VOCÊ PODE NOS AJUDAR A ACABAR COM AS GAIOLAS. Clique aqui para saber mais informações.
Notícias
Receba as últimas notícias e atualizações da Animal Equality

Xuxa narra investigação da Animal Equality sobre matadouros clandestinos

março 1, 2023 Updated: março 2, 2023

A Xuxa, reconhecida como rainha dos baixos no Brasil e em vários outros países, vem se tornando uma voz ativa na defesa dos animais

Por ser uma figura pública que se alinha à missão da Animal Equality, a apresentadora recebeu o nosso convite para narrar a nossa mais recente investigação secreta sobre um abatedouro clandestino

Xuxa já havia participado do nosso Projeto IAnimal, em 2018, quando protagonizou narração para promover a conscientização sobre a realidade dos animais criados para consumo humano. Agora o esperado é que com a sua visibilidade, muitas pessoas tomem conhecimento sobre os abates clandestinos e se inspirem a reduzir ou eliminar o consumo de carne. 

Eu aceitei o convite porque acredito que a única forma de proteger os animais é divulgando a crueldade a que eles são submetidos em todas as etapas da produção de alimentos de origem animal. Se as pessoas entenderem que ao comerem carne, além de promoverem a crueldade contra os animais, elas também expõem sua saúde e das pessoas que amam ao risco de doenças, talvez elas possam parar de consumir carne também.

Xuxa – Apresentadora e Ativista pelos Animais

Sobre a investigação

O que nossos investigadores secretos encontraram não é uma exceção. Infelizmente, o abate clandestino é muito comum e ocorre em várias cidades do Brasil. A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) atualmente não possui uma estimativa sobre o número de abates clandestinos no Brasil, mas já estimou que atingia 50% em algumas regiões do país devido à falta de fiscalização. Especialistas do setor também apontam para uma clandestinidade entre 30% e 50%. Desta forma, é possível que metade da carne bovina consumida pelos brasileiros venha de matadouros ilegais, como este que investigamos. Isso representa um enorme risco para a saúde do consumidor, que pode contrair inúmeras doenças ao ingerir esse tipo de carne. Já para os animais, representa uma morte cruel e dolorosa, como pode ser visto pelas imagens que registramos.

Nossa investigação revelou animais recebendo marretadas na cabeça e sendo perfurados por arpões enquanto ainda estavam vivos e conscientes. O local de abate era completamente irregular, não atendendo os requisitos higiênico-sanitários para operar. Queremos mostrar a sociedade e principalmente às autoridades a gravidade desse problema, que já é antigo no Brasil e invisibilizado.

Carla Lettieri – Diretora Executiva da Animal Equality Brasil

Os consumidores que ingerem a carne de animais abatidos nestes locais estão sujeitos a inúmeras zoonoses – doenças transmitidas de animais para seres humanos. A toxinfecção alimentar, infecção adquirida por meio do consumo de alimentos contaminados por bactérias ou toxinas, pode levar o consumidor à morte. Outras doenças relacionadas ao abate clandestino são a tuberculose, brucelose e cisticercose. 

As imagens são fortes, mas elas precisam ser divulgadas, pois se a população não souber que esse tipo de crime está acontecendo em várias cidades do Brasil, as autoridades não serão cobradas para que se intensifique a fiscalização e isso seja coibido. 

Ajude os animais

Assine nossa petição e envie para todos os seus conhecidos. As petições são uma excelente forma de mostrar às autoridades que queremos urgentemente o fim desse crime.

Outra forma de ajudar os animais é contribuindo financeiramente com o nosso trabalho. Juntos podemos construir um mundo melhor para os animais.

Mas não temos dúvida de que a melhor forma de ajudar os animais é os mantendo fora dos nossos pratos. Experimente reduzir ou eliminar o consumo de carne e para isso você pode se inspirar nos pratos selecionados pelo Love Veg em seu eBook gratuito com 14 receitas deliciosas. Clique no botão abaixo para baixar o eBook.


Últimas notícias
abril 19, 2024

Deputada Luciene Cavalcante (PSOL), Animal Equality, Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal pediram ao Ministro o Fim da Exportação de Animais Vivos e dos Incentivos Fiscais A Deputada Federal Professora Luciene Cavalcante se reuniu ontem (18) com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para pedir o…
abril 11, 2024

Você sabe quais os problemas da indústria do leite e como evitá-los?
abril 1, 2024

No início de março, a Animal Equality se uniu à Open Wing Alliance (OWA) em uma campanha global contra marcas proeminentes do setor hoteleiro, que não estavam cumprindo seus compromissos globais com ovos livres de gaiolas. Hilton Hotels & Resorts, Louvre Hotel Group e Meliá Hotels International foram elogiados…