VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Animal Equality vai ao Parlamento Europeu pedir o fim do sacrifício de pintinhos machos

janeiro 29, 2023

As dezoito organizações de proteção animal mais relevantes a nível europeu, incluindo a Animal Equality, reuniram-se num ato no Parlamento Europeu, organizado pela L214 e pelo European Institute for Animal Law and Policy para reivindicar a proibição do sacrifício de pintinhos machos em toda a União Europeia.

O evento contou com o apoio de deputados do Parlamento Europeu, além de especialistas em bem-estar animal e empresas de alternativas tecnológicas para a matança de pintinhos.

Todos os participantes apoiaram fortemente a ideia de que o sacrifício de pintinhos machos pela indústria de ovos é antiético e deveria ser proibido.

Todos os anos na Europa, 300 milhões de pintinhos machos são sacrificados no mesmo dia em que nascem, por não serem úteis para a indústria de ovos, afinal os machos não botam ovos, e também não servirem para a produção de carne, por não crescerem de forma tão rápida como as raças/linhagens comerciais de frango de corte.

Alguns países já proibiram essa prática, como Alemanha onde não é permitido desde o final de 2022, Áustria, Luxemburgo e França. No Itália, o Congresso proibiu no ano passado, por grande maioria, o sacrifício rotineiro de pintinhos após uma intensa campanha da Animal Equality.

A proibição do sacrifício de pintinhos foi um avanço histórico na Itália, que agora deve ser estendido a toda a União Europeia. Os animais são seres sencientes que não podem continuar a ser considerados simplesmente como lixo industrial. As instituições europeias devem se comprometer com uma nova legislação e apoiar a implementação progressiva de tecnologias capazes de acabar com esse massacre cruel e sistemático.

Matteo Cupi, vice-presidente da Animal Equality na Europa

Assista algumas imagens desse evento no Parlamento Europeu:

Uma nova proposta de legislação para os animais na União Europeia em 2023

A Comissão Europeia apresentará uma nova proposta legislativa sobre bem-estar animal durante este ano de 2023. As organizações de proteção animal estão esperançosas que irá conter uma proibição do sacrifício de pintinhos machos em toda a União Europeia.

A Comissária de Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, anunciou em outubro que a Comissão Europeia apresentará uma proposta para acabar com a prática sistemática e perturbadora de matar pintinhos machos em toda a UE.

No entanto, ainda há trabalho a ser feito, já que setores avessos a mudanças citam o aumento de preços e a inflação como motivos para limitar os ganhos obtidos pelos animais.

Em fevereiro de 2022, durante a votação do relatório de implementação sobre o bem-estar dos animais de produção, o Parlamento Europeu rejeitou uma emenda que apoiava a proibição do sacrifício de pintinhos.

A tecnologia que evita o sacrifício de pintinhos é uma realidade

A crescente rejeição ao descarte de pintinhos nos últimos anos tem servido para intensificar a busca por alternativas tecnológicas. Avanços que hoje já são uma realidade.

Essa tecnologia foi batizada de sexagem in-ovo, porque é capaz de determinar o sexo do futuro pintinho quando o embrião ainda está se desenvolvendo dentro do ovo. Dessa forma, os ovos que dariam origem aos machos são retirados da incubação para que seu desenvolvimento não continue.

O sacrifício de pintos machos é uma das práticas mais cruéis da indústria pecuária. Graças a esses avanços tecnológicos, a matança sistemática de pintinhos é hoje uma prática desnecessária e obsoleta. Lembrando que os métodos utilizados para o sacrifício desses animais é através de trituração de pintinhos vivos e conscientes e asfixia com uso de gases.

No Brasil também estamos trabalhando para que a matança de pintinhos seja proibida

No Brasil o mesmo problema acontece e nós da Animal Equality ajudamos a criar um projeto de lei para que o sacrifício desses animais seja proibido no Estado de São Paulo, que é o maior produtor de ovos do Brasil. Estamos esperançosos que esse projeto será aprovado e com isso poupará a vida de milhões de pintinhos e possa inspirar outros estados brasileiros a fazerem o mesmo. Clique aqui para saber mais sobre esse projeto de lei.

Ao todo, mais de 84 milhões de pintinhos são triturados vivos todos os anos no Brasil.

Clique no botão abaixo para assinar nossa petição que pede o fim dessa prática no Brasil


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…