Avanço: Ministério da Agricultura cria Fórum Técnico de Bem-Estar Animal

As milhares assinaturas na petição que pede para que o governo impeça a morte de milhões de animais brutalmente e as ações que centenas de voluntários da Animal Equality realizaram nas redes sociais repercutiram em atos da Ministra da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina. Ela se pronunciou publicamente na última semana sobre a responsabilidade da pasta de  fiscalizar e zelar pelo bem-estar animal, além de falar sobre a responsabilidade das empresas no contexto de pandemia.  Como sabemos que nós a influenciamos?  Ela curtiu vários comentários que vocês, protetores de animais, fizeram em sua página no Facebook. 

O artigo da Ministra foi seguido por uma boa notícia: a criação do Fórum Técnico de Bem-Estar Animal. Criado no último dia 21, essa instância tem o objetivo de propor normas e recomendações de boas práticas para o bem-estar animal. Precisamos continuar mobilizados  para acompanhar  as  ações do fórum e pressioná-lo quando necessário!

Entenda porque o Fórum é um avanço significativo e precisa ser celebrado

  1. O bem-estar dos animais na indústria não é um tema abordado com frequência pelo MAPA ou pela própria Ministra. Apenas o fato de ela ter trazido essa pauta, já é um avanço. 
  2. A Ministra falou publicamente que as principais epidemias que acometeram a humanidade nos últimos anos são de origem animal – COVID-19, SARS, MERS, Ebola, Influenza Aviária e H1N1 – e reiterou a tendência mundial de que os mercados úmidos desapareçam
  3. A sociedade brasileira quer ver o bem-estar dos animais respeitado. Eu e toda a equipe da Animal Equality vamos continuar mobilizados para cobrar do governo transparência e fiscalização sobre outros tipos de crueldade que acontecem sistematicamente nas fazendas industriais.
  4. Quanto mais pessoas sabendo e falando sobre esse tema, maior a probabilidade de haver investimento em pesquisas que favoreçam os animais. 

O ativismo digital realmente funciona e está criando um impacto positivo para os animais, para as pessoas e para o planeta como um todo. 

Quer ser parte da mudança? Inscreva-se em https://animalequality.org.br/protetores-de-animais/ e comece a ajudar os animais agora mesmo, sem sair de casa.