Faça uma doação para ajudar os animais! Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Inpe detectou em junho aumento de 88% no desmatamento da Amazônia

julho 24, 2019 Atualizado: março 5, 2020

Área desmatada atingiu 920 quilômetros quadrados de floresta no período

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou por meio de imagens de satélites aumento de 88% no desmatamento da Amazônia comparando junho de 2019 com junho de 2018. As imagens detectam o desmatamento em tempo real e, segundo o Inpe, a área desmatada atingiu 920 quilômetros quadrados de floresta em junho — uma área equivalente ao tamanho da Venezuela. A ciência produzida pelo Instituto está entre as melhores do mundo em suas áreas de atuação, contando com uma equipe de cientistas e técnicos de excelente qualificação. Todos os dados são obtidos diariamentes e disponibilizados em um boletim mensal no site do próprio instituto, e todas as informações são utilizadas não só por entidades governamentais, como o Ibama, mas também podem ser acessadas por qualquer pessoa que tenha interesse em estudar o desmatamento do país.

Reprodução Inpe

No Brasil, o principal responsável pelo desmatamento da Amazônia é a pecuária. Segundo dados divulgados pelo Greenpeace em 2009, a cada 18 segundos, um hectare de floresta Amazônica, em média, é convertido em pasto. De acordo com relatório lançado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em 2016, mais de 80% do desmatamento da Amazônia brasileira estava ligado à conversão de terras em terrenos de pasto. Não à toa, o rebanho bovino brasileiro ocupa atualmente uma área maior que 200 milhões de hectares, número que corresponde a mais de 20% do território brasileiro.

Fotografia: Nacho Doce / Reuters
Fotografia: Nacho Doce / Reuters
Fotografia: Nacho Doce / Reuters



Últimas notícias
dezembro 23, 2024

Desde 2013, a Animal Equality denunciou publicamente mais de 12 casos de maus-tratos a ovelhas e cordeiros no México, Reino Unido, Espanha e Itália. O que documentamos sobre o confinamento desses animais em fazendas, no transporte e no abate em matadouros, nos permite identificar que esses animais preferem estar…
dezembro 26, 2024

A Animal Equality Brasil lançou hoje uma nova investigação que expõe os graves riscos associados à Lei do Autocontrole (Lei 14.515/2022), aprovada há dois anos. Com imagens inéditas captadas em matadouros localizados no interior de São Paulo, a investigação revela falhas significativas na fiscalização e inspeção dos frigoríficos, evidenciando que…
dezembro 12, 2024

No último domingo, dia 8, a Avenida Paulista se transformou em palco para o poderoso protesto do Dia Internacional dos Direitos Animais (DIDA), organizado pela Animal Equality. O ato reuniu cerca de 150 pessoas, que se uniram para dar visibilidade à realidade cruel enfrentada pelos animais explorados pela indústria.