos animais morrem antes de serem enviados para o abate, pois a esteatose hepática faz o corpo dos animais colapsar. 

Animal morto ao lado de outros animais. Investigação internacional da Animal Equality.

Quanto pesa um foie gras? 

O peso médio do fígado de um pato saudável é de 76 g, já um pato submetido a alimentação forçada possui o fígado pensando entre 550 e 700 g. Isso representa um aumento de 7 a 10 vezes. Imagine você, o quão assustador seria se você tivesse um órgão 10 vezes maior do que ele é hoje. 

Fígado com a doença esteatose hepática. Na gastronomia é conhecido como foie gras. Investigação internacional da Animal Equality.

A: fígado saudável; B: fígado com esteatose hepática

Como é retirado o foie gras?

O fígado é um órgão vital, portanto, a única forma de se retirar o foie gras (fígado doente) é depois da morte do animal. Então, esses animais são abatidos como os outros animais da indústria da carne. 

Animais mortos para a retirada do fígado com a doença esteatose hepática. Investigação internacional da Animal Equality.

Qual o valor de um foie gras?

No Brasil é vendido por pelo menos R$ 1.750 o quilo. Seria justo animais passarem por sofrimento extremo e ficarem doentes apenas para produzir uma iguaria? Obviamente não! O lucro e o sofrimento são gigantescos e não podemos mais aceitar isso. 

Qual o gosto de foie gras?

Nunca provamos para saber, mas com certeza um órgão doente que tem embutido nele muito sofrimento animal, não deveria ser algo palatável e apreciado por uma pessoa. 

O foie gras é proibido?

A produção de foie gras é tão cruel que sua produção foi proibida em vários lugares, como Reino Unido, Alemanha, Itália, Noruega, Polônia, Turquia e Israel. Nos EUA, foi proibido em todo o estado da Califórnia e na cidade de Nova York.

Apesar da produção nesses países ser proibida, é importante ressaltar que a importação deste produto ainda representa um grande problema. Ou seja, dentro desses países não se tem fazendas de foie gras, mas ainda é permitido o consumo. Como ainda há demanda pelo produto, as fazendas de foie gras de outros países continuam lucrando com esse método cruel de produção de alimentos. 

Após uma bem sucedida campanha de dois anos da Animal Equality, a Índia agora proíbe a importação de foie gras, o que significa que é ilegal vendê-lo ou comprá-lo em qualquer parte da Índia.

Esperamos que outros países, como o Brasil, se juntem à Índia para interromper tanto a produção quanto a venda de foie gras.

Nossas investigações secretas

A Animal Equality já realizou várias investigações em fazendas de foie gras na França e na Espanha. O que encontramos em todas essas fazendas foram aves confinadas em pequenas gaiolas de arame, sofrendo de dificuldades respiratórias, infecções oculares e com asas e bicos quebrados. Patos e gansos são aves aquáticas, portanto, quando estão na natureza passam a maior parte de suas vidas dentro ou perto da água. Nas fazendas essas aves ficam apenas dentro de gaiolas e não têm oportunidade de nadar e se banharem, isso causa sofrimento, pois estão sempre sujas e não conseguem se limpar. Além do mais, sentem necessidade de nadar e isso gera frustração e estresse. Mas nenhum sofrimento se compara ao medo e desespero que elas sentem quando veem o funcionário da fazenda chegando com o grande tubo de metal para enfiar em suas gargantas, é nítido a aflição e a angústia que elas sentem nesse momento do dia, afinal, além do imenso desconforto de ingerir uma enorme quantidade de alimentos, elas também têm a garganta lesionada quando o tubo a atravessa. No Brasil a realidade não é diferente, pois essa indústria segue os mesmos padrões de criação nos diferentes países. 

Investigação internacional da Animal Equality.

Impacto do foie gras no meio ambiente e na saúde humana

O foie gras não viola apenas o bem-estar animal, mas é devastador para o meio ambiente. No Brasil essa indústria opera às escondidas e por isso é difícil encontrar informações, mas de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, a indústria de foie gras violou várias leis ambientais nos últimos anos. Por exemplo, a maior fazenda de foie gras dos EUA, a Hudson Valley Foie Gras, violou várias obrigações da Lei da Água Limpa na última década e enfrentou inúmeras inspeções e multas de milhares de dólares.

O foie gras também representa um risco significativo para a saúde pública. Devido ao abuso e negligência que as aves enfrentam, seus sistemas imunológicos enfraquecem, tornando-as mais suscetíveis a doenças como a gripe aviária. Isso é preocupante porque a gripe aviária é contagiosa para os seres humanos. A França, maior produtora de foie gras, teve um surto de gripe aviária em 2021, afetando a maioria das fazendas de foie gras.

À medida que o mundo continua a enfrentar o vírus Covid-19, tornou-se evidente a rapidez com que essas doenças zoonóticas podem se espalhar e criar uma pandemia global. Portanto, este é um outro motivo para que animais não sejam criados desta forma. 

Quer saber como ajudar os patos e gansos do Brasil?

Assine e envie nossa petição para todos os seus amigos e familiares. E lembre-se: a melhor maneira de ajudar os animais é os deixando fora do seu prato!

OUTRA FORMA DE AJUDAR OS ANIMAIS

Não são apenas os patos e gansos que sofrem. Vacas, porcos e galinhas são explorados para que as pessoas consumam carne, leite e ovos. Então, a melhor forma de proteger esses animais é tentar reduzir ou eliminar o consumo desses produtos. Para isso, nós preparamos um ebook de receitas veganas para te ajudar nessa transição. Clique no botão abaixo e faça o download gratuito.


Mais populares