POR QUE O BRASIL ESTÁ EM PERIGO? ASSINE A PETIÇÃO
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

225.000 assinaturas para banir o foie gras são entregues no Reino Unido

setembro 27, 2021
Protesto contra o foie gras no Reino Unido

Entenda mais sobre a iniciativa e saiba como apoiar a proibição do foie gras também no Brasil

Ativistas da Animal Equality entregaram ao governo britânico mais de 225.000 assinaturas da petição que pede a proibição da importação de foie gras em todo o Reino Unido, feito por meio de alimentação forçada. A ação contou com a presença do ator e defensor dos animais Peter Egan. 

Leia também: São Paulo pode banir o foie gras do cardápio de seus restaurantes

Ator e defensor dos animais, Peter Egan; Diretora Executiva da Animal Equality UK, Abigail Penny; Especialista em Campanhas e Relações Públicas da Animal Equality UK, Jenny Canham.

A Animal Equality lançou uma petição exigindo a proibição da importação de foie gras no Reino Unido em junho de 2017, que desde então ganhou apoio político de todos os partidos, incluindo o de celebridades locais como Ricky Gervais, Joanna Lumley, Thandiwe Newton, Dev Patel e Alan Carr. 

O chef francês com estrela Michelin, Alexis Gauthier, proprietário do premiado restaurante londrino Gauthier Soho, também apoia a iniciativa do grupo. Em seu auge, o Gauthier Soho servia cerca 20 quilos de foie gras por semana – o equivalente a 20 patos e gansos – até 2018, quando o restaurante fez a transição para servir faux gras (foie gras falso) à base de plantas em seu lugar, uma decisão centrada em questões de bem-estar animal.

Chef vegano com estrela Michelin, Alexis Gauthier; Diretora Executiva da Animal Equality UK, Abigail Penny; Ator e defensor dos animais, Peter Egan.

Na última década, a equipe internacional de investigadores da Animal Equality filmou o sofrimento dos animais em dezenas de fazendas de foie gras na França e na Espanha, cada vez revelando patos e gansos aterrorizados mantidos em gaiolas imundas e estéreis e alimentados à força até que seus fígados fiquem gravemente inchados e doente. 

Certamente não há nada de fino nesta chamada ‘iguaria’. Milhões de animais são imobilizados e forçadamente alimentados todos os anos, por meio de um processo tão violento que, como resultado, muitos sofrem ferimentos graves e sangramentos. Ao permitir a importação de foie gras, o Reino Unido está lucrando com essas práticas terríveis.

Jenny Canham, Especialista em Campanhas e Relações Públicas da Animal Equality UK

No início deste ano, o governo britânico se comprometeu em seu Plano de Ação para o Bem-Estar Animal a estudar a proibição da venda de foie gras, mas ainda não forneceu detalhes específicos sobre como e quando a proibição será aprovada. Nos últimos meses, a pressão sobre o Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais do Reino Unido continuou aumentando, principalmente após a publicação de uma carta aberta direcionada a George Eustice, Secretário do Meio Ambiente, e Lord Goldsmith, Ministro do Bem-Estar Animal. 

Ativistas e apoiadores da Animal Equality pedem ao governo a proibição da importação de foie gras.

O Reino Unido importa cerca de 200 toneladas de foie gras todos os anos da Europa continental, impactando cerca de 250.000 patos e gansos todos os anos. Em 2006, o Reino Unido proibiu a produção de foie gras por motivos de bem-estar animal, mas continua a importá-lo de outros países – uma hipocrisia que deve acabar.

Centenas de milhares de pessoas aderiram ao nosso apelo para exigir o fim imediato das importações deste produto vil no Reino Unido, mas no Brasil não está sendo diferente. No ano passado lançamos uma campanha solicitando que os Excelentíssimos Senhores Ministros do levem em conta as milhares de assinaturas coletadas e a rejeição social que existe acerca deste tema e julguem constitucional a Lei nº 16.222/2015, que proíbe a produção e a comercialização de foie gras na cidade de São Paulo.


Últimas notícias

outubro 1, 2021

Dulce Ramírez foi promovida a Vice-Presidente da Animal Equality para a América Latina, unindo-se à Sharon Núñez, Jose Valle e Matteo Cupi na direção da organização. Dulce Ramírez defende os direitos dos animais há quase 20 anos. Neste período ela participou de programas para promover uma alimentação mais compassiva com…
setembro 17, 2021

Hoje temos 3 ótimas notícias: a Liv Up,  UnidaSul Supermercados e o Supermercado Veran se comprometeram a eliminar todos os ovos de galinhas confinadas em gaiolas de suas cadeias de fornecimento! Juntas, elas criam um impacto positivo para aproximadamente ​330 mil galinhas anualmente. Graças ao intenso…
setembro 3, 2021

Ator fez narração de vídeo que explica relação das queimadas e a pecuária, cobra providências do governo e pede para o público evitar o consumo de carne Hoje lançamos uma campanha global pedindo ao governo brasileiro que tome medidas para impedir o desmatamento ilegal. Nos próximos dias a campanha também…