Animal Equality lança relatório sobre impactos da indústria da carne no Brasil
A Animal Equality Brasil e o Laboratório de Bem-estar Animal da Universidade Federal do Paraná promoveram, no dia 14 de julho, o evento “Repensando a produção de carne e outros alimentos de origem animal”. O objetivo do encontro foi refletir sobre os impactos do atual sistema de produção de alimentos de origem animal e alternativas para tais produtos, como a carne celular e a carne vegetal. O evento contou com palestras de pesquisadores, empreendedores e outras organizações de proteção animal, além de dezenas de alunos de graduação e pós-graduação que também participaram do evento. A empresa Vida Veg, que produz leites vegetais e derivados, doou produtos para o café da manhã, reforçando a ideia de que produtos veganos são nutritivos e saborosos.
O debate foi enriquecedor, mostrando de várias perspectivas porque é urgente uma transição de sistemas de produção animal para sistemas baseados em vegetais e sem exploração animal. Ao final do evento foi possível entender que a indústria da exploração animal é prejudicial para o meio ambiente, saúde da população, não é sustentável do ponto de vista econômico e, claro, os animais são as maiores vítimas dessa indústria, onde apenas no Brasil mais de 6 bilhões de animais são abatidos por ano.
O evento também marcou o lançamento do Relatório O Impacto da Indústria da Carne no Brasil: Bem-estar Animal, Saúde Humana, Meio Ambiente e Economia, de autoria da Animal Equality Brasil. Para a Carla Lettieri, Diretora Executiva da Animal Equality Brasil, é preciso que a sociedade conheça os impactos negativos causados pela indústria da carne e amplie o debate sobre os investimentos feitos no setor de produção de alimentos de origem animal para que sejam feitos de forma responsável e com padrões elevados de bem-estar animal.
Quando avaliamos os investimentos para esse setor, percebemos que os impactos negativos para os animais e para o meio ambiente excedem muito o retorno que essa indústria oferece à sociedade. Entretanto, este é um dos setores que mais recebem investimentos públicos.
Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil
O relatório, que é um compilado de estudos científicos e dados das mais renomadas organizações mundiais, apresenta de forma simplificada alguns dos resultados mais expressivos sobre o impacto da indústria da carne na vida dos animais, no meio ambiente, na saúde humana e na economia do Brasil.
Para baixar o relatório basta clicar no botão abaixo:
Envie o link do relatório para todas as pessoas que você acredita que precisam saber dos danos causados por essa indústria. Esperamos que as informações contidas neste relatório conscientizem consumidores, governos, instituições de investimento e organizações internacionais sobre os problemas de se investir no setor e estimulem novas formas de produção de alimentos e consumo mais benéficas para a sociedade como um todo e que não leve bilhões de animais ao sofrimento extremo.
Esperamos que, em breve, os animais criados para consumo humano se beneficiem desta reflexão e das mudanças que estão por vir.