Superbactéria está contaminando peixes no Brasil
Uma superbactéria foi descoberta recentemente e está afetando as criações de tilápias no Brasil. A descoberta foi feita por uma pesquisadora da UNESP, durante seu trabalho de mestrado.
Segundo a pesquisadora, esta descoberta é surpreendente e preocupante, pois essa espécie de bactéria é comumente associada a infecções humanas, especialmente em pacientes hospitalizados. A superbactéria pode causar vários tipos de infecções, incluindo infecções urinárias, infecções hospitalares, septicemia e pneumonias. Além disso, a bactéria é difícil de tratar devido a seus fatores de virulência, capacidade de formar biofilmes e facilidade para desenvolver resistência aos antibióticos.
A descoberta da bactéria foi feita quando os pesquisadores notaram que, apesar dos sinais clínicos serem semelhantes aos causados por outros patógenos comuns em peixes, a gravidade dos danos nos animais era muito maior. A identificação da K. pneumoniae foi inesperada, pois ela não é uma bactéria comum em peixes e sua gravidade pode causar danos tanto nos animais, quanto em seres humanos.
A causa da presença da bactéria nos peixes ainda não é conhecida, mas estudos sugerem que ela pode estar relacionada à contaminação do meio ambiente e à resistência aos antibióticos.
Considere reduzir ou eliminar o consumo de peixes
Muitas pessoas acreditam, de forma equivocada, que consumir peixes é algo muito saudável. Mas a exemplo desta notícia, podemos notar que não é seguro consumir esses animais. E este é apenas um dos problemas relacionados a produção de peixes.
Um outro peixe que é muito consumido e que sua criação envolve vários problemas ambientais, de contaminação e de maus-tratos aos animais, é o salmão. Assista ao vídeo abaixo e veja como esses animais são abatidos na Escócia. O Brasil não produz salmão e importa de países como a Escócia.